Meu marido faz uso do escitalopram 20mg, há algum tempo e reclama que causa dor no testículo. Tem al

3 respostas
Meu marido faz uso do escitalopram 20mg, há algum tempo e reclama que causa dor no testículo. Tem alguma relação escitalopram e as dores no testículo?
O escitalopram não causa dores nos testículos, mas pode levar a dificuldades de ejaculação, o que pode levar a acúmulo de líquido seminal e causar sensação de peso, na região. Mas, não causa dor em testículos. Diga a ele para consultar um urologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Leonardo Motta da Silva
Psiquiatra, Médico clínico geral, Nutrólogo
Rio de Janeiro
Olá! A maioria das pessoas não sente dor testicular com escitalopram. Como esse efeito adverso está descrito, o melhor é descartar causas urológicas comuns e, se tudo estiver bem, agendar uma avaliação da Psiquiatria para ajustar dose ou trocar o antidepressivo. Não mude a medicação por conta própria!
Bom dia!
Embora dor nos testículos não seja um efeito colateral comum do escitalopram, há relatos isolados de pacientes que associam esse sintoma ao uso do medicamento. Os efeitos adversos mais frequentes incluem:

- Náusea
- Dor de cabeça
- Insônia
- Disfunção sexual (como diminuição da libido, dificuldade de ereção ou ejaculação retardada)2

No entanto, dor testicular especificamente não está listada como reação típica. Isso não exclui a possibilidade de que o sintoma seja uma reação individual ou esteja relacionado a outro fator, como:
- Efeitos musculares ou nervosos secundários
- Tensão pélvica ou ansiedade
- Interação com outros medicamentos
- Condições urológicas independentes

Recomendo fortemente que ele procure um urologista para investigar a causa da dor, e também converse com o psiquiatra que prescreveu o escitalopram. Pode ser necessário ajustar a dose, trocar o medicamento ou investigar outras causas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2442 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.