Li que um portador de úlcera varicosa (mesmo que pequena) deve realizar o máximo de atividades físicas

5 respostas
Li que um portador de úlcera varicosa (mesmo que pequena) deve realizar o máximo de atividades físicas para melhorar o fluxo sanguíneo no local. Atividades como corrida, beneficiam ou podem prejudicar a recuperação?
Olá, essa quantificação como máxima deixa mal entendida essa informação. Vale a pena falar com seu médico vascular além do dermatologista pois existe sim casos que a atividade física é até contra indicada. Melhoras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Úlcera varicosa apresenta algumas características: geralmente indolor, com escurecimento da pele ao redor, coceira e ressecamento na região.
É preciso ver caso a caso para uma melhor orientação sobre a melhor atividade física a ser realizada.
Quando o paciente apresenta insuficiência venosa ocorre um refluxo de sangue, este sangue que deveria estar subindo dos pés em direção ao coração, por as veias estarem dilatadas e com perda de função das válvulas internas, ocorre o refluxo venoso.
O sangue das pernas é bombeado pela musculatura da panturrilha para cima, logo precisamos estar caminhando, andando de bicicleta ou realizando atividade em piscina para o funcionamento desta "bomba" que temos na perna que auxiliam o sangue a subir pelas veias contra a força da gravidade.
A atividade física com impacto como corrida ou outras atividades podem ser prejudicial para os sintomas e úlcera venosa.

Os curativos são como tratar as folhas dá árvore, Para o ideal tratamento dá ulcera é necessário identificar a origem do refluxo venoso e trata lo, é como tratar a raiz do problema para fecha a ulcera.

Procure um Angiologista e Cirurgião Vascular de confiança para o tratamento do problema pela raiz!

Abraço!
Uma das etapas do tratamento das úlceras varicosas pressupõe repouso durante o processo de cicatrização. Após este processo temos recomendado atividade física que favoreçam principalmente fortalecimento da musculatura e articulação do tornozelo.
Todo caso tem que ser avaliado individualmente, buscando tratamentos e recomendações personalizadas.
Estamos a disposição para avaliação em Belo Horizonte.
Sugiro consultar um dermatologista antes das atividades físicas, inclusive para determinar seu diagnóstico pois existem inúmeras causas de úlcera de perna. Procure um especialista próximo de você através do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia: www.sbd.org.br

Especialistas

Klaus Andrade Severo

Klaus Andrade Severo

Cirurgião vascular

São Paulo

Achiles Antonio De Souza Lima

Achiles Antonio De Souza Lima

Cirurgião geral, Cirurgião vascular

Maceió

Renata Figueiredo Reis

Renata Figueiredo Reis

Cirurgião vascular

Rio de Janeiro

Nayara Gil

Nayara Gil

Cirurgião vascular

São Paulo

Diego Caetano da Silva Varella

Diego Caetano da Silva Varella

Cirurgião vascular

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 117 perguntas sobre Úlcera Varicosa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.