Meu pequeno de 10 anos de idade começou a ter movimento involuntários de um dos braços e mãos, ele

5 respostas
Meu pequeno de 10 anos de idade começou a ter movimento involuntários de um dos braços e mãos, ele esta fazendo acupuntura para tratar as emoções, todos dizem que faz algum tempo que ele tem esses movimentos, eu cismei que ocorreu após o inicio das sessões de acupuntura. O que fazer?
Sugiro que você agende uma avaliação com um psiquiatra da infância e adolescência. É importante investigar melhor o que você chamou de "tratar as emoções" e também os movimentos involuntários (como são, quando ocorrem, com que frequência, fatores associados). A partir da investigação de toda a história de seu filho, pode-se, então, fazer uma hipótese diagnóstica. Muitas vezes, são necessários exames complementares. Também poderá ser necessária uma avaliação com o neuropediatra, para que se faça uma investigação neurológica detalhada.

Inicialmente sugiro descartar qualquer possibilidade de problemas neurológicos. Sugiro procurar um neurologista que fará um exame clínico no consultório e se necessário solicitará exames. Não havendo nenhum indício de problemas neurológicos indico que busque um psicólogo que poderá junto com seu filho e com os familiares compreender se algo emocional está causando tais sintomas. Muitas vezes a ansiedade pode ser responsável por tiques e movimentos que nem ele mesmo percebe que está fazendo. Seu filho precisa ser bem avaliado e seguir com o tratamento recomendado após avaliação para que isso não atrapalhe seu dia-a-dia e suas relações interpessoais e acadêmicas. Estou à disposição para qualquer dúvida.
Movimentos involuntários de braços e mãos são comportamentos reflexos, que normalmente dizemos ser involuntários. As emoções são respostas fisiológicas também reflexas. Apesar dessa similaridade, ainda não é possível estabelecer uma relação de causa entre emoções específicas e respostas motoras. Os movimentos motores podem ocorrer em decorrência de condições emocionais, mas também por outros estímulos diversos. É necessário avaliar a quais estímulos seu filho está exposto (incluindo seus próprios pensamentos e emoções) quando ocorrem os movimentos de braço e mãos até encontrar a hipótese mais provável. A partir disso podem ser elaboradas estratégias de controle sobre esse tipo de comportamento, minimizando sua ocorrência. Busque um psicólogo, especialmente na abordagem comportamental, para auxilia-la a encontrar as fontes de controle sobre o comportamento de seu filho, bem como propor uma intervenção terapêutica eficaz para esse problema.
Em um primeiro momento seria importante que procurasse um neurologista, para verificar se há algumas questões neurológicas que estão afetando. Estes movimentos não estão dentro do normal e precisa verificar o que é para tratar, o próprio médico fará os encaminhamentos necessários caso precise de outros especialistas e exames. É bom procurar logo, pois na escola as crianças podem perceber e começar a falar algo que possa atingi-lo emocionalmente. Qualquer coisa lance nova pergunta que respondemos!
No córtex motor cerebral há motoneurônios motores que controlam os músculos distais dos membros, neste caso a ativação de dedos e mãos (movimentos finos). Como existe a dúvida se foi antes ou depois da acupuntura, é conveniente consultar um especialista em neurologia para verificar alguma possível lesão neste área.