Já fiz tratamento de canal no dente 36 há 10 anos e refiz o tratamento há 5 meses, mas continuo tend

10 respostas
Já fiz tratamento de canal no dente 36 há 10 anos e refiz o tratamento há 5 meses, mas continuo tendo fisgadas e na tomografia, deu presença de rarefação óssea periapical, é normal?
Dra. Giselle Ferdinand
Dentista
Rio de Janeiro
O tratamento/ retratamento de canal bem sucedido não apresenta lesão periapical ou dores persistentes. Existe um período para a lesão regredir radiograficamente e em 5 meses ainda pode haver esse achado tomográfico, que comparado com o início do tratamento deve ser menor, ou seja, conseguimos avaliar se a lesão está regredindo quando comparada com a situação inicial. Mas, posso afirmar que o êxito do tratamento de canal só pode ser confirmado na ausência de lesão e ausência de dor.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Raquel Steinwandter
Ortodontista, Dentista
Florianópolis
Se ainda há algum tipo de sensibilidade o tratamento de canal deve ser reavaliado e em alguns casos acaba havendo a necessidade de um retratamento. É importante, no seu caso, procurar um especialista em endodontia para verificar as necessidades/possibilidades específicas para vc.
Dra. Katia Colitti
Dentista
São Paulo
Olá! A rarefação óssea periapical, na maioria dos casos, é provocada por trauma. Provavelmente a restauração do dente está `alta´, ou você pode estar apertando os dentes (bruxismo ou apertamento) em algum período do dia ou da noite. Sugiro procurar seu dentista para uma avaliação.

Dra. Isabella Azeredo
Dentista
Campos Dos Goytacazes
Olá, acredito que vc deve estar exercendo uma força maior nesse dente , tipo algum trauma pois rarefação ossea periapical é causada por trauma ,volte ao dentista ,talvez seja só um ajuste na restauração.
Dra. Mariél Goulart
Dentista
Porto Alegre
Sentir fisgadas não é normal, tem que verificar o que está acontecendo. A rarefação não necessariamente é um problema pois ela pode estar regredindo, mas como você está sentindo fisgadas... Melhor verificar.
Dra. Luciana Giacometti
Dentista
Porto Alegre
Olá, acredito que vc deve estar exercendo uma força maior neste dente pois rarefação ossea periapical é causada por trauma ,volte ao dentista pois pode ser que um ajuste na restauração já resolva.
Dra. Karin Astrid
Dentista
Porto Alegre
A rarefação óssea não necessariamente pode ser pelo tratamento de canal. Pode ser um trauma oclusal. Cinco meses, para avaliar radiograficamente, só consegue saber se melhorou ou não, tendo a radiografia inicial para comparar. As lesões de canal podem levar até 24 meses para desaparecerem nos exames radiograficos.
Olá! Aqui é a Dra. Ariele. Após um tratamento de canal, a presença de sintomas como fisgadas ou dor pode ocorrer, mas não são considerados "normais", especialmente após tanto tempo desde o procedimento, ou até mesmo após uma reintervenção no canal. A rarefação óssea periapical identificada na tomografia pode indicar que há algum processo inflamatório persistente que pode ser uma causa de dor. O ideal é eu verificar a imagem radiografica para maiores informações. Att. Dra.Arielle, estamos a disposição.
Olá! A presença de rarefação óssea periapical indica que ainda há inflamação na região, mesmo após o retratamento. Em alguns casos, o processo de cicatrização pode ser lento e levar meses para mostrar melhora, mas se a dor persiste, é importante uma reavaliação com o endodontista. Em certas situações, pode ser necessário outro tipo de intervenção.

Desejo melhoras!
normal nao seria. sugiro fazer uma tomografia para analisar.

Especialistas

Renato Ferreira

Renato Ferreira

Dentista, Ortodontista

Joinville

Agendar uma visita
Alice Vicentini .

Alice Vicentini .

Dentista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 550 perguntas sobre Tratamento de canal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.