Meu filho tem 2 anos e 2 meses e foi diagnosticado com um atraso de fala, o médico receitou depakene

11 respostas
Meu filho tem 2 anos e 2 meses e foi diagnosticado com um atraso de fala, o médico receitou depakene mais uma manipulação de Triptofano, vit B6 e Pantopenato de cálcio, qual o efeito destas medicações no processo de aquisição de fala?
O atraso da fala pode ter vários motivos. Assim, você deve perguntar ao médico se seu filho tem algum diagnóstico neurológico ou psiquiátrico e qual é. Com base nisto que é possível saber qual o tratamento mais indicado. Peça ao médico estes esclarecimentos, pessoalmente.

Concordo com o Dr. Ivan, independente disso, vale a pena fazer uma Avaliação com Fonoaudiólogo, depois disso, tratar com terapia, além da medicação, caso se faça necessário a mesma.
Depende do diagnóstico do seu filho.
Essas informações só seu médico poderá lhe dar, mas é muito importante deixar bem claro que a medicação não faz nada sozinha em relação ao desenvolvimento da linguagem. Pode ajudar a deixar a criança mais receptiva para o processo terapêutico, mas em casos de atrasos não substitui a terapia Fonoaudiológica em nenhum aspecto.
Procure uma Fonoaudióloga especialista em Linguagem (mais especificamente Retardo de Aquisição de Linguagem).
Boa sorte.
boa tarde, as medicações que o medico receitou provavelmente será para reduzir a agitação e com isso seu filho mais calmo, concentre-se melhor e tenha uma auto -escuta o que favorece juntamente com fonoterapia o desenvolvimento das habilidades linguisticas e manifeste o desenvolvimento da fala.
O atraso de linguagem podem ter diversas causas, para o médico ter prescrito medicações deve ter algo que deva ser tratado o que somente o médico que avaliou seu filho poderá responder. Quanto ao atraso de linguagem apenas o fonoaudiòlogo e a fonoterapia poderá trabalhar o processo de linguagem, não existindo medicação que a substitua.
Olá, concordo com os profissionais acima. O médico precisa explicar detalhadamente os efeitos de cada medicação receitados e também os efeitos colaterais que possam acontecer com uma criança desta idade, para que fique atenta, tendo certeza e segurança de que todos os medicamentos estão fazendo o efeito correto. Além disso, é muito importante que faça uma Avaliação com um Fonoaudiólogo especialista nos problemas diagnosticados para seu filho. A medicação facilita o processo de aquisição de linguagem a partir do momento em que há estimulação de linguagem por um profissional. Ela sozinha não provoca melhora de 100% do quadro.
Tire suas dúvidas com o médico que está tratando dele, pergunte sobre as medicações, efeitos colaterais, objetivos e por que ele está receitando tais medicações. Assim você estaria com mais dados sobre a objetividade do tratamento proposto por ele e o diagnóstico e prognóstico dele. O atraso de linguagem em uma criança, dentro da visão fonoaudiológica, trabalho de forma holística, o paciente como um todo, pode ocorrer por "n"fatores. Ele já foi submetido à um exame clínico otorrinolaringológico com audiometria? Uma das principais entradas da linguagem é pela audição, se tiver algum impedimento, pode ser até um tampãozinho de cera, algo fisiológico e de fácil remoção, a linguagem estará sendo recebida de forma distorcida por ele. Outra: como seria a dinâmica familiar com relação a atender aos desejos dele, ele aponta o que deseja e a família resolve a questão? Essa conduta não cria a ponte necessária da linguagem e sim uma acomodação e não se esforçar para se comunicar de forma usual. Enfim muitas questões envolvidas, um profissional da área poderia avaliá-lo e orientar de forma própria para ele e assim em breve estaria colhendo os frutos de uma comunicação mais rica por parte dele com as pessoas ao seu redor.
Como já foi dito, é importante saber se há algum diagnóstico neurológico e, de qualquer maneira , uma avaliação Fonoaudiológica contribuiria para o diagnóstico e definição dos tratamentos necessários.
A medicaçao vai ajudar se tiver algum problema neurologico
para crianças nesta faixa etaria muita medicaçao as vezes atrapalha odesenvolvimento
Avaliaçao e atendimento de fonoaudiologia e necessario para desenvolver a linguagem
Fale com seu médico pessoalmente, se ele não souber responder ou se você não sente liberdade para perguntar, procure um médico que responda suas dúvidas e te oriente sobre a conduta medicamentosa. Mas aconselho realizar uma avaliação fonoaudiológica para analisar a questão da aquisição de linguagem. Como meus colegas falaram, se não tiver nada orgânico neurológico/psiquiátrico que justifique o uso do medicamento apenas a terapia fonoaudiológica é sugerida.
Olá, a indicação dos medicamentos e suplemento vitamínico receitados pelo médico, caso tenha ficado em dúvida, deve ser esclarecida por ele... Muitas vezes, nos sentimos constrangidos em perguntar para o médico o porque dele ter receitado algum medicamento, mas isso faz parte do atendimento. Sugiro que ligue para ele e esclareça suas dúvidas, você irá ter mais segurança em aderir ao tratamento.
Com relação aos medicamentos e o atraso de linguagem, o ideal é fazer uma avaliação com um fonoaudiólogo, que além de avaliar, irá entrar em contato com o médico para trocar informações.
É muito vantajoso o relacionamento multidisciplinar, entre o médico e outros profissionais da saúde. Todos saem ganhando, principalmente o paciente. Boa sorte!!