Meu marido fez tratamento sobre tuberculose e ficou só com um pulmão bom. Isso é muito ruim?

4 respostas
Meu marido fez tratamento sobre tuberculose e ficou só com um pulmão bom. Isso é muito ruim?
Dr. Robson Almeida
Fisioterapeuta
Itabuna
O pulmão bom deverá aumentar seu tamanho como resposta compensatória à função reduzida do outro, ou mesma, sua ausência. Normalmente, a área de troca gasosa que ocorre nos pulmões corresponde a uma quadra de tênis. Então se reduzimos isto a metade, diminuiremos a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. Em casos que exija muitos dos pulmões como em exercícios extensos e extenuantes, alguma falta de ar ou dificuldade respiratória pode existir. É necessário entrar num programa de reabilitação cardiopulmonar para melhorar sua função respiratória e cardíaca.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. William Santussi
Pediatra, Pneumologista pediátrico
Naviraí
Da pra se viver com 1/3 de um pulmão. Mas a perda da qualidade de vida está atrelado a função pulmonar do paciente. Ele deve fazer uma espirometria! Que e o exame indicado para tal. Existem remédios e exercícios que podem melhorar a função pulmonar do seu marido, procure um pneumologista que e o profissional indicado pra acompanha-lo! Outra coisa importante da tuberculose e a busca ativa dos familiares já que tuberculose e transmissível pela goticulas da tosse!
Dr. Jorge Rodrigues da Silva
Ginecologista
Cotia
Sim.
Dr. Carlos Roberto Pereira
Fisioterapeuta
Curitiba
Não acredito que isso pode ser encarado como ruim, pois há tratamento para isso. Em primeiro lugar procurar um pneumologista para uma avaliação da função pulmonar, a espirometria seria o exame para isso e, estabelecer qual o melhor tratamento medicamentoso.
Outra questão a ser levada em consideração é, e penso que o pneumologista fará o encaminhamento, é um programa de reabilitação cardiopulmonar, ou apenas um acompanhamento com um fisioterapeuta respiratório.
A questão apresentada passa a ser ruim se o seu marido não ter um acompanhamento periódico com um médico pneumologista e um fisioterapeuta respiratório.
O papel da fisioterapia respiratória seria promover maior eficácia da respiração (mecânica ventilatória), reduzindo com isso os sintomas de falta de ar e promovendo maior qualidade de vida.

Especialistas

Tulia Mara Fadel Andrade

Tulia Mara Fadel Andrade

Pediatra

Nova Lima

Helder Vinicius Ribeiro

Helder Vinicius Ribeiro

Pneumologista

Ponta Grossa

Nancilene Gomes Melo e Silva

Nancilene Gomes Melo e Silva

Pneumologista, Internista

Brasília

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 489 perguntas sobre Asma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.