Meu filho tem 18 anos e vai começar a usar ritalina ele dorme muito tarde, será que irá ajudar a ter

2 respostas
Meu filho tem 18 anos e vai começar a usar ritalina ele dorme muito tarde, será que irá ajudar a ter sono também?
Olá. Não necessariamente. O metilfenidato (Ritalina) não age diretamente no sono, mas ao tratar o TDAH pode ajudar a regular as atividades e o funcionamento do paciente levando a uma melhor regulação do sono. Mas isso de nada vai adiantar se não houver uma mudança de alguns hábitos como uso excessivo de telas, ausência de atividade física e alimentação adequada.

A ritalina não irá ajudar diretamente no sono. Mas indiretamente poderá ajudar, pois se o seu filho tiver realmente TDAH o remédio vai ajuda-lo a se organizar melhor e ter mais qualidade de vida.
É fundamental que ele adote medidas de higiene do sono, como as seguintes:

otina Regular do Sono:

Estabeleça um horário consistente para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana. Isso ajuda a regular o relógio biológico.
Crie um Ambiente Confortável:

Mantenha o quarto escuro, silencioso e em uma temperatura agradável.
Vista em um colchão e travesseiros confortáveis.
Evite Estímulos Eletrônicos:

Desligue dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores, pelo menos 30 minutos antes de dormir. A luz azul desses dispositivos pode interferir nos padrões de sono.
Atividade Física Regular:

Pratique exercícios regularmente, mas evite atividades intensas perto da hora de dormir.
Evite Cafeína e Nicotina:

Evite cafeína e nicotina, especialmente à tarde e à noite. Essas substâncias são estimulantes que podem melhorar o sono.
Alimentação Saudável:

Evite refeições pesadas e picantes à noite. Um lanche leve antes de dormir pode ser mais adequado.
Estabeleça uma Rotina Relaxante:

Desenvolva uma rotina relaxante antes de dormir, como ler um livro.