Meu filho tem 18 anos e depois que começou tomar risperidona, teve sequência de infecção respiratóri

3 respostas
Meu filho tem 18 anos e depois que começou tomar risperidona, teve sequência de infecção respiratória e urinária, pode ser da Risperidona?
Infecções como as que relatou são causadas por microrganismos(bactérias, vírus,fungos) então, a princípio não teriam relação com o uso da Risperidona. Porém, há casos raros, em pessoas predispostas, em que o uso da risperidona pode ter como efeito colateral a queda das células de defesa do organismo, dificultando a proteção a esses microrganismos. É um efeito raro. Em caso de suspeita, a pessoa deve ser avaliada pelo psiquiatra assistente e clínico com avaliação de hemogramas completos(com leucograma) seriados. converse com o médico dele.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Dumont
Psiquiatra
Belo Horizonte
mbora não seja comum, o uso de risperidona pode, em alguns casos, afetar o sistema imunológico ou causar alterações no corpo que tornem uma pessoa mais suscetível a infecções, incluindo as respiratórias e urinárias. A risperidona é um antipsicótico e, entre seus efeitos colaterais, pode causar sedação, ganho de peso e, em algumas situações, alterações hormonais ou metabólicas que podem influenciar a função do sistema imunológico. Isso pode, em teoria, aumentar a predisposição a infecções.

No entanto, infecções respiratórias e urinárias podem ser causadas por uma série de fatores, incluindo bactérias, vírus, hábitos de higiene ou até condições de saúde pré-existentes, e o fato delas ocorrerem após o início da medicação pode ser uma coincidência ou uma situação que precisa ser investigada mais a fundo.

É muito importante que você converse com o médico que prescreveu a risperidona. Ele pode avaliar se o medicamento pode estar contribuindo para essas infecções ou se há outro fator envolvido, além de considerar ajustes no tratamento se necessário. O médico pode também investigar mais profundamente as causas dessas infecções recorrentes e avaliar se é necessário mudar a medicação ou adotar outras abordagens no tratamento.
Dra. Naarai Camboim
Psiquiatra, Médico de família, Psicanalista
Florianópolis
A risperidona pode causar alguns efeitos colaterais, como sonolência, alterações metabólicas, ganho de peso e, em alguns casos, redução da imunidade por diminuir a produção de glóbulos brancos. Isso pode deixar a pessoa mais vulnerável a infecções mas friso que não é um efeito comum, sempre se deve investigar outras causas.

Como o seu filho teve episódios repetidos de infecção após iniciar o uso, é importante não suspender o remédio por conta própria, mas procurar o médico que prescreveu para avaliar se existe relação com a medicação ou se há outra causa.

Se ele estiver com febre alta, fraqueza, sangramentos ou infecções recorrentes, pode ser necessário solicitar exames de sangue e reavaliar a conduta. O acompanhamento médico é fundamental para garantir a segurança e a eficácia do tratamento

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 143 perguntas sobre Risperidon 2Mg-C/20Cps.
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.