Meu marido sofre há anos de insônia crônica. Ele está tomando Sertralina 50mg + Zolpidem 10mg, à

6 respostas
Meu marido sofre há anos de insônia crônica. Ele está tomando Sertralina 50mg + Zolpidem 10mg, à noite, mas não tem surtido efeito. Ele diz que a mente não relaxa, e quando cochila, ouve tudo à sua volta. Que tipo de medicação, pode ajudá-lo a conseguir dormir normalmente?
Seria interessante que seu marido fosse avaliado de maneira pormenorizada por um psiquiatra ou um especialista em sono, para determinar o problema exato no sono dele, ou seja:

Entender se os problemas de sono são a patologia principal ou um sintoma de um transtorno psiquiátrico, caracterizar de maneira mais precisa quais são os problemas de sono, e munido dessas informações, e de possíveis exames complementares, modificar a prescrição.

Não entendi se ele utiliza a sertralina durante o dia ou no período noturno. Caso ele a tome durante a noite, junto com o zolpidem, vale a pena checar se essa medicação não pode estar gerando uma alteração de sono, pois muitos pacientes que tomam sertralina a noite podem ter insônia ou um sono mais agitado, de forma que o uso mais comum dessa medicação, salvo em alguns casos, é o de tomada diária durante a manhã.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Não é a medição que irá ajudar. Busque por um bom Psicóloga, Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!
 Clayton dos Santos Silva
Psicanalista, Psicólogo
Limeira
Recomendo levar tal questionamento ao médico que receitou a medicação que o seu marido usa atualmente. Convém apontar que ele está fazendo uso de antidepressivos. Pesquisas cientificas mostram que tais medicamentos tem efeitos melhores quando são acompanhados de psicoterapia. Sendo assim, recomendo que o seu marido também procure um psicólogo e comece esse tipo de tratamento.
 Laís Novaes
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Bom dia.
Seu marido já procurou avaliar esse sono mais atentamente com especialista?
Talvez, também uma psicoterapia pudesse auxiliá-lo a encontrar outras causas que possam refletir no sono dele.
Estress,ansiedade, preocupações exacerbadas podem ser fatores.
Procurar o bem estar é fundamental para uma vida saudável.
Abraços.
 Maria de Lourdes Tomé
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Você sabe se o seu marido quer tratar-se somente com medicação? Você me pareceu intrigada com a informação dele sobre o cochilo; ele continua ouvindo os sons ao redor. Isto me leva a pensar que até o cochilo é de sono leve. E também pode ser uma questão de sensibilidade perceptiva? Quanto à medicação, para reavaliar a dosagem, é indicado o psiquiatra, ou o médico que tem já está cuidando dele. Ele teria interesse em consultar um psicólogo para tratar da insônia pelos métodos da psicologia? No meu trabalho, além de conversar, uso alguns tipos de exercícios corporais que facilitam o relaxamento físico e mental. É interessante para insônia. Também indico o uso de produtos terapêuticos para banho e pele, que trabalham a sensibilidade da pele, que é o nosso maior órgão. Ele sente necessidade de reavaliar o tratamento que tem feito ou é mais uma preocupaçao sua em querer ajudá-lo a sentir-se melhor? A posição dele é importante.
Prof. Maria Consolata Pappacena
Psicólogo
Rio de Janeiro
Prezada Bom Dia!
A falta de sono traz muitos prejuizos a sáude - mente e corpo.Durante o sono o sistema imunológico libera proteinas chamadas citosinas, algumas das quais ajudam a promover o sono.
O seu marido precisa urgentemente de um acompanhamento de um clínico ou melhor dizendo de um psiquiatra e junto uma psicoterpia. As medicações muitas das vezes embotam as sensações e essas sensações precisam ser trabalhadas.
Busque um terapeuta e junto um psiquiatra para cuidar da parte físcia e emocional de seu marido, ambas caminham juntas nessa situação relatada.
Sucesso!
Maria Consolata Pappacena

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3013 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.