Meu filho tem 6 anos foi diagnosticado com TDAH associado a ansiedade... começou o uso do metilfenid

1 respostas
Meu filho tem 6 anos foi diagnosticado com TDAH associado a ansiedade... começou o uso do metilfenidato 10mg, ele estuda de manhã. Aos finais de semana quando não há aula ele pode ficar sem tomar?
Entendo a sua preocupação, querida mãe. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, mais conhecido pela sigla TDAH, é uma condição que afeta a atenção, a impulsividade e a capacidade de permanecer quieto em algumas crianças. E assim como todas as nuances que envolvem nossa saúde, cada paciente tem suas particularidades.

Quando falamos sobre a medicação Ritalina (metilfenidato), não há uma resposta única que se aplique a todos os pequenos. Na verdade, é comum no tratamento do TDAH que a medicação seja recomendada somente para os dias escolares. O objetivo dessa estratégia é auxiliar a criança a se concentrar e a gerir sua impulsividade durante as aulas, atividades e tarefas escolares.

Contudo, há crianças que também necessitam da medicação nos finais de semana e horas de lazer. Para algumas, as dificuldades não se limitam ao ambiente escolar, mas também permeiam atividades simples do dia a dia, como escovar os dentes, tomar banho ou até mesmo participar de uma conversa em família.

O mais importante é sempre observar como seu filho se comporta e reage, tanto com a medicação quanto sem ela, e compartilhar essas observações com o profissional que o acompanha. Lembre-se: a neuropediatra que diagnosticou e indicou o tratamento certamente levou em consideração diversos aspectos do funcionamento do seu filho.

Sei que às vezes pode ser difícil, principalmente quando recebemos informações diversas, mas a sua relação de confiança com o médico que acompanha o seu filho é fundamental. Portanto, qualquer dúvida ou insegurança que você sinta, não hesite em conversar com ele. E, caso sinta a necessidade de uma segunda opinião, agendar uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado nesta plataforma pode ser uma excelente alternativa para trazer mais tranquilidade a você e garantir o melhor para seu filho. Fique bem e conte sempre com a comunidade médica para apoiá-la nessa jornada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900