Meu filho tem perda auditiva bilateral moderada, ele usa o aparelho auditivo e fala muito bem e quan

26 respostas
Meu filho tem perda auditiva bilateral moderada, ele usa o aparelho auditivo e fala muito bem e quando está com os aparelhos ele ouve bem, o sonho dele é ser bombeiro e ele está se preparando pra isso .
Mas acho que não vão aceitamos, e não sei como falar isso com ele pois é difícil vc falar com o seu filho que seu maior sonho não vai se concretizar. Não sei como resolver essa situação?
Boa tarde, não sei como funciona o concurso para bombeiros, mas em primeiro lugar você deve procurar saber se realmente é um fator desclassificatório, como você disse "você acha" então busca a certeza primeiro. Depois como qualquer outra situação é necessário ter muito dialogo. Espero ter ajudado, abraços...

Boa tarde! Entre em contato com o corpo de bombeiros para ter certeza do processo seletivo e se tem a possibilidade do seu filho passar pelas etapas de contratação. Se você está tendo dificuldade para conversar com ele sobre esse assunto, busque atendimento psicológico, pois um profissional da psicologia pode ajudá-lo a lidar com a frustração e passar as orientações para você.
Boa tarde. Uma estratégia interessante para esse caso seria buscar auxílio de um psicólogo especializado em orientação profissional. Vocês receberão informações sobre as diversas carreiras e suas exigências, e caso a limitação auditiva seja realmente um fator impeditivo, terão a oportunidade de discutir alternativas e descobrir outras aptidões e interesses. Paralelamente, a frustração que eventualmente emerja poderá ser trabalhada adequadamente, evitando um sofrimento maior. Boa sorte!
Você não coloca a idade do seu filho e como ele está se preparando para a carreira de bombeiro. Acho interessante voce pedir para ele pesquisar mais sobre a carreira. Não podemos ficar poupando nossos filhos das situações que ele tem que enfrentar, só assim vc estará ajudando com que ele cresça.
Em primeiro lugar você e seu filho devem buscar informações sobre o processo seletivo para bombeiros para que possam ter certeza se é possível ou não seguir essa carreira. Em caso de confirmação da pior hipótese (não ser possível seguir essa carreira), é importante que ele tenha conhecimento disso para que possa buscar outros objetivos. Caso não consigam passar por esse processo sozinhos, um psicólogo poderá ajudá-los.
Existem muitos concursos que abrem vagas para pessoas com necessidades especiais. O ideal é procurar algum edital, de preferência o mais recente para verificar se essa possibilidade existe.
De qualquer maneira, não omita. Fale a verdade pois não ser capaz de fazer algo na vida atravessa a todos nós independentemente de ter ou não alguma necessidade especia. Logo, isso não deve ser impedimento para esclarecer essa questão e evitar um prolongamento de um sofrimento que possa advir por uma postura de proteção que no caso, pode causar mais danos que resultados positivos.
Veja no edital é possivel que ele possa sim ser bombeiro dependendo da função, terapia pode ajuda-lo a superar fustrações caso seja esse o problema.
Investigar sobre normas para ocupar as vagas no corpo de bombeiros, pois ele poderá se encaixar em algum setor.
Encaminhar para profissionais da área de Psicologia para trabalhar questões psicológicas que estejam interferindo na escolha do papel profissional.
Terapia familiar ,também pode ajudar.
Bom Dia, você não nos informou a idade do seu filho, que é fundamental para entendermos melhor o momento atual dele, se ele poderá buscar sozinho as informações, ou se ainda é um sonho de criança.
Olá! É comum os pais tentarem ao máximo evitar que seus filhos sofram, que não passem frustrações ou situações desagradáveis. Além de ser impossível impedir que isso ocorra, as frustrações fazem parte da vida. Seu filho vai se decepcionar, sim, muitas vezes, e isso é bom para ele. Só passando por essas situações e aprendendo a lidar com elas é possível adquirir habilidades importantes para toda a vida, como perseverança, paciência, empatia e flexibilidade. Na situação mencionada acima, se a carreira de bombeiro é o grande interesse dele, estimule a procurar informações sobre as possibilidades de não conseguir. É importante ele descobrir as limitações e buscar a possível superação. Esteja ao lado dele para dar o apoio necessário.
Independente de seu filho ser aceito ou não,acho importante qualquer pessoa aprender e ser tolerante a frustrações,isso faz parte da educação que devemos dar aos nossos filhos.
Não é seu papel dizer isso a ele.. você precisa deixar ele tentar ou descobrir que este é um fator que o desqualifique e, caso seja, ele vai aprender a lidar com a frustração. É possível que encontre outra função nos bombeiros ou se apaixone por outra profissão...se ficar difícil, oriente a ele a buscar ajuda profissional de um psicólogo, para lidar com isso.

Apoie seu filho e busque pra você a Psicoterapia também, talvez seja importante um direcionamento neste momento de transição dele, trabalhar a sua aceitação das condições de seu filho.
Boa tarde, não chegue a conclusoes sozinha se deixe ajudar de algum profissional de psicologia bem como de alguem do corpo de bombeiro para saber quais os criterios de admição a corporação. Uma limitação nem sempre é causa de exclusão, mas se for, tente ajudar seu filho a abrir o leque das possibilidade de realização para alcançar o que deseja pra sua vida. Procure ajuda dos profissionais.
Há dois pontos importantes a serem pensados com cuidado nesta situação. A verificação de que perda bilateral esteja enquadrada como deficiência e comento, pois realizo atendimentos com aparelho auditivo pelo mesmo motivo e segundo se o concurso "diz" algo a respeito desta condição. Algumas vezes a dificuldade de lidar com esse tipo de situação requer um campo maior de visualizar as possibilidades que se têm diante de tal situação e para compreender consigo mesma quais são essas barreiras procure um psicólogo para ajudá-la no diálogo entre você e seu filho.
Olá. Concordo com a colega que afirma que não é seu papel dizer a ele que ele não pode ser bombeiro. Você diz que a perda auditiva dele é moderada e a tecnologia está sempre avançando. É bem possível que a deficiência dele não seja um impedimento no futuro. O ser humano precisa sonhar e tentar realizar os seus sonhos. A tentativa é importante e as escolhas podem ser reajustadas depois. Boa sorte para o seu filho!
Olá,
Entendo sua preocupação com o seu filho.
Tem uma série de informações que são importantes para entendermos o contexto, como a idade dele, seu perfil, os requisitos obrigatórios e desejáveis para exercer a profissão de bombeiro.
O primeiro ponto é entender os requisitos direto com o órgão responsável pelo processo seletivo, principalmente os que são obrigatórios. Há posições que possuem flexibilidade para perda auditiva, poderia procurar se há um canal de contato para perguntar ao recrutador se a perda auditiva no nível apresentado, pode ser um fator limitante. Seu filho tem condições de buscar essas informações? Se sim, você poderia orienta-lo para que ele as procure.
Um psicólogo pode ajudar você a entender e a lidar com esta situação, dialogar com o seu filho.
Bem como um psicólogo com experiência em orientação profissional, também pode ajudar o seu filho, como lidar com este contexto. Precisaria entender se esses requisitos podem ou não serem desenvolvidos nele, se não puderem, poderia ser trabalhado com ele outras opções de carreira possíveis, de acordo com o seu perfil, interesses, disponibilidade para desenvolver as competências necessárias ainda não desenvolvidas.
Bem, o mais importante é entender a realidade e trabalhar com a possibilidade de frustração, ele precisa entender as possibilidades de conseguir ou não ingressar, sim a frustração pode diminuir e ter maior aceitação do problema.
Sempre a verdade é o melhor caminho, esconder pode gerar mais problemas emocionais.
Mostre os caminhos disponíveis mas não faça desistir, pois essa é uma suspeita e não uma realidade, seria bom ver quais as possibilidades de contratarem PCD na PM - grupo de Bombeiros antes de desestimulá-lo.
Abçs
Uma estratégia interessante para esse caso seria buscar auxílio de um psicólogo especializado em orientação profissional. Vocês receberão informações sobre as diversas carreiras e suas exigências, e caso a limitação auditiva seja realmente um fator impeditivo, terão a oportunidade de discutir alternativas e descobrir outras aptidões e interesses.
Olá, bem por mais que você acredita que esse problema possa ser uma barreira para a realização do sonho dele, continue o apoiando, pois como qualquer outra pessoa ele pode conseguir ou não alcançar seu objetivo, mas na trajetória dessa busca não tem como saber o que de fato irá acontecer ou se ele não encontrará algo maior do que aquele que ele sonha. Sugiro buscar um profissional especializado para ajudar tanto você quanto o seu filho no enfrentamento dessas questões. Abçs!
Olá, qual a idade de seu filho? Acredito este ser um dado muito importante para decidirmos como trabalhar melhor esta situação com a ajuda de profissional da área de psicologia.
Olá! É compreensível sua preocupação enquanto mãe, mas antes de vocês realizarem um diálogo em relação a isso, seria importante se informarem nos editais dos concursos se de fato seria um fator para impedir de exercer essa profissão. Independente de qualquer resposta, seu apoio será muito importante para seu filho, assim como uma ajuda psicológica nesse processo.
Se informe com os bombeiros, e se for o caso veja de fazer uma consulta com psicólogo, com ele junto, para explicar a situação. Também prepará-lo para as outras situações difíceis que a vida trará.
Tente conversar com ele e se achar que a reação dele está muito difícil busque ajuda profissional. Busque de preferência um psicanalista, uma vez que esse profissional faz um trabalho mais profundo, relacionado a causa do sintoma, enquanto psicólogos geralmente tratam somente os sintomas, o que aumenta as chances de reincidência. Fico a disposição para ajudar. Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online
Olá!

Entendo que queira proteger seu filho de lidar com uma (possível) frustração por não poder realizar seu maior desejo. Posso imaginar que, enquanto mãe, vê-lo sofrer com isso deva ser cortante, desanimador e, ao mesmo tempo, confuso por querer motivá-lo a cultivar seus próprios sonhos sem, entretanto, poder oferecê-lo quaisquer garantias de que os conseguirá atingir.
Sugiro, antes de tudo, que se certifique diretamente com o Corpo de Bombeiros se a condição dele seria capaz de impedi-lo por completo de exercer o ofício (mesmo que, em última instância, ocupando outras funções junto à Corporação). Se, de fato e inevitavelmente, a limitação for desqualificante, tenho certeza que se conseguir garantir um espaço para comunicá-lo sobre essa hipótese que seja, antes de tudo, de compreensão, escuta e acolhimento, permitirá que ele comece a trabalhar essa nova realidade no seu universo íntimo, dando a ele a chance de elaborar a dura notícia e de reinventar-se quanto a seus objetivos de vida.

Espero poder ter ajudado, mesmo que com breves palavras, a aplacar um pouco desse sofrimento.
Estou por aqui, se considerar necessário.
Fiquem bem. Sucesso pro seu garoto!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Primeiramente é preciso se certificar dos critérios de para ingresso nos bombeiros e, caso realmente não seja possível, ele vai precisar saber de alguma maneira. Fazer sessões de psicoterapia pode te ajudar a entender melhor como lidar com essa situação. Abraço

Como mãe, entendo a sua preocupação e a complexidade da situação que você está enfrentando. É natural querer proteger seu filho e, ao mesmo tempo, ajudá-lo a realizar seus sonhos. Lidar com a possibilidade de que esses sonhos possam não se concretizar pode ser muito difícil para ambos.
Uma abordagem seria começar pesquisando detalhes sobre o processo seletivo do corpo de bombeiros. Entre em contato com o departamento de recursos humanos ou recrutamento local para obter informações específicas sobre os critérios de seleção e se há disposições especiais para pessoas com deficiência, incluindo aquelas com perda auditiva.
Ao mesmo tempo, é importante conversar abertamente com seu filho sobre as possíveis limitações que sua condição auditiva pode representar no processo seletivo. Explique que, embora ser um bombeiro possa ser mais desafiador devido à sua perda auditiva, isso não significa que ele não possa encontrar outras maneiras de contribuir para a comunidade e realizar suas paixões.
Além disso, ajude-o a explorar outras opções de carreira e interesses que possam ser igualmente gratificantes e estimulantes para ele. Incentive-o a identificar suas habilidades únicas e a buscar oportunidades que permitam que ele as utilize plenamente.
É importante oferecer apoio emocional durante esse processo. Esteja presente para ouvir e validar os sentimentos de seu filho, e reafirme seu amor e apoio incondicionais, independentemente do resultado. Promova uma mentalidade de resiliência e autoaceitação, encorajando-o a abraçar suas próprias habilidades e conquistas, independentemente das circunstâncias externas.
Em última análise, lembre-se de que você está fazendo o melhor que pode para apoiar seu filho em seus sonhos, mesmo diante de desafios. Ao trabalhar juntos e enfrentar essa situação com amor, honestidade e compreensão mútua, vocês podem encontrar uma maneira de seguir em frente juntos, independentemente do resultado final.
Boa Sorte e sigo a disposição.
Uma abraço.