Meu pai era um homem muito violento, dizem que por isso minha auto estima é muito baixa, a terapia cognitiva

12 respostas
Meu pai era um homem muito violento, dizem que por isso minha auto estima é muito baixa, a terapia cognitiva se aplica a esses casos?
A psicoterapia cognitivo comportamental foca na reestruturação dos pensamentos e sistema de crenças. As origens de determinados funcionamentos, como por exemplo a baixa autoestima, estão diretamente relacionadas a 3 pilares não excludentes entre si: as experiências de vida, o seu próprio temperamento e a genética. A forma como registrou suas vivências geraram as respostas aos eventos de sua vida, a percepção que tem de si mesma e dos outros.
Desta forma, reestruturando-se o cognitivo (crenças, pensamentos e percepções) conseguimos melhorar a resposta emocional e comportamental.
Procure um psicólogo que tenha tal abordagem para conhecer a metodologia.
Grande abraço

Concordo com a colega Carolina.
A terapia cognitiva comportamental irá ajudá-la a reconhecer os pensamentos disfuncionais e a encontrar uma melhor forma de pensar, o que chamamos de reestruturação cognitiva.
Isto ajudará você reforçar positivamente seus aspectos de autoestima, melhorando assim sua qualidade de vida.
Abraços
Olá , tudo bem? Então, a maneira como vemos o mundo tem uma relação sim com como interpretamos os eventos que experenciamos durante nossa formação. É como uma lente com a qual enxergamos tudo de uma só cor. Pessoas com baixa autoestima podem não ter sido valorizadas e validadas quando crianças, desenvolvendo crenças e pensamentos de que não podem ser amadas nem validadas. Mas, como te disse, isso é apenas uma maneira de ver o mundo. O óculos pode ser mudado. Na terapia cognitiva trabalha-se justamente aquele pensamento disfuncional que está te causando sofrimento. Procure ajuda.Um abraço
Todas as linhas terapeuticas tem o potencial de ajudar. Mas nao creio em preconceito com esta ou aquela linha.
Olá! Conforme relatou, a auto-estima pode sim ter sido abalada por essas experiências. E seria muito importante que vc buscasse ajuda de um Psicoterapeuta ( Psicólogo Clinico). A Psicoterapia Cognitivo- comportamental é uma abordagem psicológica para tratar essas questões, mas existem muitas outras que podem te ajudar tanto quanto, são elas: psicodrama, gestalt-terapia, psicanálise, entre outras. O mais importante é procurar um bom profissional com experiência e que vc se sinta a vontade com ele para tratar suas questões.
Atenciosamente, Ana Carolina
Olá, a terapia cognitivo comportamental apresenta excelentes resultados nessa questão da autoestima. Não deixe de dar atenção à essa questão, pois a autoestima é fundamental para nossa saúde mental.
Olá. Sim a Terapia Cognitivo Comportamental através da reestruturação de crenças e dos pensamentos disfuncionais proporcionará a mudança de comportamentos, pensamentos,crenças e emoções que refletem nesta auto-estima baixa.
Através do seu auto-conhecimento na terapia você entenderá a sua história de vida e o que contirbui para esta auto-estima baixa se manter até o momento. Abraço.
Olá, não existe uma causa e efeito direto. faça uma avaliação com um psicólogo com formação comportamental cognitiva, sim se aplica a este caso. Espero ter ajudado.
Olá
Problemas como violência , relacionamento familiar e até mesmo rendimento escolar podem estar ligados a uma questão fundamental na formação do adulto. A auto estima pode ser caracterizada pelo fato da desproteção envolvendo a paternidade. Sugiro identificar as implicações que esses maus tratos fizeram em sua saúde mental, muito mais afetada ás vezes, mais que a física.
Abs.
Sim, certamente! A baixa autoestima normalmente começa desde a infância e pode ou não ir ficando mais forte dependendo dos acontecimentos vivenciados ao longo da vida. A terapia cognitiva visa trabalhar com a mudança das percepções que geraram a baixa autoestima, podendo criar, aos poucos, uma nova visão de si e do mundo que seja mais equilibrada e saudável.
Olá como vai ?
A auto estima é alma de qualquer negocio, inclusive da vida.
Acredito que em terapia cognitivo comportamental você possa desenvolver seu auto conhecimento, entendendo melhor seus pensamentos entendo quais deles são disfuncionais, re-significar a imagem desse pai.
Fico á disposição.
Olá, a TCC irá te ajudar sim, principalmente se o psicólogo utilizar a abordagem da Terapia do Esquema, pois provavelmente seu sentimento de baixa autoestima vem decorrente dos seus esquemas disfuncionais. Neste caso é importante conhecer os esquemas, aprender sobre eles e ir em busca do seu adulto saudável para atingir melhores comportamentos e ter uma maior qualidade de vida.