Menina aos seus 14 anos, foi diagnosticada possuir policitemia vera. Os glóbulos vermelhos estão alt

2 respostas
Menina aos seus 14 anos, foi diagnosticada possuir policitemia vera. Os glóbulos vermelhos estão altos e na faixa que é comum à presença da PV. Já as plaquetas tem se mantido normais e dentro de um intervalo peculiar que acompanha a menina, ou não variam em aumento, ou gravidade. Pergunto: mesmo o exame mutação JAK2 não ter acusado mutação, ou ter dado negativo, ainda assim essa garota pode ter Policitemia Vera (PV)? Neste caso, a PV pode ser por alguma questão genética familiar, ou ter ocorrido devido a alguma característica herdada? Que outros exames podem se fazer para confirmar policitemia vera, já que a mutação JAK2 deu negativo? E nesse caso de PV, se um paciente nasceu com essa doença e se encontra hoje na faixa etária de 15 anos, ele também pode concorrer àquela expectativa de vida de 15 a 20 anos?
Bom dia. Não é comum o diagnóstico de policitemia vera nessa idade. Para o diagnóstico é necessário preencher alguns critérios. Além do hematócrito alto é fundamental a realização da biópsia de medula óssea (que deve ser compatível com PV), estudo mutacional para o Jak2 e dosagem de eritropoetina. Se a mutação for negativa é pouco provável se tratar de PV, entretanto com mutação negativa, com biópsia compatível, hematócrito/hemoglobina alta e eritropoetina baixa, o diagnóstico se conclui. É mais provável que essa eritrocitose seja reacional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Vale à pena realizar biopsia de medula. Nessa faixa etária não é comum o diagnóstico de PV. O fato da mutação ser negativa, o diagnóstico fica ainda mais improvável.

Especialistas

Rafael de Sá Vasconcelos

Rafael de Sá Vasconcelos

Hematologista

Brasília

Afonso Cardoso

Afonso Cardoso

Hematologista

São Paulo

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Jose Luis Maida Junior

Jose Luis Maida Junior

Neurologista, Neurocirurgião

Curitiba

Felipe Peliser

Felipe Peliser

Hematologista

Chapecó

Ana Cristina Fenili

Ana Cristina Fenili

Médico clínico geral, Hematologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Policitemia Vera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.