medicamentos que aumentam a produção de serotonina pode ser usados pra depressão ou baixo auto-estima

4 respostas
medicamentos que aumentam a produção de serotonina pode ser usados pra depressão ou baixo auto-estima ao inves dos que inibem a recaptação de serotonina ?
pode ser eficaz ?
Boa tarde, posso afirmar que medicamentos que aumentem a serotonina são bem eficazes na depressão e na ansiedade. Aqueles que estimulam a produção e aqueles remédios que aumentam a recaptura tem o mesmo efeito, ou seja, aumentam a serotonina na fenda sináptica do Sistema Nervoso Central. Quanto a baixa autoestima, o melhor remedio que eu conheço é psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Ideal nesse caso é fazer junto a medicação a terapia para vc aprender a lidar com emoções, conflitos entre outros. me deixo a disposição. Obs: diante de sua pergunta algo me preocupou o fato da pergunta estar parecendo um caso de auto medicação, se caso for a idéia o ideal é passar em um psiquiatra para uma avaliação mais de perto ao caso, lembre se nunca se medique por conta própria...diante do desespero de seus conflito o melhor é procurar ajuda!
Uma das teorias sobre a psicopatologia dos Transtornos depressivos é de que falta serotonina na fenda sináptica (local de comunicação entre neurônios). Então, um dos possíveis tratamentos é aumentar os níveis de serotonina. nessa região. Seja inibindo a recaptação ou aumentando a produção, a finalidade é a mesma. Agora, não me vem a mente fármacos que aumentem a produção de serotonina. Temos antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina, da noradrenalina, temos antidepressivos tricíclicos, inibidores da monoaminoxidase , e outros com mecanismos de ação particulares (trazodona, mirtazapina), e também temos o triptofano, que é metabolizado na serotonina.
Olá, acredito que sua pergunta tenha sido respondida. Gostaria de ressaltar que o melhor tratamento para depressão é o tratamento combinado entre psicofármaco e psicoterapia. Quanto à baixa auto-estima, a indicação para de tratamento dessa questão é a psicoterapia, especialmente a linha cognitivo-comportamental (pode haver uma melhora com medicação, mas a longo prazo, a psicoterapia trataria as crenças acerca dessa questão).

Anelise Tavares
CRP 07/22815

Especialistas

Adilcéia Campos

Adilcéia Campos

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Edson Augusto de Souza Neto

Edson Augusto de Souza Neto

Psicólogo

Aracaju

Camilla Gomes Hastenreiter

Camilla Gomes Hastenreiter

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 124 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.