Meu filho de 2 anos e 2 meses ainda não fala, gosta de brinca com objetos que giram. E quando quer

10 respostas
Meu filho de 2 anos e 2 meses ainda não fala, gosta de brinca com objetos que giram. E quando quer algo, pega na nossa mão e nos guia, mas não aponta para as coisas. Li uma matéria sobre autismo e percebi certas semelhanças. Gostaria de saber que rumo tomar?
Acredito que seja importante uma avaliação da criança com um profissional para identificar se realmente é autismo e assim seguir com tratamento.
Abraço

Além de um neuropediatra ou psiquiatra infantil, é importante você procurar uma clínica multidisciplinar, pois a intervenção de uma equipe que trabalha de forma conjunta traz grandes avanços à criança com autismo.
Os sinais que descreveu condizem com as características diagnósticas encontradas no espectro autista, portanto um tratamento envolvendo orientação psicológica para a família (buscando melhores formas de interagir com a criança a fim de estimular comportamentos adaptativos), musicoterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia será extremamente importante e poderá ser iniciado mesmo antes da consulta médica, pois os terapeutas identificam as características que diferem do esperado para a idade e intervém com seu conhecimento, instrumentos e técnicas específicas.
Se estiver com dificuldades de contatar tais profissionais, procure uma associação especializada em autismo e eles lhe encaminharão.
Boa sorte!
Olá, é possível que esteja diante de um quadro de autismo se isso estiver associado com outros sinais.
O autismo para a psicanálise decorre de uma série de particularidades no campo da infância, e não é de causa genética, porém é muito precoce o aparecimento. Procure um psicanalista infantil, pois esses quadros, quando tratados bem cedo podem ter um ótimo prognóstico. Outra coisa, talvez não seja interessante responder a isso de pegar o que ele deseja sem que ele diga. Faça-o falar, isso é importante para não estabelecer com a mãe uma relação que só os dois compreendem, e fechada em si mesma.
Procure rapidamente um bom psicanalista, o trabalho é intenso e precisa começar rapidamente.

att,
Fernanda
Estes são sim possíveis sintomas do espectro autista, mas só essas informações não são suficientes para fechar um diagnóstigo.
Muitos profissionais tendem a fazer este diagnóstico a partir dos 3 anos de idade, mas pesquisas demonstram a importância de rastrear os sinais precocemente e iniciar uma intervenção o mais cedo possível para a criança poder ter o desenvolvimento mais saudável possível.
É importante buscar acompanhamento médico (geralmente neurologistas), psicológico e talvez até fonoaudiológico. O prognóstico costuma ser satisfatório.
O ideal seria procurar um FONOAUDIÓLOGO para realizar avaliação, já que apresenta atraso na linguagem oral. Junto com o psiquiatra infantil ou neuropediatra dará o diagnóstico correto.
Apesar de serem sintomas do autismo é melhor procurar um profissional antes de qualquer coisa. Teoricamente temos marcos no desenvolvimento, mas não podemos perder de vista que cada indivíduo é único e podem ocorrer variações no desenvolvimento das habilidades. Atualmente a Terapia Comportamental Aplicada tem demonstrado excelentes resultados e há vários procedimentos de avaliação e tratamento, muitas vezes o trabalho se dá com uma equipe multidisciplinar, também envolvendo os cuidadores e a escola. Procure um profissional e se informe melhor!
Existem testes específicos para fechar o diagnostico de Autismo e o grau, e também técnicas que vão (caso o diagnóstico se confirme) ajudar o seu filho a minimizar os sintomas e assim, ter um desenvolvimento mais próximo ao normal. Procure o Ambulatório de Cognição Social do Hospital São Paulo, caso esteja na Capital, ou entre em contato com eles e peça uma recomendação no seu estado/cidade. Inicie o tratamento o quanto antes. Abc!!
Olá. É importante você procurar um psiquiatra infantil a fim de realizar exames e fazer o diagnóstico .
Em caso positivo se autismo, quanto mais cedo fizer a avaliação, e começar o tratamento melhor será a resposta de seu filho no desenvolvimento
Existem vários níveis do transtorno e quanto mais inserida no processo , você poderá auxiliar seu garoto.
O diagnóstico de uma criança dessa idade é muito elaborado, requer muito cuidado, ela está em fase de grandes mudanças cognitivas e comportamentais. Procure um profissional de sua confiança para acompanhamento e avaliação, fuja do "google", não tente achar rótulos para seu filho, esse instrumento em alguns casos podem trazer mais problemas do que ajuda!! Abraço!!!
Muito boa sua observação e cuidado com seu filho, pois não custa investigar. Quanto mais cedo investigar uma possibilidade, melhor será a qualidade de vida para seu filho e sua familia. A avaliação deveria começar pelo um psiquiatra infantil e caso necessário ele irá orientá-lo (a) a fazer uma investigação multidisciplinar. Outros profissionais(neuropsicólogos, psico-pedagogos, fonodiólogos, etc) poderão também ajudá-lo (a), mas uma diagnostico poderá ser feito somente por um psiquiatra infantil.
Por te feito algumas observações, você deve ter visto algumas perguntas de rastreio, mas eu quero enfatizar que isso só é um rastreio, que somente um psiquiatra infanto pode confirmar ou não.

Se você quiser mais ajuda e informação não hesite entrar em contato.