Meu filho de 1 ano e 4 meses, tá com a mania de colocar pano na cabeca como se fosse cabelo, e faz c

4 respostas
Meu filho de 1 ano e 4 meses, tá com a mania de colocar pano na cabeca como se fosse cabelo, e faz como se estivesse penteando o cabelo. Isso está me deixando preocupada, ele faz igualzinho noz mulheres quando vai pentear o cabelo. Não aguenta ver um pano, que coloca no cabeça, falo pra ele que não pode, tomo da mão dele, mesmo assim não está adiantando. O que faço?
 Arthur Emilio Ceratti
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi! Penso que você poderia procurar um psicólogo na medida em que o comportamento de seu filhinho te incomoda, e trabalhar a questão em você. O que faz você sentir incômodo com este comportamento específico, vindo de uma criança de 1 ano e 4 meses, mesmo sendo seu filho? Percebe que a questão é muito mais sua do que dele? Você disse querer saber o que fazer. Um dos questionamentos que te convido a se fazer é: quando você diz "não pode", é "não pode" para quem? Veja que seu filho não está demandando nada específico de você, não está se indagando (ou te indagando) sobre o assunto, se existe algo "certo" ou "errado" na atitude dele; ele é uma criança em desenvolvimento, e provavelmente está brincando e imitando adultos, simplesmente. Talvez você não tenha que falar nada para seu filho, apenas observar, sem emitir nenhum julgamento. Quais são seus medos em relação ao desenvolvimento do seu filho? Um psicólogo poderia te auxiliar a "ventilar" este assunto, abrindo possibilidades de diminuir uma possível ansiedade sua, suavizando a sua preocupação diante do comportamento do seu filho, que tem a percepção dele (de uma criança de 1 ano e 4 meses) do que seja simular que tem cabelos longos e penteá-los. Quando você diz a ele que "não pode" e toma o pano da mão dele, você o faz segundo sua própria percepção de que isso possa ser inadequado, uma percepção que não é a mesma dele, perante o mesmo comportamento. Fico à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de iniciarmos, seria importante a seguinte pergunta: por que ele não poderia brincar com um pano na cabeça como se fosse cabelo? A criança assimila, aprende, descobre e interage com o mundo através do brincar, da mesma forma que ele poderia estar brincando de motorista, policial, padeiro ou qualquer outro papel/função social; parte do processo lúdico é imitar papéis e funções. Entretanto, é sempre válido olharmos para o núcleo familiar que ela está inserida, e, caso isso esteja provocando um desconforto nos responsáveis, talvez seja interessante ingressarem em um espaço de escuta qualificado, uma vez que o desenvolvimento e crescimento de uma criança frequentemente pode evidenciar inseguranças e angustias dos pais que ainda não foram elaboradas, não se estendendo somente a primeira infância, mas sim, durante toda a vida, como na adolescência por exemplo, quando ficará mais nítido que o desejo deste é diferente do desejo dos pais.
Entendo a sua preocupação, e é natural que como mãe você fique atenta aos comportamentos do seu filho. Mas pelo que você descreve, não há nada que indique um problema. Crianças dessa idade costumam imitar muito o que veem no dia a dia, e a brincadeira de colocar um pano na cabeça e fingir que está penteando o cabelo é uma forma de experimentar, imaginar e brincar de “faz de conta”.

Isso não significa que haja algo errado, muito menos algo definitivo sobre a identidade dele. É apenas uma fase de exploração, em que ele usa objetos para imitar os adultos ao redor. Esse tipo de brincadeira faz parte do desenvolvimento saudável da imaginação e da coordenação.

Quando você retira o pano ou diz que não pode, pode acabar aumentando a frustração dele e associando a brincadeira a algo proibido, o que não é necessário nesse caso. Uma alternativa é enxergar isso como uma brincadeira inocente, rir junto, ou até propor outras formas de brincar.

O mais importante é lembrar que nessa idade a criança está apenas descobrindo o mundo, sem as interpretações que os adultos acabam projetando. Ele está aprendendo por imitação, e isso faz parte de crescer.
 Márcia Lopes
Psicólogo, Psicopedagogo
São Paulo
Apresente outro item, mostre outra brincadeira com esse novo item, sem dizer que não pode colocar o pano de prato na cabeça. As crianças são naturalmente curiosas ela vai substituir a brincadeira do pano de prato por outras que você apresentar. Aja com consistência. todas as vezes que isso acontecem apresente outro brinquedo, chame para fazer alguma coisa.
Dito isso é importante mencionar que, o desenvolvimento se dá através da imitação e da observação . Com essa idade as crianças imitam outras crianças, mulheres, homens, os conteúdos de TV e desenhos animados. Brincam lado a lado com outras crianças, a interação não é direta, justamente porque estão imitando e testando o observado.

Especialistas

Teresa Menezes

Teresa Menezes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Homero Pedro

Homero Pedro

Terapeuta complementar

São Paulo

Luciana Maria do Nascimento

Luciana Maria do Nascimento

Psicólogo

Recife

Érico Lemos

Érico Lemos

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Gerlane Muniz

Gerlane Muniz

Psicopedagogo

Caucaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 128 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.