Meu pai tem 79 anos Fazia uso de carbamazepina a noite , porém teve uma grande baixa de sódio fico

2 respostas
Meu pai tem 79 anos
Fazia uso de carbamazepina a noite , porém teve uma grande baixa de sódio ficou internado e tiraram o medicamento dele . Alguns dias depois ele está hiperativo, não presta atenção em nada e muito falante pode ser uma abstinência? Ele tomava por conta de uma dor neurológica .
Dr. Wallace de Almeida Alves
Neurocirurgião, Neurologista
Belo Horizonte
A carbamazepina pode abaixar o sodio. Pode ser usado outras alternativas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Igo Gonçalves
Neurologista
Feira de Santana
Olá, tudo bem? A carbamazepina pode, sim, causar queda do sódio no sangue, especialmente em pessoas mais idosas, e por isso às vezes precisa ser suspensa, como aconteceu com seu pai.
Os sintomas que você descreve — ficar muito agitado, falar demais e ter dificuldade de atenção — não costumam ser uma ‘abstinência’ clássica do remédio. Em alguns casos, a suspensão de uma medicação que age no sistema nervoso pode levar a uma descompensação do comportamento, principalmente se ela vinha sendo usada há bastante tempo. Isso pode ser ainda mais relevante se houver histórico de alterações de humor (como transtorno bipolar), já que a carbamazepina também pode ter efeito estabilizador do humor em algumas pessoas.
Além disso, a própria internação e a alteração do sódio podem deixar o cérebro mais sensível por um período e contribuir para mudanças de comportamento.
Minha orientação é procurar o médico que acompanha seu pai o quanto antes para reavaliar esse quadro e definir a melhor alternativa: tanto para controlar a dor (já que ela pode voltar sem o remédio) quanto para avaliar esses sintomas de agitação. Evite reiniciar ou trocar medicações por conta própria.
Espero ter ajudado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 416 perguntas sobre Carbamazepina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.