Medo extremo a ponto de causar pânico de contrair DSTs e, mesmo tomando absolutamente todas as precauções,

4 respostas
Medo extremo a ponto de causar pânico de contrair DSTs e, mesmo tomando absolutamente todas as precauções, acreditar que se está contaminado com várias DSTs mesmo com exames negativos. Seria um caso de hipocondria? Existe tratamento? Qual médico procurar?
Recomendo avaliação com psicólogo cognitivo comportamental ou médico psiquiatra para avaliação desses fenômenos, pois pode não ser hipocondria, mas outro transtorno. Como seu relato parece gerar grande prejuízo emocional, possivelmente esses profissionais vão propor intervenções de modo a reduzir essa carga.

Olá! Não necessariamente, importante procurar uma ajuda psicológica para identificar esses sintomas e assim ter um diagnóstico correto para efetuar um tratamento adequado. Mas existe sim tratamento. Procure um psicólogo, e de preferencia na linha da terapia cognitivo comportamental. Fico a disposição!
É preciso mais dados para dizer se é um caso de hipocondria mas para além de dar nome ao seu caso, se você apresenta todas as provas contrárias ao seu pensamento e ainda assim acredita estar contaminada, parece haver uma distorção em sua percepção a respeito da sua saúde. Isso pode ter a ver com sua história de vida, aprendizagens do ambiente em que cresceu, coisas que ouvia na infância a respeito de doença, saúde, contagio,... e que pode ter culminado com o momento em que está vivendo. É interessante investigar com um psicólogo a causa desses pensamentos para trabalhar a mudança em sua percepção e assim produzir melhora emocional e bem estar. Te desejo melhoras! Abraço
Sendo um hipocondria vc deve procurar um psicólogo cognitivo comportamental ou EMDR Brainspotting.