Mesmo tomando antidepressivos, é possível a pessoa ainda ficar deprimida?

7 respostas
Mesmo tomando antidepressivos, é possível a pessoa ainda ficar deprimida?
Sim. Isto porque somente é recomendado o tratamento unicamente medicamentoso para depressões leves (embora para Depressão leve somente a Terapia Cognitiva tenha melhores resultados em termos de ter menos recaídas a longo prazo). Para Depressões moderadas e graves o tratamento mais eficaz inclui além do tratamento medicamentoso o tratamento com Terapia Cognitivo Comportamental, segundo a literatura científica, onde os pacientes conseguem sair do quadro e não ter recidivas.

Olá!
Para o transtorno depressivo maior é recomendado um tratamento combinado, o uso do medicamento que tem que estar sendo ajustado com um psiquiatra, e a frequência em uma psicoterapia(cognitivo comportamental). A combinação dos dois tratamentos pode lhe ajudar a vislumbrar uma melhora.

Boa sorte!
Olá, antes de tudo é preciso deixar claro que a medicação atua principalmente nos sintomas, porém para que a causa da depressão seja tratada é preciso fazer um acompanhamento psicológico. Os medicamentos para tratar a depressão levam algumas semanas para começar a fazer efeito e também é preciso levar em conta que cada organismo reage de uma forma a cada medicação. Se após um mês de tratamento os sintomas continuarem é preciso conversar com o seu médico para avaliar o medicamento utilizado, e se for o caso, testar outro que possa se adequar melhor às suas necessidades.
Atenciosamente, Ana Carolina
Caro paciente, existem algumas possibilidades que posso citar , dentre outras que teria que avaliar ao vivo , como : 1) tempo insuficiente para a medicação fazer o efeito completo , 2) dose insuficiente do medicamento , 3) ausência de associação com outras formas de tratamento que são muito importantes para a melhora do quadro como : psicoterapia, terapia ocupacional, atividade física, 4) resposta insatisfatória ao antidepressivo de escolha, 5) verificar se a medicação está sendo tomada como foi prescrita. Sugiro que você converse com o seu médico e diga que não obteve melhora dos sintomas . Atenciosamente .
Embora tenho um disturbio nos nurotransmissores trata-se de uma doenca emocinal afetiva.

O tratamento medicamentoso deve ser ajustado de acordo com a resposta do organismo do cliente.

Mas para um trtamento eficiente e eficaz é necessário buscar a origem do conflito que levou a depressão.

Por isso é recomendado o acompanhamento Pisicoterapeutico, buscando o autoconhecimento para um maior equilíbrio na vida familiar, social e profissional.

Abraços
Oi , tudo bem? Geralmente, os antidepressivos têm um prazo de até três semanas para causar o efeito desejado. Então é comum que você ainda se sinta deprimido durante esse período. Também é possível que o remédio que você está tomando não seja adequado pra você (muitas vezes a pessoa vai testando o remédio que traz melhores efeitos ) então é bom avisar o médico para realizar uma possível troca. Além disso, o remédio age na parte biológica da doença, retirando os sintomas de anedonia (falta de prazer), apatia entre outros, porém é necessário também cuidar da parte psicológica, pois a maioria dos pacientes deprimidos tem pensamentos negativos e disfuncionais que interferem na evolução da doença. Assim, para tratar a depressão é preciso dar atenção tanto a parte química da doença como a parte psicológica, aquilo que você pensa e sente em relação a doença. Abraços.
Olá. Os medicamentos costumam agir sobre os sintomas fisiológicos associados ao transtorno depressivo, mas não chegam a agir sobre os fatores que causam a depressão. O tempo inicial para os efeitos dos medicamentos é relativamente curto (duas semanas, em média), mas se as outras condições cotidianas não forem analisadas, pode ser o caso de os sintomas não serem atenuados o suficiente. O ambiente em que se vive, fatores dentro de sua rotina, hábitos, pessoas significativas que estão ou deixam de estar próximas, assim como remoer pensamentos com frequência (algo muito comum durante depressão) podem ser suficientes para suprimir os efeitos benéficos da medicação. O tratamento da depressão deve ser combinado com psicoterapia para se chegar a bons resultados.