Meu exame de TP deu 11,2 segundos com 100% de atividade e fiz o exame de TTPA em dois laboratorios d

2 respostas
Meu exame de TP deu 11,2 segundos com 100% de atividade e fiz o exame de TTPA em dois laboratorios diferentes:
1⁰ laboratório deu 27 segundos em um dia.
2⁰ laboratório em outro dia deu 24,4 segundos.

É normal dar essas variações de resultados de um dia pro outro?
Estou com cirurgia de lipoabdominoplastia e maxtopexia com implantes marcada, esses resultados podem ser um impedimento para a cirurgia?
Dr. Felipe Medauar
Hematologista, Especialista em clínica médica
São Paulo
Bom dia,
O TTPa é um exame que avalia a coagulação do sangue e o seu resultado depende da calibração do aparelho do laboratório e pode sim variar entre laboratórios.
Cada laboratório tem a sua padronização do que é considerado resultado normal, porém na maioria dos laboratórios o resultado de TTPa considerado normal é entre 25 e 35 segundos. Variações pequenas dentro desse intervalo não costumam ser consideradas anormais.
Em caso de resultados alterados, o ideal é procurar atendimento médico com Hematologista para avaliar o risco de hemorragia/sangramento antes de procedimentos cirúrgicos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
*Sim, essas pequenas variações no TTPA são consideradas normais e podem ocorrer devido à diferença de reagentes, calibração dos equipamentos ou até mesmo condições da amostra em cada laboratório.* Os valores que você mencionou estão dentro da faixa de referência (geralmente entre 21 e 32 segundos), e o TP também está adequado. Portanto, **não parecem representar impedimento para a cirurgia**, mas é essencial que o cirurgião e o anestesista avaliem os resultados em conjunto com seu histórico clínico para garantir total segurança.

Especialistas

Ana Paula Carrijo Rodrigues

Ana Paula Carrijo Rodrigues

Hematologista

São Paulo

Mayara Cardoso

Mayara Cardoso

Hematologista

São Paulo

Ariadne Godinho

Ariadne Godinho

Hematologista

Barreiras

Vinicius Araujo Soares

Vinicius Araujo Soares

Hematologista

São Paulo

Renan de Souza Melo

Renan de Souza Melo

Hematologista

São José do Rio Preto

Agatha Hofmann

Agatha Hofmann

Hematologista

Erechim

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 74 perguntas sobre Transtornos Da Coagulação Sanguínea
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.