Já faço uso da pilula anticoncepcional, mas gostaria de aumentar a eficacia da contracepção e inserir

3 respostas
Já faço uso da pilula anticoncepcional, mas gostaria de aumentar a eficacia da contracepção e inserir o DIU de cobre/prata. Posso utilizar a pílula em conjunto com o DIU não hormonal?
Olá. Nunca inicie um anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Se você usar a pilula corretamente, todos os dias, sempre no mesmo horário, sem esquecimentos, o risco de falha é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%). Se você não toma a pilula corretamente, o risco pode aumentar para 90 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 9%).
Se você fizer o uso do DIU de prata e cobre, o risco de falha é de 5 a 6 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,5% a 0,6%). Se você associar uma pilula, esse risco de falha vai reduzir mais ainda mas nunca será nulo ou zero. Isto é, o benefício na associação da pilula ao DIU é muito pequeno.
O DIU de prata e cobre tem a mesma eficácia que o DIU de cobre. A redução da cólica e volume menstrual prometida não é observada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Clinicamente não há necessidade de associar pílula anticoncepcional ao DIU com o objetivo de aumentar eficácia contraceptiva. Se você já usa a pílula e quer um "algo a mais", associe o preservativo, pois além de prevenir gravidez também previne doenças sexualmente transmissíveis.
Olá muito obrigado pela sua pergunta, essa é uma dúvida muito frequente em minha clínica. Pacientes que desejam utilizar mais de um método de anticoncepção, devem sempre perguntar para seu médico e nunca realizar sem a orientação de um especialista experiente. Dessa forma, no seu caso que já utiliza um método de anticoncepção, ele já seria suficiente para lhe proteger de uma gravidez indesejada, mas se você procura um método anticoncepcional adjuvante para diminuir o risco de doenças venéreas, seria interessante um método de barreira como a camisinha. Mas no seu caso o uso de DIU de cobre para melhorar a eficácia anticoncepcional pode ser utilizada, mas não é a recomendada. Sempre procure um especialista para lhe auxiliar.

Especialistas

Miucha Rios O. Zucchi

Miucha Rios O. Zucchi

Ginecologista, Sexólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Sckarlet Biancolin

Sckarlet Biancolin

Ginecologista

São Paulo

Agendar uma visita
Lucas Ribeiro

Lucas Ribeiro

Endocrinologista, Ginecologista

Lavras

Agendar uma visita
Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

Vitória Costa

Vitória Costa

Ginecologista

Rio Verde

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2236 perguntas sobre DIU mirena
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.