Ai gente, tou sentindo medo do que eu já vivi na pele há 4 anos atrás medo de ter novamente tantas d

29 respostas
Ai gente, tou sentindo medo do que eu já vivi na pele há 4 anos atrás medo de ter novamente tantas dúvidas no sentindo de fazer tantas perguntas sem respostas . Hoje me encontro com uma dúvida que é: O que significa valor de uma pessoa?
A vida é uma jornada a qual realmente nos deparamos como muitas questões existenciais. Os bons e maus encontros fazem com que tenhamos nossas experiências e com ela possamos construir sentidos. Cada pessoa tem a sua percepção e a sua subjetividade, e isto nos faz sermos seres únicos. Cada um com suas potencialidades e dificuldades.
Não tenho ideia do que sentiu a 4 anos...mas percebo que você precisa de um lugar de escuta, acolhimento e cuidado. Procure um Psicanalista, comece uma terapia, assim poderá tratar dessa questão e de outras que surgirem durante o processo. Sozinho é mais difícil, procure ajuda. Um abraço!

Olá! As dúvidas e os questionamentos não precisam ser sentidos como desconfortantes. Eles podem ser também um caminho para a construção de sentidos para a vida, para os desejos, para o que se almeja e, mais fundamental: para que não se caia na repetição de algo que já foi sentido como desprazeroso. Se questionar é se colocar em experimentação quanto ao que se é, apostando na construção de novos modos. E, vale ressaltar, cada um terá sua maneira singular de caminhar. Você não precisa passar por isso sozinho(a). Estou à disposição!
Interessante questão: seria importante desenvolver sua narrativa, por meio de uma análise ou psicoterapia.
Olá, é interessante se atentar nesta situação que ocorreu há quatro anos atrás e no que ele reverberou agora. É indicado quando surgem essas perguntas existenciais que você se indaga, que elas sejam estimuladas para então serem respondidas, dentro da terapia. Não há como lhe responder com uma só resposta, a uma pergunta que pode ter diversas formas de responder. Esse da valor a pessoa, pode indicar mais uma necessidade de se dedicar a alguma pessoa ou também ser de um caráter narcísico, enfim busque a terapia e aos poucos você verá essa e outras questões serem respondidas. Cuide-se! Abraço!
Voce tem medo de quê?
Voce tem fome de quê?
Voce tem sonho de quê?
Voce tem saudade de quê?
Voce tem carinho por quem?
Voce tem dinheiro para quê?
Sua vida tem importância para quem?
O que valeu ser vivido e com quem?
Se voce quiser conversar sobre estas e outras questões, do ponto de vista da sua verdade interior, da sua centralidade, não deixe de procurar um psicanalista winnicottiano. Estou á disposição.
Olá! Sua pergunta é um tanto complexa, visto que cada pessoa tem um ponto de vista. Mas, é muito interessante que procures por uma análise, pois essa resposta encontra dentro de você mesma. Procure por um psicanalista, para te ajudar nessa e em outras questões da sua vida emocional.
Olá, o inconsciente é atemporal, isso significa que um trauma causado não importa o tempo pode interferir e alterar as nossas percepções sobre a vida e sobre nós mesmos.
Não é porque faz tempo que não seremos afetados, deixamos de sermos afetados quando conseguimos fazer a ressignificação.
Agende uma consulta e acredito que obterá a ajuda que precisa!
Trata-se de uma questão muito importante e que terá uma resposta diferente e única para cada pessoa. Te convido a investigar isso comigo, como é uma questão fundamental, não podemos tratar da possível resposta com banalidade. Assim sendo, te convido a entrar em um processo psicanalítico, no qual essas questões podem ser exploradas. Abraço!
Olá ! Os questionamentos são muito importantes para direcionar o seu caminho, e a angústia para a Psicanálise sempre é produtiva. Não se espante, se questionar é normal. Fazer análise ajuda no seu autoconhecimento e a chegar nas respostas que vão satisfazer você. Cuide-se.
O medo de 4 anos atrás pode estar trazendo questionamentos inquietantes para você hoje.
A psicanálise vai trazer para você autoconhecimento para responder essa questão de acordo com que você é. Para mim, a pessoa pode ter um valor totalmente diferente do que tem para você. É possível ter respostas sem tantos medos com autoconhecimento e ressignificar as angústias do passado com análise.
Cara(o) paciente, das frases que norteia minha escuta clínica está: "se faz sentir, faz sentido". Nessa perspectiva, acredito ser pertinente considerarmos o caminho de subjetivação para as nossas questões. Posto isto, percebo seu questionamento com um alto grau de relevância e complexidade para uma resposta simplificada. Por isso, reitero aquilo já dito pelos colegas, não existe uma resposta única. Penso, pois, na relevância do evento outrora ocorrido. Nesse sentido, é pertinente considerarmos que houve um evento desencadeador deste medo, em outras palavras, o registro se fez presente. Os futuros eventos serão a re(autualização) daquilo que já capturado a nível inconsciente. Nessa perspectiva é que o caminho analítico poderia proporcionar-lhe um olhar mais amplo e acolhedor a essas incertezas. Para além disso, explorar um pouco mais sobre a questão do valor. Enquanto profissional, acredito, que o valor se implica a um tema eminentemente psicanalítico: reconhecimento e lugar/ ideal de eu e eu ideal. Como você se percebe para o outro e como de fato você gostaria de ser percebida por este outro. Além disso, considerando-se as elocubrações acerca da temporalidade é importante ter em vista a não temporalidade do inconsciente. Acredito que o processo analítico lhe auxiliará a identificar a origem desse medo e o motivo deste registro significativo em sua vida. Espero ter sido precisa. Para maiores esclarecimentos coloco-me a disposição.
Ótima pergunta. Te digo que inclusive é uma questão merecedora de voz e interlocução. Espero que você encontre algum psicólogo ou analista que dê conta de sustentá-la com você. De fato encarar sozinho(a) grandes perguntas que não trazem consigo respostas imediatas pode ser bastante amedrontador. Um abraço
A resposta dessa pergunta é você quem deve construí-la: quais são os seus valores? E ainda assim, pensar qual o valor que determinadas pessoas tem em sua vida? Mas se você costuma se angustiar diante de perguntas que, de fato, não possuem respostas prontas, sugiro que busque ajuda profissional para elaborar melhor sobre isso, construindo suas respostas diante do que faz sentido para você! Espero ter contribuído! Abraços
Você disse : " o que significa a dor de uma pessoa"?
Em psicanálise podemos escutar isso.
Significa que quem atribui valor a essa pessoa estima determinadas características que ela tenha, ou seja, o "valor de alguma pessoa" é sempre atribuído através de uma relação a três: a pessoa, a imagem que tal pessoa apresenta de si mesma e uma terceira pessoa que estima essa imagem. Não o "valor de alguém" não é objetivo e constante, é algo que sofre variações de acordo com que observa e atribui um valor tendo como base suas preferências pessoais.
Não sei se deu para entender bem, mas caso tenha restado dúvidas, eu fico à disposição para responde-las. Um grande abraço!
Boa noite!
Que pergunta mais complexa!!! O valor de alguém, de algum animal ou de qualquer outra coisa é muito subjetivo! Penso que para você ter feito esta pergunta... deve estar se questionando sobre o valor de alguém para você (em sua vida) ou o seu próprio valor (com relação a alguma outra pessoa). Em ambos os casos, é preciso entender a história de cada um dos envolvidos, como se dá a dinâmica da relação de vocês, pensar nas posições subjetivas que cada um ocupa e modos de funcionamento no geral. Investigando estes pontos, acho que você pode entender um pouco melhor como se dá a relação e a partir daí, criar hipóteses de "valor" com base nas realidades investigadas.
Espero ter ajudado um pouquinho e fico à disposição para outras perguntas!
Abraços!
Ana
Não sei se você está refletindo sobre o"o que é a vida" , que é uma reflexão universal, ou se está tentando entender algo que aconteceu na sua vida e está acontecendo novamente. Todos nós temos valor. Mas esse valor só é reconhecido se a sua autoestima estiver em alta. Quando a pessoa tem baixa autoestima, ela fica se menosprezando e não tem consciência clara do seu valor como pessoa. Refletir é muito importante e é o que define o ser humano. Por isso sessões de psicoterapia irão lhe ajudar a refletir sobre suas dúvidas, mas com uma escuta adequada e acolhedora.
Olá! Quanto ao lhe aconteceu, seria interessante elaborar essa questão em terapia, vez que parece lhe causar angústia. Em relação ao valor da vida, pode ser que tenha conexão com a questão inicial, nesse sentido elaborar e tratar adequadamente os traumas do passado pode ser importante nesse viés.
Existe uma diferença em ter pensamentos improdutivos, repetitivos e intrusivos E o ato de refletir. Algumas coisas valem uma boa reflexão, pensar muito a respeito, se questionar. Outras coisas coisas podem não ter essa necessidade de complexidade. No caso a pergunta feita é algo muito complexo cuja resposta é construida durante toda uma vida. No entanto se você se vê assolada por gravidade de dúvidas e tem sofrimento psicológico procure um profissional pra te ajudar.
Saúde e paz,

Dúvidas são bem-vindas. É a partir do enfrentamento delas - de maneira corajosa - que conseguimos avançar na vida. Contudo, a partir de sua fala, vejo que você têm questionamentos demais que (de maneira intrusiva) te trazem desconforto emocional. Além disso, você se preocupa com o valor das pessoas. Não me parece que você tenha uma curiosidade filosófica sobre valoração. Sua intervenção sugere que se trata de uma indagação determinante que está lhe trazendo insatisfação e, no limite, sofrimento mesmo. Meus primeiros questionamentos seriam: o que está por trás da indagação? Você sente uma pessoa de valor? Quer se sentir? Seus pais te deram o valor que julga merecer? Seus companheirxs e amigxs também? Colocadas tais indagações, posso te dizer que o valor de alguém tem a ver com a temporalidade e o lugar, bem como com a cultura (incluindo-se aí a religião e a família) em que este indivíduo se inscreve. Portanto, não há uma valoração a priori, isto é, antes da experiência. Dizer se um falante tem valor é relativo. Vamos a um exemplo histórico. Wilhelm Reich era discípulo de Freud. Durante os duríssimos anos da ascensão do nazismo, Reich escreveu "A psicologia de massas do fascismo" . O livro usava a psicanálise como instrumento de crítica ao regime nacional-socialista. Reich foi perseguido e teve que se refugiar na Noruega e depois Estados Unidos. Poucos descordariam que o psicanalista apresentava certo destemor. Carl Jung, segundo Elizabeth Roudinesco, flertou brevemente com os nazistas. Chegou a asseverar que o inconsciente ariano era a superior ao do judeu. Ele deve ser rechaçado? Mas sua teoria não contribuiu para aliviar o sofrimento psíquico de muitos indivíduos de gerações diferentes? A obra de um autor deve ser medida por sua importância teórica, mas também por sua conduta moral? Abordando brevemente a compexidade do tema, sugiro que se suas dúvidas forem, de fato, um problema; se te gerarem desorganização emocional não deixe de procurar um psicanalista. Boa sorte!
Olá, quem atribui o valor é você mesma, mas a questão de se questionar faz parte para se fazer um processo psicoterapêutico psicanalítico, uma vez que podem ter angústias suas que precisam ser compreendidas por você mesma. Me coloco à disposição para um processo psicanalítico!
Valor de uma pessoa pode ser entendido de diferentes maneiras. Pode se referir à sua importância ou contribuição para a sociedade, suas habilidades e talentos, sua bondade e compaixão, entre outros aspectos. Pode também se referir a sua autoestima e como a pessoa se vê e se valoriza.

É importante lembrar que o valor de uma pessoa não é medido apenas pelo seu sucesso ou pela opinião dos outros, mas sim pela sua individualidade e unicidade. Cada pessoa é única e tem seus próprios valores e qualidades.

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre seu próprio valor, especialmente depois de passar por situações difíceis. Se você está se sentindo assim, talvez seja útil conversar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para ajudar a explorar e entender essas dúvidas e encontrar formas de se sentir mais seguro e valorizado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Olá!!! Obrigado por sua pergunta!!! Essa indignação faz parte da nossa existência. Não temos as principais respostas que nos ocupam em grande parte da vida. Mas todos nós estamos nessa mesma condição. O que nos resta, então? Nos resta buscar as respostas possíveis para darmos um significado a nossa vida e as nossas relações. Um abraço e se cuide!!!
Olá, espero que fique bem. Que bom que você faz essas perguntas existenciais profundas, isso é filosofia pura. Sugiro que escreva sobre esses pensamentos e crie personagens tipo, um que faz a pergunta e outro/s que responde/m. Uma terapia junguiana também poderá te ajudar muito, pois o nosso direcionamento é bem filosófico. Sugiro que conheça as palestras da professora Lúcia Helena Galvão no canal da Nova Acrópole no Youtube, são fantásticas. Abraços
Olá! Essa é uma pergunta profunda para a qual não há uma resposta simples e única; bem como parece que você não quer repetir os mesmos erros do passado. Uma terapia Psicanalítica poderá ajudar você a encontrar essas respostas, bem como não repetir erros passados.
Entendo que você esteja passando por momentos de reflexão e insegurança, e é natural ter dúvidas sobre diversos aspectos da vida, incluindo o seu próprio valor como pessoa. A pergunta sobre o significado do valor de uma pessoa é profunda e muitas vezes complexa. Vou tentar abordar essa questão de uma maneira que possa ser útil para você.A Filosofia se ocupa dessas questoes desde o inicio dos tempos,e não ha uma resposta simples para essas perguntas, mas o ato de perguntar o revela em muits aspectos , e essa pergunta certamente tem a sua resposta ai dentro de voce , podemos encontra-la juntos.
Lembre-se de que é normal sentir dúvidas e questionar o próprio valor em momentos de reflexão. A jornada de compreender e fortalecer seu senso de valor pessoal é contínua e pode envolver autodescobrimento, autorreflexão, apoio emocional e possivelmente orientação terapêutica.
Compreendo suas preocupações em relação ao que aconteceu no passado e às dúvidas que você está enfrentando atualmente. O medo do desconhecido e a busca por significado são aspectos naturais da experiência humana. Vamos explorar a questão do valor de uma pessoa. O valor de uma pessoa é um conceito complexo e subjetivo, que varia de acordo com a perspectiva de cada indivíduo. Cada pessoa é única, com suas próprias qualidades, experiências e contribuições para o mundo. Esse valor pode ser percebido de várias maneiras. Pode começar com a forma como uma pessoa se vê e se valoriza. Pode ser observado nas interações com os outros e nas relações significativas que uma pessoa constrói. Pode ser alcançado através do desenvolvimento de habilidades, da realização de metas e da contribuição para a comunidade. Compreender a si mesmo e suas motivações é crucial para perceber o próprio valor. Valorizar os outros e demonstrar empatia e compaixão em relação às suas lutas e experiências também é uma maneira de refletir o valor pessoal. É importante lembrar que o valor de uma pessoa não está atrelado a padrões externos, como sucesso material ou aparência. Cada indivíduo tem um papel significativo a desempenhar no mundo e pode contribuir de maneira única. Se você está enfrentando dificuldades em encontrar um sentido de valor pessoal, considerar a ajuda de um psicólogo ou terapeuta pode ser um passo valioso. Eles podem auxiliá-lo a explorar suas preocupações e desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo. Encontrar significado e valor em sua própria jornada é um processo pessoal contínuo, e o autoconhecimento desempenha um papel fundamental nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 230
Boa pergunta! O que seria para você?
Apesar da nossa ilusão, temos mais dúvidas do que certezas na vida. O importante é questionar. É claro que ter dúvida e questões sobre a vida não é nada confortável e até mesmo angustiante. Mas o confortável é ficar no mesmo, do que adianta?
Abs
Na perspectiva da psicanálise, o medo de reviver experiências passadas e a busca por respostas são reflexos do inconsciente buscando resolver conflitos não resolvidos. A dúvida sobre o valor de uma pessoa pode estar ligada à necessidade de autoconhecimento e à busca por reconhecimento e validação externa. Essa reflexão pode ser uma oportunidade para explorar questões emocionais mais profundas e entender melhor suas próprias necessidades e valores. Sugeriria uma análise pessoal mais aprofundada com um psicanalista para explorar esses temas e encontrar respostas significativas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 140