Meses sem dormir direito ( por exemplo, ao cuidar de um parente, e por isso acordar a cada 30 minutos

7 respostas
Meses sem dormir direito ( por exemplo, ao cuidar de um parente, e por isso acordar a cada 30 minutos durante a noite, e o saldo de sono total ser umas 2h) pode acarretar que tipos de problemas? Pode atrapalhar o metabolismos, causar diabetes, afetar taxas de nutrientes no sangue?_hormônio?
Sim, a privação crônica de sono eleva hormônios de estresse, principalmente os corticóides endógenos e noradrenalina. Além da alteração hormonal há uma liberação de neurônios excitatórios em excesso. No final das contas, pode causar depressão, ansiedade, irritabilidade, falta de concentração, cansaço, baixo rendimento profissional, aumenta a resistência insulínica e risco de diabetes e doenças coronarianas. Aconselho fortemente que vá a um psicólogo ou psiquiatra pois acompanhar um enfermo em hospital é uma situação muito estressante e estes profissionais podem te ajudar.

O estresse relacionado aos cuidados de uma pessoa doente, que geralmente leva a privação de ono, cria um efeito do tipo bola de neve sobre estresse e regulação do metabolismo, podendo acarretar insônia crônica, Depressão, Transtornos de Ansiedade, Hipertensão Arterial, dentre outros problemas.
Sugiro que você seja avaliada por um psiquiatra.
A privação do sono é fator de risco para depressão , ansiedade, falta de concentração , desatenção, obesidade, doenças cardiovasculares e Alzheimer. Além disso a função de cuidadora isoladamente é um forte fator de risco para depressão. Você deve pedir ajuda para alguém revezar com vc nessa função ou contratar um cuidador profissional e procurar um médico .
O estresse da situação pode causar vários problemas psiquiátricos e desencadear problemas físicos também. Seria importante avaliar pessoalmente! Pode agendar uma consulta.
Olá ! Sob o ponto de vista psicológico podemos estar falando sobre um quadro onde o estresse pode vir acompanhado de irritabilidade, falta de paciência e até confusão mental. Dormir é essencial, os efeitos da falta de descanso são inúmeros, mas o principal é a perda de qualidade de vida! Procure um médico psiquiatra e busque auxílio para o cuidado da pessoa necessitada. Provavelmente haverá a necessidade um acompanhamento psicológico por psicólogo, é sempre bom poder ter este tipo de acompanhamento em momentos difíceis da vida, seja para o cuidador, seja para a pessoa cuidada.
Situação de sobrecarga emocional, preocupações excessivas e as frequentes manifestações de insegurança, frustração e impotência, podem fragilizar o estado emocional, gerar alterações no humor e na motivação. Diante desta situação, o sono também é propício a passar por alterações.

Tal fragilidade emocional, acompanhada de estresse psicorgânico e alterações no sono, pode agravar o funcionamento do metabolismo e dos neurotransmissores.

Em casos como este, lhe oriento a buscar ajuda profissional na área da saúde mental, para lhe proporcionar alívio emocional e lhe ajudar a construir novas possibilidades de vivenciar o contexto atual.
Olá...
A privação de sono provoca grande desconforto no organismo, ativando o hormônio do estresse.
Provocando irritabilidade, ansiedade, fragilidade emocional, desconforto, confusão mental, intolerância.
Neste caso é necessário procurar o médico psiquiatra e um acompanhamento psicológico.