Meu filho d 6anos,apesar de ser muito carinho e cuidadoso cmg. N tem apego a outras pessoas, E ñ par

14 respostas
Meu filho d 6anos,apesar de ser muito carinho e cuidadoso cmg. N tem apego a outras pessoas, E ñ parece se importar com nd emocional. além de se irritar muito fácil com as pessoas(não é agressivo fisicamente).Ele pode desenvolver algum transtorno de personalidade?
Olá! A melhor forma de prevenir transtornos de personalidade seria fazendo terapia, principalmente os pais. Crianças e adolescentes se espelham no inconsciente dos pais e herdam componentes emocionais de gerações passadas. Auto conhecimento e psicoterapia iriam te ajudar a entende-lo melhor e desenvolver principalmente essa parte emocional. Espero ter ajudado. a disposição.

Olá boa tarde!
Ele não se apegar a pessoas externas aos pais não indica que tem ou vai ter algum transtorno de personalidade, para ter um diagnóstico precisaria estar com ele algumas vezes e entender como ele se relaciona com as pessoas. Pode ser que ele tenha baixa tolerância a frustração e fique irritado facilmente quando as pessoas fora os pais não atendem seus desejos imediatamente... ou seja, pode ser uma questão de educação.
A criança de 6 anos ainda tem muito a se desenvolver, e sem conhecê-lo falta informações para tirar alguma conclusão.
Algumas crianças são inseguras, outras tímidas, outras ainda são muito apegadas aos pais, e nada disso pode ser considerado ainda um transtorno.

Sugiro procurar um psicólogo infantil para avaliar e passar informação mais precisa.
Olá! Pelas tuas informações fica difícil dizer algo. Pois pode ser alguma circunstâncias ou contexto de vida. Mas as manifestações de uma criança podem mudar muito durante seu crescimento e conforme seja exposta a situações ou estimulada. Não há como prever personalidades. Importante buscar orientação de um profissional se as dúvidas continuarem.
Apenas com essas informações fica difícil a resposta a essa pergunta. Ele sempre foi assim? Tem situações específicas que ele se irrita mais? como é essa irritação? São muitas as perguntas a serem feitas mas sugiro que fique atenta aos sintomas, se eles intensificam, se ele demostra afeto a animais , se ele brinca e interage com outras crianças e se achar que precisa pode levar a um psicólogo para melhor avalia lo. Boa sorte!!! Qualquer dúvida pode me procurar.
Olá! O diagnóstico de algum transtorno de personalidade só é realizado após a adolescência, quando se diz que a personalidade está mais estabelecida.
De qualquer forma, como os comportamentos de seu filho são uma preocupação para você, o melhor caminho é buscar por uma avaliação com psiquiatra e psicólogo infantis. Passando com esses profissionais, você pode receber orientações para ajudar a lidar com os comportamentos que geram preocupação, além de ajudar a criança em vários aspectos.
Olá, a formação da personalidade do ser humano acontece na primeira infância, de zero aos seis/sete anos de idade. Após isso, os mecanismos de defesa do ego se instalarão assentados no que foi criado antes.
Seu filho apresenta um padrão de comportamento que remete a um estado introvertido, talvez narcísico. Você ainda não sabe se ele não sente emoções ou se já consegue disfarçar. No entanto, em função dele se irritar às vezes, me faz pensar que ele sente mas não sabe como lidar com elas e as transforma em agressividade (isso é muito comum).
Procure um processo terapêutico em que isso possa ser investigado com profundidade. Dê preferência a um profissional que leve em conta sua história de vida, pois seu filho me parece ser muito apegado a você e com dificuldades de encarar o mundo. Um abraço!
Olá! Os sintomas informados não são suficientes para afirmar a possibilidade de um transtorno de personalidade, especialmente na idade que ele tem. É importante avaliar o contexto biopsicossocial em que seu filho está se desenvolvendo para entender melhor o que pode estar causando tais sintomas. Sugiro buscar um acompanhamento em psicoterapia para te auxiliar. Estou à disposição.
Nós podemos tentar ensinar algo para nossos filhos com palavras, e eles vão assimilar um pouco, no entanto, o modo de sermos arrasta nossos filhos para esse caminho. Se você quer que seu filho se importe com os outros, que tenha apreço e seja afetivo e gentil, então, comece sendo dessa maneira com as pessoas e ele aprenderá com você! E seja desse modo com o seu filho, principalmente!
Um abraço,
Lea
É comum nessa fase da infânica que a criança esteja mais ligada afetuosamente aos pais. A partir dessa idade, a tendência é que pouco a pouco a criança vá se inserindo em outros grupos socias, como a escola, por exemplo, e gradativamente vai criando outros laços. É preciso compreender também que cada pessoa tem modos distintos de demonstrar afeto ou apego, como você chama. Agumas pessoas são mais expansivas e outras um pouco menos. Isso não é um problema necessariamente, exceto quando atrapalha as relaçoes sociais. Contudo, é preciso investigar se existe algo incomodando seu filho que justifique essa irritabilidade. Pode não ser nada muito grave, mas ele pode estar passando por alguma situação que o está afetando. E como as crianças tem dificuldades para falar de suas emoções e sentimentos, é fundamental encaminhá-lo para um profissional, que vai interagir com ele através de jogos, brincadeiras, desenhos e outras ferramentas que servirão como modo mais eficaz de expressão dele com o profissional e poderão dar sinais do que pode estar ocorrendo. Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e que consiga se tranquilizar em relação a isso. Mas não deixe de buscar ajuda profissional para ele. E de repente é bom que você também busque ajuda profissional para lidar com tantas questões que surgem na relaçlão com os filhos. Essa preocupação é muito comum. Fiquem todos bem!
Diagnósticos e avaliações devem ser feitas a partir de um processo cuidadoso. Sei que um diagnóstico ou uma informação que dê uma impressão de uma certa compreensão a respeito do seu filho, pode dar alivio a um sofrimento seu. Mas cuidado, pois diagnósticos, principalmente os de transtornos, podem cravar um destino psicopatológico a seu filho para a vida toda. Dito isso, tomando como pressuposto somente sua questão, o que se faz em termos clínicos é uma entrevista preliminar com os pais. Esta entrevista pode ter mais de um ou dois encontros. Os sintomas da crianças são respostas a contingências relacionais com os pais ou meio em que ela vive. Sintomas são soluções de compromissos para contradições que a criança não compreende ou para situações em que ela se sente desamparada. Por isso, é fundamental escutar os pais e depois a criança, antes de se aventurar em diagnósticos ou interpretações clínicas.
Pode ser frustrante não encontrar uma resposta pronta, mas é um cuidado ético para evitar uma marca diagnóstica que ela não conseguirá se desvencilhar.
Olá, espero que esteja bem! Com as informações que você trouxe e a idade que o seu filho tem, ainda seria difícil e precoce dizer que ele pode desenvolver um transtorno de personalidade. Se esses comportamentos do seu filho te preocupam de alguma maneira, seria interessante você buscar ajuda de um profissional, que poderão te orientar, avaliar o seu filho, além de entender se há algo do campo emocional desencadeando esses comportamentos.
Diagnosticar um transtorno mental em crianças pode ser difícil porque as crianças pequenas geralmente têm dificuldade em expressar seus sentimentos. O desenvolvimento normal varia de criança para criança. Apesar desses desafios, um diagnóstico adequado é uma parte essencial do tratamento e é orientado por profissionais especializados como psicólogos, neuropediatras e psiquiatras.
Você pergunta se ele poderá desenvolver uma doença psicológica? Se ele não estabelece relações com.outras pessoas ele já está revelando que precisa de terapia com um psicólogo especializado em psicoterapia.
Não há como dizer se a criança poderia desenvolver um transtorno de personalidade apenas com essas informações. Mas, por um lado, vejo que seria interessante investigar possíveis deficits em habilidades sociais. Não é porque uma criança não demonstra, que ela não sinta.

Espero ter contribuído de alguma forma!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!