Flocos de aveia sem glúten causa ou não diabetes, obesidade?

7 respostas
Flocos de aveia sem glúten causa ou não diabetes, obesidade?
Olá, Diabetes tipo 2 e obesidade são doenças multifatoriais, as quais tem íntima relação com os hábitos alimentares como um todo, mas de forma alguma aveia poderia causá-las. A aveia em flocos é um alimento rico em fibras que é muito bem vindo na alimentação, inclusive pode ajudar no tratamento da diabetes - atenção: a versão sem glúten deve ser escolhida para aqueles que tenham intolerância ao glúten, caso contrário não é necessário. Espero ter ajudado, caso precise de um acompanhamento individualizado: conte comigo. Abraço.

Nenhum alimento de forma isolada pode causar diabetes ou obesidade, muito menos aveia que é rica em fibras e outros nutrientes importantes para a manutenção da saúde.
Te convidamos para uma consulta: Consulta nutricionista - R$ 350
Olá
A causa do sobrepeso e da obesidade são multifatoriais e depende do estilo de vida como um todo, além da predisposição genética.
Quando bem administrado e orientado por nutricionista, o farelo de aveia faz o efeito inverso de causar diabetes pois como tem betaglucana, um tipo de fibra solúvel, ajuda a carrear colesterol e também no controle da diabetes.
Quanto ao sobrepeso e obesidade, como citei no início, a causa são muitas (assim como a diabetes) e tem que ver o estilo de vida.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento nutricional no diabetes - R$ 200
Os flocos de aveia sem glúten são um alimento nutritivo, fonte de fibras, que pode ser incluído em uma dieta equilibrada e nenhum alimento isolado é capaz de desenvolver uma doença. Se você tem preocupações específicas sobre diabetes ou obesidade, é recomendável consultar um nutricionista para orientações personalizadas.
Flocos de aveia sem glúten, por si só, não causam diabetes ou obesidade. No entanto, o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e obesidade está relacionado a vários fatores, incluindo a dieta em geral, o estilo de vida e a genética. A aveia sem glúten pode ser uma parte saudável de uma dieta equilibrada e não é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes ou obesidade.

É importante notar que o glúten é uma proteína presente no trigo, cevada e centeio que pode ser problemática para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. Pessoas com essas condições devem consumir alimentos sem glúten, como flocos de aveia sem glúten, para evitar sintomas digestivos e outros problemas de saúde.

A aveia, em geral, é uma fonte de carboidratos complexos, fibras, proteínas e diversos nutrientes importantes, como vitaminas e minerais. Ela pode fazer parte de uma dieta saudável para a maioria das pessoas. As fibras presentes na aveia podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e a manter a sensação de saciedade, o que pode ser benéfico na prevenção da obesidade e no controle da diabetes.

No entanto, como com qualquer alimento, o contexto e a quantidade são fundamentais. Consumir grandes quantidades de aveia ou acompanhá-la com açúcares e gorduras adicionadas pode contribuir para o ganho de peso e problemas de saúde.
Olá! Nenhum alimento de maneira isolada tem o poder de desenvolver a obesidade ou o diabetes. Essas são doenças de causas multifatoriais e entre essas causas podemos incluir o estilo de vida. De maneira geral, a aveia é um alimento muito bom para incluir na rotina alimentar, desde que na quantidade adequada para cada paciente. Aveia é rica em fibras, auxilia na melhora do trânsito intestinal, no controle da glicemia/insulina e saciedade. Porém, reforçando que na quantidade adequada (não em excesso). Caso prefira uma quantidade maior de fibras pode optar pelo farelo de aveia e se preferir uma quantidade maior de carboidratos a aveia em flocos é uma boa opção!

Olá,
Diabetes tipo 2 e obesidade são doenças multifatoriais envolvendo fatores genéticos e ambientais como estilo de vida e padrão alimentar. Nesse sentido, a aveia não é capaz de causar nenhuma dessas doenças, inclusive é um bom alimento fonte de fibras que devemos incluir na nossa alimentação para controle glicêmico e melhora do perfil lipídico.

Espero ter ajudado,
abraços
Te convidamos para uma consulta: Nutrição clínica funcional - R$ 500