Pessoas que tem dificuldade para dormir seria viável se consultar com um psicólogo?

9 respostas
Pessoas que tem dificuldade para dormir seria viável se consultar com um psicólogo?
Olá, a privação do sono pode ser desencadeada por diversos fatores e um deles pode também estar relacionado a como lida com seu emocional. Em uma conversa com um psicólogo, poderão falar abertamente de quando isso começou, se existe algum fator fisiológico também e aprofundar mais esta investigação.
Boa sorte!!

Olá,
A dificuldade para dormir pode estar associado ou ser sintoma de questões emocionais. Desta forma séria interessante sim uma consulta com um profissional da psicologia. Ele poderia avaliar e auxiliar no entendimento sobre esta dificuldade e se necessário encaminhar para outros profissionais.
Olá! Existe muita relação entre transtornos do sono e questões psicológicas.

Portanto, é bastante útil sim a busca por um processo psicoterapêutico de qualidade e que ajude tanto a explorar diferentes razões pelas quais você pode estar vivendo esse transtorno do sono.

A falta de sono acaba nos levando a elevação da irritabilidade, desprazer, além de diversos outros sintomas desagradáveis. Busque um psicólogo em quem você confie e com certeza você encontrará melhoras.

Caso tenha mais dúvidas ou precise de ajuda, fico às sua disposição.
Certamente. Ainda que esteja em uso de medicamentos para dormir, um tratamento com psicólogo pode trazer questões nas quais a dificuldade de dormir é um dos sintomas.
Olá!

Há uma variedade de fatores que podem gerar dificuldade para dormir e estes estão relacionados a questões fisiológicas, psicológicas e até mesmo ambientais. Desse modo, seria interessante que você se consultasse também com um médico para avaliar se não há razões fisiológicas que lhe geram tal dificuldade. No entanto, o acompanhamento médico não invalida o psicológico, ou seja, você pode buscar tanto auxílio médico quanto psicológico para averiguar quais questões biológicas e também emocionais /psíquicas podem estar prejudicando a qualidade de seu sono.
Olá, a dificuldade em dormir pode está ligado às questões emocionais. Ansiedade é um quadro que atrapalha o sono. A Terapia pode contribuir para investigar situações que estejam lhe prejudicando .
A dificuldade com o sono pode está ligado a fatores biológicos, bem como, fatores ambientais, emocionais.
O que afeta diretamente a sua vida, em forma de irritabilidade, tristeza, alteração de humor, dificuldade em concentração, gerando um prejuízo emocional.
A privação de sono, pode afetar também o funcionamento familiar, a relação com amigos e prejuízo em suas funções laborais.
Qualidade no sono proporciona qualidade de vida.
Procurar um psicólogo é extremamente importante, tanto para avaliar a intensidade, como tratamento em psicoterapia.
Um espaço de escuta lhe fará bem.
Gratidão!
Você pode passar logo por um médico, para eliminar qualquer problema mais grave. Em seguida, procure sim um psicólogo, especificamente algum que trabalhe com TCC-I (terapia cognitivo-comportamental para insônia), que é um tratamento de ponta recomendado inclusive por academias e associações médicas da Europa e dos EUA. Ao trabalhar sua rotina ao longo do dia e seus hábitos noturnos, bem como suas principais fontes de ansiedade e preocupação, geralmente em poucas semanas já são atingidos ótimos resultados. Por último, deixe eu lhe recomendar um livro: "Por Que Dormimos", de Matthew Walker.
Dificuldades no sono podem diversas raizes, consultar um clínico geral para um bom encaminhamento seria o primeiro passo.O segundo passo seria a busca de um psicólogo para compreender se não há fatores psicológicos envolvidos com a dificuldade. O importante é não se acostumar a dormir mal.