meu sobrinho é meio descontrolado, fui encina ele anda de moto, ele nao tem controle sobre si, tem g

22 respostas
meu sobrinho é meio descontrolado, fui encina ele anda de moto, ele nao tem controle sobre si, tem gesto feios e nao sabe aprumar uma moto, sitomas parecido com o sidrome de tourette, ele tem capacidade de aprender?
Não sabemos a idade de seu sobrinho e quais os comportamentos que você coloca como "descontrolados" . Se ele for menor de idade, o ideal é que você converse com os pais ou responsáveis e verifique a possibilidade de uma avaliação psicológica/ psiquiátrica. Boa sorte.

Olá! A internet não é capaz de substituir a consulta médica. Para te ajudar a saber lidar melhor com a situação familiar sugiro que você busque apoio psicológico profissional.
É importante uma avaliação completa pois as informações descritas acima são insuficientes para um possível diagnóstico.
Olá! Para realizar qualquer diagnóstico diferencial é necessário mais informações e um acompanhamento do sujeito em questão, portanto, se há dúvidas quanto a questões de comportamento que atrapalhem a vida cotidiana de seu sobrinho, vale a pena buscar um profissional. Vale ressaltar, que pesquisas de sintomas soltos no hall da internet não são suficientes para fechar diagnósticos, desse modo, busque um especialista. Abraços!
Olá! é importante saber mais dados a respeito de seu sobrinho mas sobretudo é superimportante que ele seja avaliado por um profissional em saúde mental antes.
Olá! Obrigada por sua pergunta! Entendo e admiro sua preocupação com seu sobrinho. Aplicar um diagnóstico a uma pessoa eh algo de grande responsabilidade e pode ter tanto consequências positivas como negativas. Positivas porque permite que o caminho para o tratamento seja mais direto e, portanto, eficaz. Também costuma servir como tranquilizador para o paciente e seus familiares porque indica que o problema em questão tem nome, eh conhecido e existem pessoas que também estão na mesma situação. Por outro lado, a aplicação de um diagnóstico pode ter consequências indesejáveis quando eh feita de forma equivocada, em condições inadequadas e/ou apressadas. Mais que isso, um diagnóstico equivocado pode marcar uma pessoa por tempo indefinido.
Por sua mensagem, dá para perceber o quanto está preocupada com a saúde e a vida de seu sobrinho, a quem ama. Considere, se for possível, levar seu sobrinho a um especialista para avaliação e para que um diagnóstico preciso seja realizado.
Eh verdade que a sindrome de Tourette pode ampliar o risco de acidentes para determinadas atividades, incluindo o que você relata, andar de moto. Porém, até mesmo para que você tenha mais autoridade sobre ele, eh muito importante que um profissional confirme o diagnóstico.
Me ocorre que talvez você já tenha levado ou tentado levar seu sobrinho a um especialista sem sucesso. Você não relata se ele está sob seus cuidados e se ele já eh maior de idade. Olha só quantas variáveis existem! Se ele eh maior de idade e/ou não está sob sua responsabilidade, conversar com ele, em um momento de tranquilidade, sobre a situação dele, pode ser uma opção razoável.
Desejo a você todo o bem. Cuide-se sempre!
A relação risco-benefício de moto no Brasil não compensa. Enquanto isso, você ajudará mais seu sobrinho levando-o numa consulta psicológica para um diagnóstico mais claro. Tudo de melhor!
Olá!
Acredito que para um diagnóstico completo é necessário uma avaliação psiquiátrica.
Um abraço!
Bom dia! Concordo com a avaliação dos outros profissionais. Imagino o quanto seja angustiante e preocupante para você enquanto tia. O melhor a ser feito, sem dúvidas, é buscar uma ajuda psicológica e/ou psiquiátrica. Um profissional qualificado conseguirá compreender melhor os comportamentos dele, fazer um diagnóstico e traçar uma estratégia de tratamento. Espero ter auxiliado!
Boa tarde!

Seria necessario uma avaliação com psiquiatra, possivemente utilizará de auxilio medicamentoso para controle de impulsos, e também psicoterapia para entender os gatilhos dos comportamentos repititivos.

Abraços
Olá, sugiro a você uma avaliação de um profissional especializado como psiquiatra ou psicólogo, pois são insuficientes os dados apresentados. Abs
O Tourett pode ser compreendido como um tique relacionado a um movimento motor ou vocalização repentino, rápido, recorrente e não ritmado. Compartilharei contigo alguns critérios que nós psicólogos, avaliamos para investigação e confirmação ou descarte da hipótese: A. Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais estiveram presentes em algum momento
durante o quadro, embora não necessariamente ao mesmo tempo. B. Os tiques podem aumentar e diminuir em frequência, mas persistiram por mais de um ano desde o início do primeiro tique. C. O início ocorre antes dos 18 anos de idade. D. A perturbação não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., cocaína) ou a
outra condição médica (p. ex., doença de Huntington, encefalite pós-viral). Estas informações não substituem acompanhamento profissional, portanto recomendo inicialmente consulta médica para eliminar a hipótese de efeitos fisiológicos de substância química ou condição médica estarem envolvidas no caso do seu sobrinho, e coloco a disposição os meus serviços para realizar uma avaliação psicológica com ele e verificar: • possibilidade de diagnóstico ou descarte de hipótese;• avaliação de funções cognitivas e psicomotoras para pilotar uma moto ou qualquer outro veículo. Espero ter ajudado, até mais!
Olá! Fica difícil pontuar uma orientação neste sentido pois me parece que está pessoa nunca fez uma avaliação diagnóstica com especialista e presencial. Ajude a levá-lo para um neurologista, e a um neuropsicólogo. Não tente avaliar por conta, mesmo tendo ferramentas pois é risco de erro. Também há comorbidades que podem estar ocorrendo e ainda não significa que saber seja um tratamento.
Neste caso, como há diversos sintomas descritos é necessário buscar uma avaliação psicológica para investigar a origem desses comportamentos.
Olá
Infelizmente não possível compreender tudo que se passa com seu sobrinho. O ideal é passar numa consulta com um profissional.
Abs
Olá!
Como outros colegas já disseram, é importante uma avaliação com profissional da área. Tendo o diagnóstico, vc poderá receber orientações mais precisas. Boa sorte!
Olá!
Para que se possa ter um diagnóstico mais preciso, é necessária uma avaliação psicológica da criança, que deve ser autorizada por pelo menos um dos responsáveis legais.
Se o seu sobrinho não tiver 18 anos completos, o responsável legal por ele tem que tomar providencias com relação ao uso da moto. Independente da idade, é necessário que o membro familiar que o conheça bem e seu histórico de vida, procure um profissional psicólogo para fazer uma avaliação pertinente a demanda que será apresentada e propor uma intervenção , caso constate necessidade.
Você trouxe muitas questões que ficou difícil de compreender, acredito que o mais eficaz é uma avaliação com o profissional para te direcionar ao tratamento correto.
Todas as pessoas têm capacidade de aprender. Seria importante um acompanhamento para auxiliar vocês a lidarem com a situação. Parece que está sendo bastante difícil.
É de suma importância a avaliação de profissionais da área ( Neuropediatra, Neuropsiquiatra e Psicólogo) para receber orientações mais precisas e adequadas ao quadro. E se necessário, realizar o acompanhamento com um profissional qualificado para traçar estratégias eficazes de tratamento.
Olá! Como todos os colegas informaram, uma avaliação profissional é necessária. Pode iniciar por um clínico geral de um posto de saúde ou particular, que pode verificar a que tipo de especialidade médica é necessário avaliar e tratar. Psiquiatra, Neurologista, Psicólogo, Neuropsicólogo, enfim. Outra forma de uma avaliação pode ser procurar diretamente uma das especialidades que citei. Se os familiares percebem que há a necessidade de procurar ajuda profissional, e o seu sobrinho também, fica mais fácil iniciar esse processo.