Meu marido terminou o tratamento de câncer de esôfago mas ainda sente dores e dificuldade pra engoli
2
respostas
Meu marido terminou o tratamento de câncer de esôfago mas ainda sente dores e dificuldade pra engolir. Vai demorar pra ele comer alimentos sólidos ? Ele usa sonda já faz 5 meses.
Boa tarde! Teoricamente, não deveria haver dificuldade após tanto tempo! Sempre é importante avaliação e acompanhamento com Fonoaudiólogo, para restabelecer a deglutição correta e segura, mas as vezes é preciso conversar também com o cirurgião, para verificar se não houve um estreitamento da anastomose (a "área da costura" na cirurgia). Converse com seu médico! Um abraço!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O que você quiz dizer com terminou o tratamento? Radioterapia associado com quimioterapia, cirurgia associado com radioterapia e quimioterapia. Atualmente o tratamento dos tumores de esôgago se baseia em quimioradioterapia, se for esse o caso, temos que saber quanto de radioterapia (dose de raioterapia que ele recebeu) e quando terminou. A dificuladade em engolir pode ser decorrente da radioterapia ou da diminuição da quantidade da saliva, alterção do paladar e do tipo de alimentação. De uma forma geral existem medicaçoes para melhorar a quantidade de saliva e dietas específicas para quem teve a alteração do paladar. O importante é ele NÃO perder peso, pois isso pode levar à uma desnutrição proteico-calórica grave.
Especialistas
Fabio Vizeu Medaglia Filho
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral
Brusque
Pedro Luiz Bertevello
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral
São Paulo
Perguntas relacionadas
- Meu irmão está com câncer de esofago e sai uma saliva grossa (parece que vêm do estômago).é normal ?
- meu avô fez a cirurgia do câncer do esofago, foi para o quarto estava em processo de recuperação,ja estava ate sem equipamentos e drenos,Derrepente houve uma hemorragia fatal que levou ele a obito em segundos como isso pode acontecer?
- Meu pai tem câncer de esôfago em tratamento, porém ele está com muito mal cheiro na boca é possível que o tumor esteja evoluindo ?
- Minha mãe fez endoscopia e nela constatou neoplasia de esôfago. Porém estamos Sem rumo um médico fala pra procurar o gastro outro a cirurgia geral! Podem me orientar onde devo levar ela inicialmente?
- Meu pai está com câncer no esôfago ja não estava com muitas dificuldades de sr alimentar comecou fazer uma sessão de 8 quimioterapia e não teve sintomas do tratamento , melhor 100% a alimentação que porém quando começou a rádio logo após a quinta sessão já começou a sentir dores e já não conseguia engolir…
- O que deu na biopsia foi : lesão ulcero vegetante de corpo gástrico. Isso é câncer?
- Meu irmão está com suspeita de cancer de esofago ele já não consegue ingerir alimentos sólidos as vezes nem líquido,isso pode ser que o câncer já esta bem avançado?
- Mnha mae ta cm câncer no estômago pode tomar dipirona
- Bom dia a minha mãe está com câncer no esôfago só que disseram que não pode fazer a radioterapia está esperando terminar o antibiótico pra dar alta será que nem a quimioterapia não pode fazer quero uma explicação?
- Meu pai foi diagnosticado com câncer de esôfago, fez cirurgia de jejunostomia, está bem debilitado, fraco, mas houve indicação de radioterapia. Sendo assim há possibilidade de cura?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Câncer de esôfago
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.