Meu ImC está em 37.2. estou muito preocupada, não tenho nenhum outro problema de saúde e tenho 28 an

17 respostas
Meu ImC está em 37.2. estou muito preocupada, não tenho nenhum outro problema de saúde e tenho 28 anos. Nesse caso minha obesidade ainda é um fator de risco?
Dra. karina assuiti
Nutrólogo, Especialista em medicina estética
Sorocaba
sim . vc esta em um nivel alto de obesidade e isso por si so ja e um problema . a chance de desenvolver doencas como hipertensao e diabetes se agrava muito no seu caso . fora outras comorbidades

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Muito, infelizmente. A obesidade é a doença que leva a gente a engordar em demasia. Com o tratamento, o peso baixa. Esse excesso de gordura sobrecarrega o corpo, aumentando o risco de diabetes, de infarto, de AVC, além de causar problemas de autoestima, depressão, ansiedade. Procure um nutrólogo, você vai ser mais feliz e mais saudável. Um abraço!
Dr. Vinicius Amatto
Nutrólogo
São Paulo
ola tudo bem?
sim, obesidade é fator de risco para diversas doenças como câncer, hipertensão arterial, avc, infarto, diabetes...
procure um especialista para lhe ajudar a emagrecer!
Com esse IMC você é considerada com Obesidade Grau II.
A obesidade por si só já é uma doença, possui CID (Código Internacional de Doenças) e é fator de risco para inúmeras doenças, como diabetes, hipertensão, câncer, problemas osteoarticular, entre outros. Apesar de não ter nenhum outro problema de saúde, estudos apontam para o desenvolvimentos dessas doenças com exposição crônica à obesidade.
Dra. Fernanda Moreira Mendes de Oliveira
Especialista em clínica médica, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Sim, esse IMC já oferece risco de várias doenças, como cancer, AVC, infarto... além do que, a obesidade por si só já é uma doença.
Dr. Mateus Osório
Nutrólogo
São Paulo
Sem dúvidas alguma! A obesidade é porta de entrada para diversas outras doenças. O tratamento consiste em diversos aspectos e é multifatorial.
Olá, sim, você se encontra no quadro de Obesidade grau II e, qualquer grau de obesidade já é fator de risco para varias outras doenças, como: Hipertensão arterial, diabetes mellitus, síndrome metabólica, etc.
É importante que faça acompanhamento com especialista em busca de emagrecimento, para melhora de todo um parâmetro metabólico no seu corpo.
Boa tarde. Sim, a obesidade é um fator de riscos para várias doenças. Mesmo que seus exames estejam normais no momento.
Dra. Yerma Lima Fugikawa
Nutrólogo, Especialista em medicina preventiva
São Paulo
a obesidade é sempre um fator de risco para várias doenças crônicas. O tecido adiposo libera substâncias, chamadas citocinas, que nesta situação são inflamatórias. Estas afetam os órgãos, que ao longo do tempo, acabam ficando comprometidas. Além disso, a obesidade sobrecarrega as articulações e a coluna. E dá resistência à insulina, como a insulina age em todos os órgão e sistemas ela também contribui para o aparecimento de doenças e também diabetes tipo 2.
Dr. Vinicus  Correa
Nutrólogo
São José dos Campos
A obesidade é considerada uma doença crônica e influencia diretamente na saúde das pessoas, aumentando o risco de desenvolver diversas outras doenças.
Dra. Ângela de Moraes de la Torre
Nutrólogo
Porto Alegre
Olá. O IMC de 37,2 indica obesidade grau 2, que pode sim representar um fator de risco, mesmo que hoje você não tenha outros problemas de saúde. A obesidade está associada a um risco aumentado para doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, alterações hormonais, apneia do sono e até alguns tipos de câncer.
Apesar disso, é importante lembrar que o IMC é apenas um dos critérios usados na triagem. Ele não avalia, por exemplo, composição corporal, exames laboratoriais ou o seu estilo de vida. Por isso, o mais indicado é uma avaliação individualizada com um profissional capacitado.
Aos 28 anos, com cuidado e acompanhamento, é totalmente possível reverter esse cenário e proteger sua saúde a longo prazo. Quanto antes começar, maiores as chances de evitar complicações no futuro.
Essa resposta é apenas uma orientação geral. Procure seu médico de confiança para uma avaliação completa e segura.
Sim, a obesidade é um fator de risco. Excesso de gordura deixa o corpo em um estado oxidativo, independente da idade, é um fator de risco, para doenças cardiovasculares principalmente.
Dra. Gabriela Carminhola Gomes Varela
Nutrólogo, Especialista em clínica médica
Cotia
Boa tarde,

A Obesidade é uma doença (como diabetes, hipertensão). Você está no Grau II, portanto tem indicação de tratamento medicamentoso. A obesidade é fator de risco para hipertensão, diabetes, AVC, infarto, disfunções articulares, Câncer.
Aconselho procurar ajuda para tratar a sua condição. Um abraço
Sim, mesmo sem outros problemas de saúde no momento, um IMC de 37,2 já caracteriza obesidade grau II, e isso, por si só, é considerado um fator de risco. Isso porque o excesso de gordura corporal, principalmente visceral, pode aumentar silenciosamente o risco de desenvolver doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas articulares, distúrbios hormonais, apneia do sono e até algumas formas de câncer — mesmo em pessoas jovens e aparentemente saudáveis. O fato de você ter apenas 28 anos e já estar atenta a isso é extremamente positivo, porque quanto mais cedo o cuidado começa, maiores as chances de reversão, proteção e melhora na qualidade de vida.
Dr. Renato Lobo
Nutrólogo, Médico do esporte
São Paulo
Excelente pergunta — e é muito positivo que você esteja buscando entender e cuidar da sua saúde!

Um IMC de 37,2 se enquadra na faixa de obesidade grau II, o que significa que já existe um risco aumentado para desenvolver algumas doenças metabólicas ao longo do tempo — mesmo que, por enquanto, você não tenha nenhuma alteração clínica.

Por que ainda é um fator de risco:
A obesidade não é apenas excesso de peso; é um estado de inflamação crônica de baixo grau, que pode, com o tempo, alterar hormônios, sensibilidade à insulina e metabolismo. Isso eleva o risco futuro de:

Resistência à insulina e diabetes tipo 2;

Hipertensão e alterações cardiovasculares;

Distúrbios hormonais e inflamatórios;

Dores articulares e fadiga.

O lado positivo:
Você tem 28 anos e nenhuma doença associada, ou seja, está em um ótimo momento para reverter totalmente o quadro. Com ajustes nutricionais, atividade física e — quando indicado — suporte médico e metabólico, é possível normalizar o peso, equilibrar hormônios e prevenir doenças futuras.

A boa notícia é que, quando o tratamento é bem conduzido, os resultados costumam vir rápido e a disposição melhora muito já nas primeiras semanas.
Sim, obesidade é uma doença crônica que agrega riscon de uma série de complicações como diabetes e doenças cardíacas.
Mesmo sem outras doenças, um IMC de 37,2 já é considerado obesidade grau II, e por si só é sim um fator de risco.
Isso significa que, com o tempo, ele pode aumentar a chance de desenvolver problemas como resistência insulínica, hipertensão, alterações do colesterol, apneia do sono e inflamação crônica — mesmo em pessoas jovens.

A boa notícia é que, aos 28 anos, o corpo responde muito bem às intervenções. Com acompanhamento adequado, mudanças no estilo de vida e, quando indicado, tratamento medicamentoso, é totalmente possível reduzir esse risco e melhorar sua saúde a longo prazo.

Especialistas

Fernanda de Farias Ferreira

Fernanda de Farias Ferreira

Nutricionista

Poá

Maria Lucia Lessa Giordani

Maria Lucia Lessa Giordani

Generalista

Rio de Janeiro

Tatiana Camargo Pereira

Tatiana Camargo Pereira

Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral

Votorantim

Gabriela Ribeiro Comote

Gabriela Ribeiro Comote

Nutricionista

Osasco

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira

Nutricionista

Brasília

Isabelle da Silva Kretzer

Isabelle da Silva Kretzer

Psicólogo

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 80 perguntas sobre Obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.