Meu ultrassom deu bi rads4a fui orientada a fazer core biosy ou biópsia excional, qual melhor escol

3 respostas
Meu ultrassom deu bi rads4a fui orientada a fazer core biosy ou biópsia excional, qual melhor escolha?
Olá. Toda a lesão mamária tem que ser avaliada a partir do exame físico do seu médico; dos exames de imagem como ultrassom, mamografia e ressonância; e biópsia se necessária.
Assim, a avaliação do seu médico é fundamental para a definição da biópsia.
A biópsia pode ser realizada no consultório, sob anestesia local, guiada por ultrassom, sem grandes cicatrizes como no caso da core biopsy. Neste caso, apenas uma pequena parte da lesão será retirada.
Ou então, a biópsia pode ser realizada no centro cirúrgico, sob bloqueio intercostal ou mesmo anestesia geral, com uma cicatriz maior, no caso da biópsia excisional. Neste caso, toda a lesão possivelmente será retirada.
Qual a melhor escolha? Converse com o seu médico. Discuta o melhor método diagnóstico no seu caso. Esclareça suas dúvidas.

Ola
Raramente se indica biópsia excisional para diagnóstico.
Ela somente deve ser feita nos casos onde não é possível realizar a core biopsy.
Em lesões suspeitas, (Birads 4), a realização da core biopsy te permite ter um diagnóstico sem necessidade de cirurgia. Estas ficariam reservadas apenas em casos de malignidade e seriam feitas com planejamento adequado.
A biópsias excisionais nao permitem diagnostico prévio além de serem desnecessárias em 70% das vezes, visto que em lesões Birads 4, apenas 30% serão malignas.
Procure seu mastologista que pode te dar a melhor orientação.
Atenciosamente
Eduardo Millen
A investigação de uma lesão mamária pode necessitar de uma biopsia para avaliar a natureza da mesma. O primeiro passo deve ser uma biópsia minimamente invasiva, através de uma agulha, com anestesia local. A core-biopsy é um exemplo. A biópsia excisional, ou seja a retirada cirurgica, não deve ser recomendada inicialmente. As biópsias com agulhas podem evitar cirurgias desnecessárias, assim como nos casos em que há necessidade de cirurgia, auxiliar no planejamento adequado.