Meu pai colocou uma sonda no jejuno gostaria de saber se ele pode se alimentar de caldos de legumes

4 respostas
Meu pai colocou uma sonda no jejuno gostaria de saber se ele pode se alimentar de caldos de legumes sopas etc?
Olá, tudo bem? Pode sim. Seria interessante colocar na sopa alguma fonte de proteína animal (carne bovina ou frango, ou peixe), cereal (arroz, por exemplo) e verdura cozida junto a sopa, liquidifica tudo e peneira para retirar o resídio. Administrar lentamente para não ter risco de desconforto gastrontestinal.
Outras opções de alimentos ou preparações que podem ser ofertados, são: Suco de fruta coado, água de coco, sopa de legumes com carne (coado), mingau de aveia ralo ou de maisena, vitamina de frutas. Se a família tiver condicões é interessante adicionar suplemento alimentar as preparações para garantir o aporte nutricional necessário e evitar perda de peso.

Olá! Sim, seu pai deve consumir alimentos liquidificados para facilitar a passagem via sonda.
A composição adequada é de legumes + carnes brancas ou ovos + cereais ou tubérculos.
Para melhorar o aporte nutricional durante o dia, é interessante incluir sucos ou vitaminas batidas. Além disso, pode-se acrescentar whey protein na dieta para melhorar o aporte de proteínas na alimentação do seu pai. Assim, ele se mantém saudável. Não sei qual foi a necessidade que o levou a fazer uma jejunostomia, mas é importante haver uma orientação individualizada para otimizar a nutrição e organismo do seu pai.

Espero ter ajudado! bjs da nutri
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
O ideal seria utilizar dietas enterais. Alguns estados fornecem esse tipo de dieta. Aqui no RS o paciente precisa encaminhar laudo à Secretaria Estadual da Saúde com laudo assinado por médico e nutricionista. Estas dietas são minimamente manipuladas, evitando o risco de contaminação por microrganismos. Em que estado você mora?
Oi, tudo bem? Sou especialista em dietas enterais (via sonda), há mais de 15 anos atendo pacientes que fazem uso de Terapia Nutricional Enteral. A recomendação da dieta caseira (caldos e sopas) não é padrão de qualidade nutricional, uma vez que, muito nutrientes se perdem na manipulação da receita. Temos também o grande risco de contaminação cruzada (água, utensílios, ambiente e os próprios alimentos). O ideal é usar uma dieta pronta, feita em laboratório e que vai atender 100% das necessidades nutricionais do seu pai. Temos hoje no mercados várias marcas e de muitas composições. Posso ajudar na melhor escolha, na orientação nutricional e no uso da dieta. Estou 100% à disposição para consultas on-line. Obrigada
Te convidamos para uma consulta: Terapia nutricional enteral - R$ 250