Meu filho tem 7 anos e descobri q é portador de ambliopia pois, tem 9 graus de miopia em um dos olhos.

3 respostas
Meu filho tem 7 anos e descobri q é portador de ambliopia pois, tem 9 graus de miopia em um dos olhos. Está usando o tampão mas gostaria de saber se há algum outro tratamento , uma vez q os médicos dizem q ele está na idade limite para tentar reverter essa ambliopia..
Dra. Bruna Lana Ducca
Oftalmologista
São Paulo
Olá!
A visão na criança se desenvolve até os 7 a 8 anos de idade. É verdade que, se a ambliopia for tratada antes dessa época, os resultados são melhores; mas ha alguns fatores que favorecem os resultados do tratamento com o tampão, como o tipo da ambliopia ( os casos de miopia são mais favoráveis) e se o paciente já usou tampão no passado (se não usou, há mais chances de melhorar). O tratamento mais eficaz para a ambliopia continua sendo a oclusão ( além do uso constante dos óculos). Há outras modalidades de tratamento, como colírio de Atropina, e a estimulação binocular, mas elas não são a escolha inicial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Ana Carolina Cassiano
Oftalmologista
São Paulo
A ambliopia é consequencia da falta de estímulo visual durante a maturação das vias ópticas ("nervos" que levam a informação da imagem que se forma no olho até o cérebro para que a gente intérprete o que está vendo). Quando um olho tem um grau muito alto não corrigido, o cérebro não interpreta essa imagem e acaba "deixando essa imagem borrada de lado". Sendo assim, apenas a visão do olho bom é estimulada. Essa maturação se dá principalmente até os 7 anos de idade, mas pode ir até os 12 anos. A melhor maneira de estimular a visão do olho "ruim" é a correção óptica com óculos ou lentes de contato e ocluir o olho bom (para "forçar" a visão do olho bom).
Se houver uma melhora com o tratamento com o tampão, continuamos até conseguirmos o melhor resultado possível! O tratamento com tampão deve ser feito adequadamente e deve ser acompanhado bem de perto pelo oftalmologista.
Vamos por partes! A descoberta de uma diferença de graus tão grande entre os dois olhos (Anisometropia) aos 7 anos de idade, sem dúvidas é tardia! Deveria ter sido verificada e tratada com a prescrição de óculos ainda no primeiro ano de vida. Esse é um dos motivos de indicarmos a primeira avaliação oftalmológica na criança entre 6 e 12 meses de idade. No entanto, antes tarde do que nunca! Anisometropias são grandes causadoras de Ambliopia, que é a falta de desenvolvimento da visão pela ausência de estímulo visual adequado (olho preguiçoso). Em casos como o de seu filho, sem dúvida, as primeiras providências são a prescrição e o uso constante das lentes corretivas prescritas. Posteriormente, a avaliação criteriosa de um médico oftalmopediatra verificará a necessidade de associação a outras terapêuticas, como a oclusão.

Especialistas

Acilino Leite de Oliveira Neto

Acilino Leite de Oliveira Neto

Oftalmologista, Médico de tráfego

Teresina

Manuella Neves da Rocha Nader

Manuella Neves da Rocha Nader

Oftalmologista

Brasília

Rosane Corrêa

Rosane Corrêa

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Maiara Morais Alencar

Maiara Morais Alencar

Oftalmologista

João Pessoa

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 203 perguntas sobre Ambliopia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.