Já tem duas semanas que estou com muita dificuldade em falar, e tive que me afastar das aulas de canto

4 respostas
Já tem duas semanas que estou com muita dificuldade em falar, e tive que me afastar das aulas de canto por conta de uma dor incômoda, acho que pode ser algo com as cordas vocais por conta de eu usar bastante elas, alguma ideia do que possa ser ?? Preciso realmente ir a um fonoaudiólogo ??
Vc como profissional da voz deve sim fazer um acompanhamento com um fonoaudiólogo para saber usar bem a voz, porém antes disso dever ir à um otorrinolaringologista para fazer um exame chamado videolaringoscopia ou videlaringoestroboscopia para avaliar suas cordas vocais e fazer o diagnóstico e a melhor conduta terapêutica
Atenciosamente

Sim. Como já foi relatado seria interessante ir ao médico otorrinolaringologista, realizar os exames e cuidar bem de sua voz. Você relatou ser estudante de canto, sendo assim manter hábitos saudáveis em sua alimentação, boa ingestão de líquidos (hidratação), exercício físico e um bom sono, são dicas interessantes para que, não sejam repetitivas as situações de incômodos ou dores, que não devem ocorrer.
SIM, vc precisa procurar um fonoaudiólogo, mas ANTES, vc deve ir ao médico 'otorrinolaringologista', e relatar à ele o seu desconforto.

Certamente ele irá examinar a suas pregas vocais (cordas vocais). Em seguida lhe dará um laudo, com diagnóstico, e se necessário, encaminhamento ao fonoaudiólogo especialista, com o intuito de aprender técnicas para melhor cantar e falar melhor, sem esforço.

Acaso o médico 'otorrino' não lhe explique o porque da sua dificuldade em falar, não hesite em perguntar à ele.

Espero ter contribuído.
Att.

DENISE PUPPIN
(Fonoaudióloga - Prof de oratória - Trainer coach de apresentações, discursos, treinamentos - Gestão emocional e estratégica nas exibições.
A primeira avaliação deverá ser feita por um otorrinolaringologista, o qual fará o exame para verificar a saúde das cordas vocais. Ele poderá solicitar videolaringoscopia ou videoestromboscopia. Após o resultado se identificada a necessidade de acompanhamento fonoaudiológico o médico te informará.
Att
Carmen C.Gonçalves
Fonoaudióloga