Meu bebê range os dentes. O melhor é procurar um dentista ou um pediatra?

3 respostas
Meu bebê range os dentes. O melhor é procurar um dentista ou um pediatra?
Um dentista

O nome que se dá ao hábito de ranger ou trincar os dentes é bruxismo. Quando a pessoa range os dentes pode desgastar o esmalte e isso pode levar a um aumento da sensibilidade e a cáries. O hábito de ranger os dentes sobrecarrega a musculatura e as articulações têmporo-mandibulares a tal ponto de provocar osteoartrite, embora não chegue a causar doença gengival. O bruxismo é mais comum em pessoas entre 20 a 40 anos de idade. Acredita-se que este hábito seja de natureza hereditária e está relacionado com o estresse. O dentista pode fazer um aparelho de acrílico para se usado à noite, embora ele não consiga fazer alguém parar de ranger os dentes. Entretanto, isso não possa ser feito em crianças pequenas devido ao risco de engasgo com o referido aparelho durante o uso. Uma maior atenção materna, menos gritos e ameaças e mais conversas em baixo tom possam reduzir os rangidos. É bom lembrar que pode ser confundido com o mecanismo de molhar a garganta seca quando se dorme de boca aberta.
Em caso de crianças ainda em fase de aleitamento , pode ser uma situação normal , procure um Odontopediatra e um pediatra para descantar outros problemas de origem sistêmica como a verminose.