Menopausa favorece a demência?

7 respostas
Menopausa favorece a demência?
A menopausa, com a consequente baixa dos níveis de estrogênio favorecerá e precipitam uma série de doenças mentais. Já está bem estabelecido o papel neuroprotetor do estrogênio, tendo ações ansiolitica, antidepressiva e até antipsicótico.
Logo a menopausa é um período onde as mulheres sofrem mais de depressão, ansiedade e doenças psicóticas como a esquizofrenia e transtorno delirante.
Se há algum processo demencial iniciado as comodidades psiquiátricas podem intensificar o quadro

Prof David

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Demencia e menopausa não se associam. Aconte e que o Alzheimer e outras doenças demenciais aparecem com o decorrer da idade.
O período da menopausa nao favorece a demencia, o que ocorre é que algumas mulheres após entrar na menopausa, devido a diversas questoes pessoais, entram em depressao (se é que já no estavam anteriormente e somente nesse período se intensificou) e, hoje já se sabe que a depressao pode predispor a pessoa a ter algum tipo de demencia.
Não existem evidências científicas que comprovem a correlação entre a menopausa e qualquer tipo de Demência.
Olá! Não há correlação entre a menopausa e demência.
O que observamos é que algumas mulheres podem apresentar queixas de memória quando entram no período da menopausa. Aliás, há diversas alterações comportamentais e cognitivas que são referidas por mulheres nessa fase da vida.
Importante procurar um médico de sua confiança para verificar as possibilidades de reposição hormonal ou não, vantagens e desvantagens para o seu caso específico.
Se necessário, tratamentos complementares como psicoterapia e estratégias compensatórias para auxiliar a memória, são indicadas. Fico à disposição para outros esclarecimentos.
Oi
Não há relação entre demência e menopausa. A menopausa favorece a depressão e outros distúrbios emocionais primeiro devido a questão hormonal, seguido das mudanças no ciclo de vida da mulher. O importante é consultar um especialista Psicólogo, Ginecologista e descartar todas as causas físicas, emocionais, psiquiátricas. Para só depois pensar em quadros neurológicos.
Fico a disposição.
Não existe correlação entre demencia e menopausa, mas podem ocorrer perdas cognitivas e alterações emocionais e psiquiatricas após a menopausa. Na suspeita de qualquer quadro de perda de função cognitiva é recomendado buscar auxilio do ginecologista e neurologista para avaliação do quadro e se necessário uma avaliação neuropsicológica.

Especialistas

Luize Dantas Carvalho Costa

Luize Dantas Carvalho Costa

Psicólogo

Salvador

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.