Meu filho de 4 anos não entra mais em nenhum lugar, choro, tremor, suor e batimentos cardíacos alterados.

9 respostas
Meu filho de 4 anos não entra mais em nenhum lugar, choro, tremor, suor e batimentos cardíacos alterados. Até mesmo lugares que sempre gostou de ir. Ele foi ao psicólogo, é aconselhável um psiquiatra? Ele está fora do normal. Não me parece pirraça. Estou muito preocupada.
Prezada, boa tarde.
Veja, é importante, antes de tudo, que converse com o profissional de psicologia que já está acompanhando seu filho. As possíveis orientações devem ser acordadas e dialogadas com este profissional referente do que é normal ou não, se é preciso ser encaminhado nesse momento, ou não, frente a estes sinais que foram pontuados. Aparenta que existe um nível exacerbado de tensão frente a alguns ambientes. É relevante que a aliança com o profissional seja mantida para que assim oportunize um cuidado tanto do seu filho como também da Senhora, como cuidadora. A cuidadora também precisa ser cuidada na sua própria vivencia.
Atenciosamente,
Wellington Albuquerque.
Psicólogo Clínico - CRP: 18809/02

Seu filho de 4anos está apresentando um quadro de ansiedade. Procure um psicólogo(a) infantil e um psiquiatra da Infância e da Adolescencia. Abraço!
Olá! vamos entender... nessa idade as crianças costumam fantasiar tudo, usam a imaginação e, para elas tudo lhe parece real. Alguns desenhos e filmes que não estejam na faixa etária apropriada, podem trazer uma realidade pesarosa para crianças tão pequenas... mas os responsáveis nem sempre valorizam isso...Elas têm medo do que não compreendem. Seu filho não tem patologia nenhuma, a princípio... precisa que os pais sejam acompanhados para avaliação e preparados para extinguir tal comportamento e instruídos a evitarem novos acontecimentos... A criança é fruto do meio em que vive. A Psicoterapia Cognitiva Comportamental e Hipnoterapia, nesse caso aos responsáveis e não para a criança. Paz e Bem!
Há quanto tempo ele está em atendimento? Você não percebeu nenhuma melhora? Seu filho precisará ter muita confiança no profissional que esta ou irá atende-lo, se isso não estiver acontecendo, avalie a possibilidade de trocar para outro profissional!
Olá! Vou colocar algumas questões para ajudá-lo/a a pensar: quanto tempo faz que ele está apresentando esses sintomas que citou? Quando começou a apresentar os sintomas? Houve algum acontecimento muito diferente do que ele está acostumado? Perguntou por que não quer entrar nos lugares? O que imagina ter lá no lugar? Quais são esses lugares que mencionou: casa de amigos, parentes, escola, creche, shopping? Ou lugares dentro da própria casa: quarto, cozinha, banheiro, sala? É preciso saber se essa recusa está relacionada ao lugar, à algum acontecimento, à pessoas, etc. Importante acompanhamento psicológico, com psicólogo/a infantil pra realizar o psicodiagnóstico (sessões onde o profissional fará entrevista, testes, brincadeiras) afim de chegar a uma hipótese diagnóstica ou diagnóstico e assim poder saber como serão conduzidas as sessões de ludoterapia (brincar de maneira psicoterapêutica), como deverá orienta-lo​/a e se há necessidade de acompanhamento psiquiátrico. Um abraço!
Características semelhantes a um transtorno de ansiedade, avalia com o profissional que o acompanha, indico tratamento psiquiátrico e psicológico.
Entendo que você esteja preocupada, pode ser que esteja apresentando um quadro de ansiedade, vale continuar investindo no tratamento Psicológico se a relação com o Psicólogo estiver preservada, caso contrário, busque outro profissional.
Espero que lhe tenha ajudado, estou à disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Boa tarde! Seu relato me causou uma pequena dúvida; seu filho está fazendo acompanhamento com um Psicólogo (toda semana ou mais de uma vez por semana) ou fez somente uma entrevista inicial com o profissional?
Este Psicólogo é especializado em atendimento infantil?
Caso seja positivo para a análise em andamento e a especialização do psicólogo; é previsto que o mesmo pondere sobre a necessidade ou não de acompanhamento comumente com médico Psiquiatra. Converse com o mesmo sobre as suas dúvidas.
Caso seu filho tenha realizado somente entrevista inicial; é importante que procure uma Psicóloga (o) de sua livre escolha e confiança, que seja especialista em atendimento infantil, para acompanhamento de seu filho. Caso o profissional entenda que é necessário acompanhamento com médico Psiquiatra, você será devidamente orientada.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá! Preocupo-me com sua fala de que ele foi ao psicólogo, pois demonstra que não está em tratamento. Pelo visto, teve apenas uma consulta ou não terminou o acompanhamento psicológico. É de fundamental importância a continuidade das sessões para que ele aprenda a lidar com as emoções desconfortáveis e assim tenha uma melhora gradativa. Procure um psicólogo infantil que trabalhe com Terapia Cognitivo comportamental e peça sua avaliação sobre a necessidade do médico psiquiatra. Na primeira infância se desenvolve a relação com o ambiente e o sofrimento dele pode afetar no prazer das descobertas e da exploração dos variados lugares, prejudicando assim a vivência de momentos necessários para seu crescimento sadio. Abraço