Meu filho tem 14 anos e foi diagnosticado com escoliose idiopática com grau 61. A cirurgia é o único

3 respostas
Meu filho tem 14 anos e foi diagnosticado com escoliose idiopática com grau 61. A cirurgia é o único tratamento ? Quais os riscos ?
Dr. Bruno Côrtes
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Certamente sim. Terá de ser operado. Ele poderá piorar e começar a ter problemas pulmonares. As técnicas atuais são cada dia mais seguras, mas complicações podem existir sim, inclusive paraplegia ( rara hoje em dia ). De qq modo, certamente ele terá de ser operado e terá uma vida normal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Nelson Astur Neto
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
Se estas medidas estão realmente corretas e a curva principal da escoliose dele tem 61 graus, caso não ele não tenha nenhuma contra-indicação, o tratamento realmente é cirúrgico. Os objetivos da cirurgião são, em ordem de importância: parar a progressão da curva para não piorar ainda mais, equilibrar o tronco do paciente em relação à pelve, e por fim, estética para deixar a coluna o mais corrigida possível dentro dos parâmetros de segurança. Os riscos envolvidos são o de qualquer cirurgia de grande porte como perda de sangue e infecção. Os riscos neurológicos existem mas são raros quando feito tudo com segurança e monitorização neurofisiológica intraoperatória. Converse com o médico especialista em escoliose do seu filho e tire suas dúvidas antes de qualquer procedimento.
Dr. Alberto Gotfryd
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
A partir dos 45 graus, em crianças e adolescentes, a cirurgia é o melhor tratamento para indivíduos com escoliose. O motivo é que a partir dessa angulação, espera-se que a curva mantenha progressão, o que leva a riscos, como falta de ar (a partir dos 60 graus), dor crônica nas costas, além de questões estéticas. Atualmente, a cirurgia de escoliose tem riscos baixos e controlados, fatos que justificam sua realização. Alberto.

Especialistas

Jailson Franco Freitas

Jailson Franco Freitas

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Salvador

Renata Belli França

Renata Belli França

Fisioterapeuta

Blumenau

Thiago Pedro Alves

Thiago Pedro Alves

Ortopedista - traumatologista

Caruaru

Isaac Bertuol

Isaac Bertuol

Neurocirurgião

Lajeado

Francisco Bottino

Francisco Bottino

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 618 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.