Meu filho sempre foi uma criança quieta, dificilmente chorava desde bebê, hoje com 16 anos ele conti

15 respostas
Meu filho sempre foi uma criança quieta, dificilmente chorava desde bebê, hoje com 16 anos ele continua sendo quieto, mas se estressa muito rápido ao ponto de socar a parede, hoje ele quebrou o 2° celular dele em um momento de raiva.
Quando tento conversar e entender o que ele tem, ele não consegue explicar e se isola, prefere dormir.

O que pode ser? Eu não acho q seja algo normal, e ele está sempre ouvindo música, ele sempre foi nervoso, ao ponto de se estressar com piadinhas feitas pela a irmã, mas agora tem piorado muito.
Alguém poderia me ajudar?
Olá. A raiva é uma emoção, então é natural sentir raiva em alguns momentos, mas pelo seu relato parece que a raiva tem atrapalhado seu filho, é importante que ele tenha um espaço de escuta e acolhimento para compreender os porquês dessa raiva , até pelo fato de parecer ser a emoção mais predominante para ele. Aconselho que conversem sobre o que tem observado e procurem um psicólogo/ psicanalista para que possa ajudá-lo. Caso queira marcar uma entrevista estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Olá! Espero que esteja bem. Com base apenas no seu relato, é quase impossível responder à sua pergunta sobre o que pode estar causando esses comportamentos em seu filho. A adolescência é uma fase de muitas mudanças e pode ser um momento de muita confusão, levando os jovens a muitas vezes buscarem esse isolamento que você descreve em seu relato. Tentar conversar e estar disponível para ajudá-lo no que quer que esteja causando esse nervosismo pode ser um bom caminho. A psicoterapia também pode ser uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a entender melhor tudo o que ele está passando, mas somente se ele aceitá-la como uma possibilidade. Além disso, a psicoterapia também pode ser uma ferramenta para você, te auxiliando a lidar melhor com essa situação e em consequência conseguindo auxiliar melhor o seu filho. Espero ter ajudado e me coloca à disposição caso possa ajudar em algo mais. Abraços!
Parece que o seu filho está encontrando dificuldades em lidar com a raiva e o estresse, manifestando isso de maneira física, como socar a parede e quebrar objetos. Essa pode ser a forma dele expressar a intensidade dessas emoções. Recomendo considerar a busca por ajuda profissional, como a psicoterapia, que pode ajudá-lo a compreender e gerenciar esses sentimentos para lidar de maneira mais saudável com as emoções.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, pelo seu relato podemos criar algumas hipóteses, como a dificuldade no manejo da raiva e habilidades sociais e até mesmo a dificuldade com o manejo de frustrações.
Porém recomendo a busca de um profissional, pois esse sentimento de raiva pode ser um sintoma de algo a mais.
Espero ter ajudado :)
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 120
Há um saber que não se sabe sobre essa raiva dele. Para o seu filho ter a possibilidade de fala e expressão dos significados dessa emoção, ele precisará estar diante de uma escuta qualificada profissional que o ajudará a compreender e ressignificar esses comportamentos. Tem uma necessidade de entender mais informações a respeito do tempo que ele apresentou e da percepção disso pelos responsáveis quando criança em ambientes familiares, escolares e sociais. Procure ajuda psicológica, integre-o ao processo de procura por um(a) psicólogo(a) e caso seja difícil, também busque ajuda para saber lidar com seu filho.
Olá! Para realmente ajudar eu sugiro uma terapia familiar ou individual para ele. Todos precisamos de terapia para ampliar o campo de visão, percepção, diálogo de qualidade, manifestações de afeto. Em terapia o profissional vai te orientar e ajudá-lo a lidar com as questões pessoais dele. Fazer terapia faz toda a diferença na qualidade de vida. Cordialmente
Olá, parece que seu filho está com dificuldades em compreender suas emoções, e a que mais predomina é a raiva e ele não está conseguindo controlá-la, não consegue lidar com a frustração e agora pode estar em sofrimento, recomendo que procurem ajuda é importante que ele receba acolhimento e um psicólogo que o ajude com suas dificuldades. O apoio da família é muito importante, me coloco a disposição.
Olá, pelo seu relato seu filho sempre foi calado e não era muito de expressar emoções. O fato de não expressar não quer dizer que não sentia. Muitas questões se afloram na adolescência, uma fase de muitas mudanças difíceis de processar. Sugiro que procure um profissional para ajudá-los. Seu filho precisa ser ouvido para que entenda suas emoções. Fico a disposição, abraços
Olá bom dia! A adolescência é um período do nosso desenvolvimento marcado por muitas mudanças em vários âmbitos da vida, sejam elas físicas, hormonais, emocionais, sociais, enfim é um transição importante com muitos marcos que podem ser vividos e sentidos de maneira muito intensa de acordo com cada indivíduo. A raiva é uma emoção, e não há problema algum em sentir que está com raiva, o problema pode ser na maneira como essa emoção está sendo expressa, que neste caso parece não estar sendo funcional e trazendo sofrimento. É importante buscar psicoterapia para o seu filho e para a família, pra que todos possam ter um lugar de expressão e cuidar juntos do que acontece. A expressão adequada das emoções leva a auto regulação.
No seu relato fica claro que desde a infância ele já tinha dificuldades em expressar as emoções, provavelmente ele já sofreu muito. O fato de estar sempre quieto, com fone de ouvido é preocupante. E agora na adolescência a intensidade aumentou e faz com ele expresse de maneira violenta as emoções. Sugiro que vocês busquem o psicólogo para entender melhor o caso. Talvez uma avaliação Psicológica possa esclarecer os sintomas.
Olá a adolescencia e um periodo com muitas confusões de emoçoes e sentimentos, pelo seu relato ele esta com dificuldade em lidar com essa emoção ou e uma forma que ele tem para chamar a atenção em algum ponto da sua vida que talvez não esteja gostando, ao poucos e em familia vai conversando com ele, deixando o falar sempre que ele abrir esse espaço mais do que escutar e acolher esse sentimento. Quando ele tiver esse pico de estresse aguarda passar essa raiva e se possivel ou no outro dia sem brigar chama-lo para conversar e tentar entender o questionando sobre o ocorrido e o que vocês podem fazer para amenizar esta situação.
Espero ter ajudado e um pouco mais complicado explorar o tema devido a falta de mais informações mas caso precise conversar, fico a disposição.
Abraços
Olá! Você relata que desde pequeno o seu filho apresenta dificuldade em expressar suas emoções. Na infância era quieto e agora expressa sua raiva de forma incontrolada como esmurrar a parede e joga o celular no chão. O importante é abrir um canal de comunicação com ele, sem julgamento, mas com acolhimento e caso não seja possível busque ajuda profissional. A psicoterapia é um trabalho de autoconhecimento que o ajudará a encontrar respostas/causa deste comportamento e como lidar com as suas emoções. Realizo tabalho com adolescentes e fico à disposição. Abraços
Sem enrolação, seu filho se beneficiaria do acompanhamento de um psicólogo. Ele precisa de um profissional que gere identificação e afinidade para se sentir em um espaço de abertura e possa então ser acolhido. Não há dúvidas que seu filho está com dificuldade de gerenciar as próprias emoções, especialmente a raiva. Quebrar objetos e esmurrar a parede são maneiras muito mal adaptativas de expressar esse sentimento, podendo causar consequências negativas para ele e para as pessoas em volta. Na terapia ele terá a oportunidade de investigar as raízes desse descontrole emocional, assim como desenvolver estratégias de manejo mais funcionais, substituindo gradativamente suas respostas e flexibilizando suas capacidades cognitivas. A adolescência é uma fase intensa em nível emocional, devido uma série de alterações hormonais, a transição entre infância e vida adulta e todas as circunstâncias sociais que podem ser expostas. Sendo assim, não hesite em buscar essa ajuda. Fiquem em paz, delicado abraço!
Entendo sua preocupação com seu filho e agradeço por compartilhar suas preocupações. Compreendo que você esteja buscando respostas e orientações sobre o comportamento dele, que parece estar causando angústia e preocupação na família.

A primeira coisa que eu gostaria de salientar é que, com base no relato que você me deu, há uma série de elementos que sugerem que seu filho está passando por um momento desafiador para ele próprio. No entanto, é importante ressaltar que a compreensão completa do que ele está passando requer uma avaliação mais aprofundada, e isso só pode ser feito através de uma conversa aberta e carinhosa com ele.

A adolescência é um período de muitas mudanças físicas, emocionais e sociais. É uma fase em que os jovens estão descobrindo sua identidade, lidando com pressões externas e internas, e navegando por novas experiências. Reações intensas e repentinas, como o comportamento agressivo ou explosivo que você descreveu, podem ser indicativos de um desequilíbrio emocional que ele está enfrentando.

Mas é comum que os adolescentes tenham dificuldade em expressar o que estão sentindo. Muitas vezes, eles próprios não compreendem completamente suas emoções e reações. Nesse sentido, é essencial oferecer um ambiente seguro e acolhedor para que ele se sinta confortável em compartilhar seus sentimentos e preocupações, mesmo que inicialmente ele possa resistir a isso.

Entendo que pode ser difícil para você lidar com essa situação, mas é importante que você mantenha a calma e a paciência. Seu filho precisa sentir que pode confiar em você e que você está lá para apoiá-lo, independentemente dos desafios que ele esteja enfrentando.

Eu recomendaria que você considere buscar a ajuda de um profissional qualificado, como um psicólogo especializado em terapia familiar ou terapia adolescente. Uma abordagem terapêutica pode ajudar tanto você quanto seu filho a entenderem melhor o que está acontecendo e a desenvolverem estratégias para lidar com isso de maneira saudável.

Enquanto isso, continue mostrando amor, compreensão e apoio ao seu filho. Esteja presente para ele, ouça-o atentamente e valide seus sentimentos. Ao mesmo tempo, é importante estabelecer limites claros em relação ao comportamento agressivo, ajudando seu filho a buscar alternativas mais saudáveis para lidar com a raiva e o estresse.

Lembre-se de que essa é uma fase passageira da vida de seu filho e que, com o apoio adequado, ele será capaz de superar esses desafios e se desenvolver intelectual e emocionalmente.

Estou aqui para ajudá-la no que for necessário e desejo a você e sua família todo o apoio e orientação necessários durante este período difícil.
Olá... Quando temos filhos buscamos observar e compreender as atitudes deles... E por vezes os pais ficam sem saber ao que recorrer. São muitas as hipóteses a serem consideradas com essa atitude explosiva. Pode configurar algum diagnóstico diferencial ou ser apenas uma desregulação emocional devido as alterações hormonais próprias da adolescência. Existe mais de uma opção de ajuda nesses casos que posso te oferecer. Tenho formação em cognitiva-comportamental e terapia familiar sistêmica. Você pode sugerir a ele uma terapia onde pode ser realizada uma avaliação para verificar o que está acontecendo e no caso dele não aceitar eu faço mentoria com pais. Um formato totalmente personalizado para ajudar mãe e pai a aprenderem estratégias que levarão vocês e seus filhos a um relacionamento próximo e saudável para a vida familiar. Te convido a entrar no meu perfil e agendar uma consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!