Meu marido é extremamente tímido, fica muito nervoso com qualquer situação nova, e me coloca sempre

17 respostas
Meu marido é extremamente tímido, fica muito nervoso com qualquer situação nova, e me coloca sempre na frente pra resolver. Isso nos fez perder várias oportunidades de melhorar nossa vida, de comprarmos nossa casa. Prejudicou a vida de nossos filhos, fez uma filha se afastar da gente e não a vejo a mais de 10 anos e isso acabou comigo. E também por causa dessa timidez ele não tratou da saúde dele e acabou ficando impotente, e eu mais uma vez fui prejudicada, pois eu ainda sinto desejo de sexo e não posso contar com ele para me satisfazer. Isso me deixa muito angustiada, e irritada, ansiosa, e tendo que tomar remédios tarja preta para me segurar. O pior é que me culpo por ter deixado as coisas chegarem nesse ponto. Não tenho ninguém pra conversar, desabafar, já tentei fazer terapia mas não dei sorte, não me identifiquei com a terapeuta, e acho muito ruim ter que ficar recomeçando a história toda de novo com outra pessoa. Não tenho mais muita paciência, pra ficar falando, falando sem ter um retorno mais rápido. Não sei o que fazer.
Olá. Sinto muito que não tenha tido uma experiência de identificação com a profissional escolhida. Aconselho que marque entrevistas com outros psicólogos/ terapeutas, pois nem sempre há estabelecimento de vínculo e isso é natural, mas faz-se necessária uma busca porque somente assim será possível encontrar um especialista com o qual se sinta acolhida, escutada e possa construir saídas para as questões mencionadas. Boa sorte. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Querida anônima,

Primeiramente, quero expressar minha empatia pela dor e angústia que você está enfrentando. É incrivelmente desafiador lidar com tantas questões complexas em sua vida, especialmente quando parece que não há um caminho claro para resolver tudo isso. No entanto, quero tranquilizá-la de que a psicanálise pode ser um espaço seguro e transformador onde você pode explorar essas questões profundas e encontrar maneiras de lidar com elas.

Em relação ao seu marido, parece que a dinâmica entre vocês dois está gerando uma carga emocional significativa, afetando não apenas sua vida conjugal, mas também outras áreas importantes, como a relação com seus filhos e sua própria saúde mental e sexual. A timidez e a dificuldade do seu marido em lidar com situações novas podem estar enraizadas em questões mais profundas, talvez relacionadas à autoestima, ansiedade ou até mesmo experiências passadas.

Na psicanálise, trabalhamos para entender esses padrões de comportamento e suas origens inconscientes. Explorar as camadas mais profundas da psique pode ajudar a iluminar os motivos por trás das ações do seu marido e como elas impactam você e sua família. Ao trazer à tona esses insights, você pode começar a desenvolver uma compreensão mais compassiva e empática das lutas do seu marido, o que pode abrir caminho para uma comunicação mais eficaz e mudanças positivas em seu relacionamento.

Além disso, a psicanálise oferece um espaço único para você explorar suas próprias emoções e preocupações, sem o receio de ser julgada ou apressada. Aqui, você pode desabafar, refletir e processar suas experiências de forma profunda e significativa. Não se trata apenas de falar sem fim, mas sim de mergulhar nas raízes de suas angústias e encontrar maneiras de transformá-las em crescimento pessoal e resiliência.

Entendo que você tenha tentado a terapia anteriormente sem sucesso, mas quero tranquilizá-la de que cada terapeuta é único, e pode levar tempo para encontrar alguém com quem você se sinta verdadeiramente conectada e compreendida. No entanto, quero encorajá-la a persistir nesse processo, pois encontrar um profissional com quem você se identifica pode fazer toda a diferença em sua jornada de cura e autoconhecimento.

Sei que pode parecer esmagador enfrentar tantos desafios de uma só vez, mas lembre-se de que você não está sozinha. Estou aqui para apoiá-la em sua jornada e ajudá-la a encontrar o caminho para uma vida mais plena e satisfatória. Se estiver disposta, podemos iniciar essa jornada juntas, com compaixão, entendimento e respeito pelo seu ritmo e necessidades.
Abraços afetuosos!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Olá. Neste momento é necessário buscar um profissional com abordagem diferente normalmente a terapia breve vai trazer resultados significativos para você, logo na primeira sessão. Quanto ao comportamento do seu marido, não é possível trata-lo a não ser que ele queira, mas a terapia breve vai dar muitos recursos e possibilidades de lidar com essa situação que tanto incomoda. O sexo assim como o sono é um regulador natural do corpo. Se quiser agendar uma consulta, conte comigo!
Sinto muito por toda essa angústia que você vem enfrentando. E sinto muito pela experiência negativa com a terapia. Entretanto, no momento sua saúde mental e emocional estão comprometidas, assim com seu casamento e sua relação com seus filhos. Por isso, o apoio profissional é tão importante, pra que você encontre ferramentas, junto a esse profissional, para se fortalecer emocionalmente e psicologicamente, e pra que encontre meios de lidar com essa situação tão desafiadora. Pode ser que o vínculo com a terapeuta anterior ou a abordagem dela não tenham lhe agradado e isso é completamente comum. E pode ser que a próxima lhe agrade. Acho importante fazer mais algumas (ou pelo menos uma) tentativas antes de descartar essa opção. Grupos de apoio também podem te ajudar, pois oferecem espaço pra compartilhar sua experiência, ser acolhida no seu sofrimento, e gerar identificação com pessoas que passam por algo parecido.
Acho importante frisar que talvez esse problema não tenha uma solução rápida, pois é um problema complexo, que já vem de anos e que envolve outras pessoas. Buscar uma solução rápida talvez a frustre e desanime a continuar na busca pela solução.
Compreendo como você está se sentindo e fica claro que está passando por muitas dificuldades. É muito pesado lidar com tantas questões sem ter o apoio certo pra você. Sinto muito que a terapia anterior não tenha sido uma experiência boa. É muito importante persistir e encontrar um profissional com quem você se sinta realmente conectada e confortável. Você merece apoio e orientação para lidar com esses desafios e encontrar formas de enfrentá-los. A terapia vai ser muito valiosa para explorar suas emoções, entender suas preocupações e desenvolver estratégias para lidar com tudo isso da melhor forma possível. Se sentir vontade, estou aqui para ajudar e apoiar você nesse processo.
Olá! Se escreve aqui e divide sua angústia, é porque deseja falar sobre tudo isso e buscar melhorias em sua vida. De fato, é importante que se sinta à vontade para falar livremente com um(a) psi. Se realmente quiser trabalhar essa irritação e sua ansiedade, isso vai requerer paciência, pois mudanças não costumam ser rápidas. Se aparentam ser, provavelmente não são transformadoras.
Depende de cada um suas escolhas.
Persista! Marque uma sessão de psicanálise on-line ou presencial. Ainda que sinta que terá que recomeçar a contar toda sua história de novo, nunca será do mesmo modo ou com a mesma escuta, tanto sua como a de uma nova psicanalista.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise
Olá. Parece que já está dito que precisa e deseja ser escutada. O fato de não ter se identificado com um terapeuta não precisa interromper o que buscas. Por que precisaria "contar tudo de novo"? Inicie com o incômodo que tem no momento; a repetição.
Olá, imagino como deve ser difícil carregar o mundo em suas costas. Isso acontece com várias mulheres que acabam por abrir mão dos seus desejos e quereres para caber na relação amorosa. Ainda mais, também entendo a falta de motivação de começar o processo terapêutico novamente. Não é fácil ter que falar sobre memórias tão dolorosas. Porém, a cura é um processo individual e a relação terapeuta/paciente quando funciona, pode te proporcionar aquela melhor versão que você tanto quis. Não desista da sua felicidade. Dê mais uma chance.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! Compreendo que toda esta situação esteja sendo bastante complexa para você. Falar, ser ouvida e se ouvir, é um dos caminhos mais eficazes para compreender toda a situação na qual se encontra. Porém muito importante entender para que você se mantém nessa mesma dinâmica que tanto te incomoda. Ao trazer sua dúvida neste momento já demostra a necessidade em ser ouvida, e o fato de não ter se identificado com um terapeuta não significa que outras experiências se darão da mesma forma, outras vezes também pode acontecer de não se identificar com a abordagem, (a técnica) utilizada. A maioria das resoluções na vida não se dão de maneira rápida, muitas requerem um processo, não necessariamente longo, mas no tempo de cada um, também será importante entender para que a mudança aconteça é importante ter paciência e persistência, pois não existe mágica na terapia, ou em uma análise. É crucial ter o desejo genuíno e profundo de despedir-se deste lugar, desta história para que a mudança ocorra. Não há como haver mudança se estamos percorrendo o mesmo caminho. E o melhor caminho é fazendo um novo caminho, um caminho no qual você nunca passou, mas que poderá te trazer novos resultados ainda que incomode, (NASCER DÓI! Dói para o bebê, e para mamãe) RENASCER também! É PRECISO PASSAR PELA TRAVESSIA. E ainda que precise recomeçar e contar tudo novamente, nunca será da mesma forma, pois estará diante de uma escuta diferente. Importante destacar que expectativas excessivas que nos movem para obter resultados rápidos, pode ter sido o caminho que à levou a frustação, e aumentou sua resistência na busca da ajuda. Muitas vezes será necessário persistir para que encontre um profissional que se sinta identificada e que te passe confiança na caminhada. Lembre-se! Não se trata apenas de falar, mas também de ouvir! E nessa interação entre terapeuta e analisando, profissional e paciente a história vai se desnudando, seu olhar se ampliando para que JUNTOS, possam encontrar o caminho saudável para você, se libertar da angústia.

"A terapia pode ser um caminho diversificado, que poderá dar em vários lugares. mas somos nós que precisamos estar no volante deste veículo, somos nós que precisamos escolher a direção, seja ele qual for, e não apenas que caminho queremos seguir, mas qual destino queremos chegar, Pois tudo na vida é uma escolha! E até mesmo se escolhermos deixar esse veículo descer uma estrada completamente sem direção, ele poderá chegar a qualquer lugar, ou muitas vezes nem chegar"

Não desista de si mesma! Espero ter ajudado! Caso desejar estou a disposição, forte abço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 250
Leia os depoimentos! Busque com calma. Aqui no Doctoralia você vai encontrar muitos profissionais excelentes, e com certeza você vai se identificar com um deles. Não desista! Isso pode acontecer, e está tudo bem, você não precisa se identificar de primeira (ou com todos). A parte de ter que começar tudo de novo, pode parecer bastante cansativo e desanimador. Mas, quando você se identifica, vai ser diferente! Você vai estar animada com cada encontro, pra poderem fazer das sessões um momento único e agradável.
Um abraco e se quiser, leia os depoimentos (inclusive os do meu perfil).
Boa tarde, sinto muito por você ter que passar por essa experiência negativa sozinha. O apoio de um profissional nesse momento é muito importante, a terapia vai te ajudar a entender e lidar com essa situação de forma mais fortalecida emocionalmente. É importante que você busque outro terapeuta, não desista de você, da sua felicidade. Estou aqui para te ajudar.
Transformar uma situação que se arrasta há anos pode ser difícil, mas ao escrever você manifesta, ainda que timidamente, uma vontade de mudança. Não existe garantias de transformações rápidas, mas se pode rapidamente iniciar uma transformação.
É extremamente difícil e desafiador permanecer num casamento com tantas complicações, pelo que descreve não fica difícil enxergar uma forte sensação de aprisionamento conjugal. É um impasse muito difícil que requer uma compreensão sensível e profunda das particularidades que tanto te mantém como te fazem desejar findar esta situação. Faço votos para continuar procurando um profissional com quem possa se identificar, tenha uma escuta qualificada com boas técnicas de intervenção, vai te ajudar muito.
É comum não se adequar a um determinado método de tratamento ou profissional, tenha tolerância consigo mesma, não se penalize por isso, a terapia ou analise leva um certo tempo para que consiga esvaziar todo o conteúdo que está te sufocando. Nessa elaboração, será possível entender suas emoções e como elas chegaram até nos dias de hoje. Minha sugestão é que recomece a terapia. Fique bem!
Olá! Sua coragem ao compartilhar essas experiências é fundamental para iniciar um processo terapêutico que visa seu bem-estar e crescimento pessoal.

A situação que descreve, cheia de sentimentos de angústia, frustração e culpa, é complexa, mas compreensível. Sob uma ótica psicanalítica, podemos explorar as raízes desses conflitos, mergulhando nas profundezas do inconsciente, onde residem os desejos, medos e traumas que moldam nossas escolhas e comportamentos.

A timidez excessiva de seu marido pode ser um sintoma de questões mais profundas, como insegurança, baixa autoestima ou até mesmo traumas do passado. Essas barreiras emocionais podem ter influenciado diretamente na dinâmica de seu relacionamento, levando-a a assumir um papel de liderança e responsabilidade excessiva. A psicanálise oferece ferramentas para compreender e transformar esses padrões disfuncionais, promovendo uma reconexão consigo mesma e com seu parceiro.

Além disso, a disfunção erétil de seu marido pode ser vista como um sintoma físico de um conflito psíquico mais profundo. A sexualidade humana é complexa e multifacetada, e problemas como esse muitas vezes refletem questões emocionais não resolvidas. A abordagem psicanalítica da sexologia pode ajudar a desvendar os significados subjacentes a essas dificuldades sexuais, permitindo uma abordagem holística e integrativa para o tratamento.

Entendo sua frustração com experiências anteriores de terapia. A falta de identificação com o terapeuta pode ser um obstáculo significativo no processo de cura. No entanto, minha abordagem terapêutica é centrada no paciente, adaptando-se às suas necessidades individuais e proporcionando um ambiente acolhedor e empático para explorar suas questões mais profundas.

Ao optar por iniciar este processo terapêutico, você não estará apenas buscando uma solução rápida para seus problemas imediatos, mas sim investindo em seu crescimento pessoal e na construção de relações mais saudáveis e satisfatórias. Estou aqui para apoiá-la, se decidir embarcar neste caminho, estarei ao seu lado, guiando-a com empatia, compreensão e expertise técnica.
Estou à disposição para discutir mais detalhes e esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter.
Em seu relato você citou várias situações difíceis pelas quais tem passado e que, sem ajuda especializada, tem afetado negativamente seu estado emocional.

Creio que você necessita fazer um tratamento psicológico para ajudá-la em relação aos seus problemas de relacionamento, controle da angustia, irritação, ansiedade, impaciência, sentimento de culpa, e assim conseguir ampliar sua autoconfiança e capacidade de enfrentamento.

Os problemas não deixarão de existir, mas ficará mais fácil para você aceitar o que não tem poder para modificar e ao mesmo tempo a tornará mais preparada para lidar com os problemas cuja solução estão ao seu alcance.

Reserve um tempo para você cuidar de sua saúde mental.
Não é fácil acertar de primeira: procure com calma um(a) profissional da área para atendê-la.
Garanto que vai valer a pena!

Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães
Olá, Entendo que você teve uma experiência negativa com terapia no passado, mas é importante não desistir de buscar ajuda. Encontrar um terapeuta com quem você se sinta confortável e conectada pode fazer toda a diferença. Considere pesquisar por profissionais que tenham experiência em lidar com questões de relacionamento, ansiedade, angústia e problemas sexuais. Você pode entrevistar alguns terapeutas antes de tomar uma decisão, para encontrar alguém que se adeque às suas necessidades e estilo de comunicação.

Tente conversar abertamente com seu marido sobre como você se sente em relação à dinâmica em seu relacionamento. Explique como sua timidez está afetando negativamente sua vida em vários aspectos e como isso está impactando você emocionalmente. Encoraje-o a buscar ajuda para lidar com sua timidez e problemas de saúde, mostrando que você está disposta a apoiá-lo nesse processo.

Além de buscar ajuda profissional, procure também apoio em sua rede social. Pode ser um amigo próximo, um membro da família ou até mesmo grupos de apoio online onde você possa compartilhar suas experiências e receber apoio de pessoas que passam por situações semelhantes.

É importante que você cuide de sua própria saúde mental e emocional.

Se você e seu marido estiverem abertos a isso, a terapia de casal pode ser uma ferramenta útil para ajudá-los a lidar com os desafios em seu relacionamento e encontrar maneiras de trabalhar juntos para superá-los.

Lembre-se de que você não está sozinha e que há recursos e apoio disponíveis para você. Não hesite em buscar ajuda e cuidar de si mesma durante esse momento difícil.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!