Já li há algum tempo que duas drogas chamadas: Mongersen e Filgotinib, ambas para a Doença de Crohn,

3 respostas
Já li há algum tempo que duas drogas chamadas: Mongersen e Filgotinib, ambas para a Doença de Crohn, estavam em estágio avançado de desenvolvimento e muito bem sucedidas nos resultados. Atualmente, como estão os resultados delas atualmente? Já estão próximas de serem comercializadas?
Dr. Fabio Luiz Maximiano
Gastroenterologista
Santo André
Ambas ainda estão em estudos. Com resultados, aparentemente, promissores, mas sedo demais para ainda tirarmos conclusões na minha opinião.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Maria de Fátima Sobral
Gastroenterologista
Niterói
Além de todos os Biológicos aprovados, existem estudos com uma droga que já existe no mercado brasileiro desde 1970 com outras indicações, porem um estudo da Dra Jill Smith da Universidade da Pensilvânia com Naltrexona em baixas doses se mostrou muito eficaz na Doença de Crohn e praticamente sem efeitos colaterais, diferentemente dos Biológicos.
Prof. Rogerio Parra
Coloproctologista
Ribeirão Preto
Existem um nº enorme de novas medicações sendo testadas atualmente tanto para tratamento da doença de Crohn como para tratamento da retocolite ulcerativa. Atualmente, estão aprovadas para uso no Brasil os seguintes medicamentos imunobiológicos: Infliximabe, Adalimumabe, Certolizumabe pegol (este apenas para Crohn) e Vedolizumabe. Provavelmente, ainda este ano, o medicamento Ustekinumabe deve ser aprovado para tratamento da doença de Crohn. O Morgensen e o Filgotinibe ainda não estão aprovados (tanto nos Estados Unidos e como na Europa). O Filgotinibe é um inibidor da JAK seletivo (existe um outro medicamento, tbem inibidor da JAK, mas não seletivo, chamado Tofacitinibe, já aprovado para uso no exterior, deve chegar nos próximos anos no Brasil). Como o colega (Dr. Fábio) disse, precisamos aguardar a aprovação desde produtos (estudos que mostrem que eles são eficazes e seguros no tratamento das doenças inflamatórias intestinais). Espero ter ajudado.

Especialistas

Camilla de Almeida Martins

Camilla de Almeida Martins

Gastroenterologista, Internista

São Paulo

Giovanna Ricarte

Giovanna Ricarte

Cirurgião geral

Campo Grande

Jéssica Figueiredo Dantas

Jéssica Figueiredo Dantas

Gastroenterologista pediátrico, Pediatra

São Paulo

Marcio Canavarros Serra

Marcio Canavarros Serra

Cirurgião geral

Cuiabá

Shaloane Fontes

Shaloane Fontes

Gastroenterologista

Niterói

Rodrigo Santin Rodrigues

Rodrigo Santin Rodrigues

Endoscopista, Cirurgião geral, Médico de tráfego

Juína

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 436 perguntas sobre Doença de Crohn
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.