Meu filho de 4 anos é muito tímido fora de casa, em casa conversa sobre tudo, e ultimamente ele vem

3 respostas
Meu filho de 4 anos é muito tímido fora de casa, em casa conversa sobre tudo, e ultimamente ele vem reclamando que não escola os coleguinhas não ouvem ele, mesmo que ele grite, segundo ele, não prestam atenção quando ele chama, disse que parece estão surdos. Como posso ajudá-lo nesse caso?
Timidez é algo difícil de se lidar, não importa a idade. Acredito que você possa incentivar seu filho a ser mais comunicativo fora de casa. Pedir para ele conversar com os caixas, garçons ou qualquer pessoa que esteja prestando um serviço para vocês e tornar isso como um processo lúdico para ele. Talvez dizer coisas do tipo: "se você pedir a batata-frita, o garçom poderá ver melhor como você gosta e ela estará mais gostosa" ou "aquela caixa está triste porque as crianças não gostam de falar com ela, vamos ajudar?". Deixando em tom de brincadeira ajuda muito. Assim seu filho conseguiria se soltar mais. Também busque sair de casa para que ele possa brincar com outras crianças para você ver na prática como é isso. Assim poderá dar dicas para ele e ensinar dessa mesma forma lúdica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não sou especialista em crianças mas, você já esteve na escola? conversou com a professora dele para saber de que forma esse isolamento que ele tá percebendo acontece? O fato de ser tímido, pode trazer alguns comportamentos que o afaste dos colegas e isso pode gerar uma distorção cognitiva do tipo: ninguém gosta de mim , ninguém me enxerga , eu não sou interessante porisso ninguém quer me ouvir. È importante buscar uma psicóloga especialista no neurodesenvolvimento para compreender o que está acontecendo e resolver essas dificuldades o quanto antes. Espero ter ajudado. Estou à disposição!
 Yda Barcellos
Psicanalista, Psicólogo
Florianópolis
Importante teu relato. Pode ajudá-lo principalmente escutando-o. Pode parecer pouco, mas é muito! Habilidades sociais não são inatas; é um processo de aprendizagem que vai se dando a partir das relações, da vivência, que inicia na família e vai expandindo, principalmente na escola. A criança, inicialmente, se vê como especial, o centro das atenções, o que é natural e da própria constituição do sujeito. E neste aprendizado vão ocorrer frustrações. Escutar significa tb acolher o que a criança está sentindo, reconhecer como legítimo e ir estimulando-a a se lançar no mundo, criando recursos para sustentar as eventuais frustrações, lidar com elas, correr o risco de eventuais rejeições, enfim, ir aprendendo com a vida, como nós, adultos, que somos um entre outros.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.