Meu filho tem 2 anos e está com artrite reumatóide juvenil crônica. No começo ele tomava prednisolon

2 respostas
Meu filho tem 2 anos e está com artrite reumatóide juvenil crônica. No começo ele tomava prednisolona depois o médico proibiu e começou com o mtx. Só que meu filho não anda, sente muita dor e está com as pernas atrofiadas. Sem autorização estou dando o prednisolona e ele muda da água pro vinho. Não sente dores e até fica de pé. Já relater isso pro reumato mas ele insiste em proibir. O que faço?
Meu filho precisa brincar, correr e ele está se arrastando como um aleijado.
Dra. Christina Pelajo
Reumatologista pediátrico
Curitiba
Olá! Como mãe, compreendo sua angústia em relação às dores do seu filho. De fato a prednisolona apresenta um efeito excelente, porém, não deve ser administrada por conta própria, pois a longo prazo gera diversos efeitos colaterais. Tendo dito isso, hoje em dia temos inúmeras opções para o tratamento da artrite idiopática juvenil (artrite reumatoide juvenil) e nenhuma criança precisa conviver com a dor ou ter sequelas. Procure uma reumatologista pediátrica para cuidar do seu filho e garantir que ele possa correr e brincar sem dor e não precise mais usar corticoide. :)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rodolfo  Tome Soveral
Reumatologista pediátrico
Porto Alegre
Olá, entendo sua preocupação com o sofrimento do seu filho. A artrite reumatoide juvenil crônica pode causar muita dor e dificuldade de movimento. A prednisolona é eficaz no alívio imediato dos sintomas, mas seu uso prolongado pode ter efeitos colaterais sérios, como atrasos no crescimento, enfraquecimento ósseo, e aumento da pressão arterial, entre outros. O metotrexato (MTX), que foi prescrito pelo reumatologista, pode demorar um pouco mais para fazer efeito, pois age de forma mais gradual para controlar a inflamação a longo prazo. Também é importante considerar terapias complementares, como fisioterapia e hidroterapia, que podem ajudar a melhorar a mobilidade e a qualidade de vida do seu filho. Recomendo discutir novamente com o médico, levando em consideração o tempo de ação do MTX, as opções de tratamentos adicionais e a necessidade de ajustes no manejo da doença para promover o bem-estar dele de forma segura.

Especialistas

Micheline Sulzbacher Batista

Micheline Sulzbacher Batista

Reumatologista

Santa Cruz Do Sul

Querolai Gadelha

Querolai Gadelha

Reumatologista

Porto Velho

José Sávio Menezes Parente

José Sávio Menezes Parente

Reumatologista pediátrico, Pediatra

Fortaleza

Maria Ana Vicente Guimarães

Maria Ana Vicente Guimarães

Reumatologista

Santo Antônio Da Platina

Luiz Eduardo Valente

Luiz Eduardo Valente

Reumatologista

Bauru

Oscar Ayala

Oscar Ayala

Médico clínico geral, Médico de família

Navegantes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 267 perguntas sobre Artrite Reumatóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.