Minha esposa me acorda, diz que eu estava gemendo e gritando alto. Porém não me lembro de estar sonh

19 respostas
Minha esposa me acorda, diz que eu estava gemendo e gritando alto. Porém não me lembro de estar sonhando.
Tenho dormido muito pouco.
Qual poderia ser o motivo desses gritos?

Meu nome: Joaquim Jose de Moraes
Olá tudo bem? O melhor a fazer sempre é buscar ajuda de um profissional de saúde mental . Existem muitas técnicas para entender e tratar o que está por trás dos transtornos emocionais .
Com persistência e uma boa metodologia de tratamento você será capaz de superar estas dificuldades. Estou à disposição !

Olá Joaquim! Importante te dizer que dormir em torno de 8 horas por noite é fundamental para o equilíbrio psíquico. Durante o sono inúmeros processos orgânicos ocorrem no organismo como a produção de alguns neurotransmissores fundamentais para memória, estabilidade de humor, etc.
Além disso o próprio cérebro pode descansar de sua atividade diurna. Outro aspecto é que os sonhos são manifestações inconsciente que contribuem para elaboração de situações reais vividas e processamento simbólico, ou seja, como determinadas situações nos afetam e como as interpretamos. Sonho é material riquíssimo para um entendimento mais profundo de nós mesmos. Também os aspectos emocionais são ali revelados. Sonhos com manifestações de gritos podem relacionar-se a muitas coisas: perigo, medo, angústia, até alegria. Se quer maior clareza sobre os mesmos e tua situação de vida atual um caminho seria iniciar tratamento psicanalítico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Sugiro que passe por um médico neurologista para que possa descartar algum problemas relacionado ao sono, terror noturno entre outros. Você também pode marcar uma consulta Psicológica para avaliação, tratar qualquer problema emocional.
Olá Joaquim José!
Segundo Freud, o sonho constitui "uma realização disfarçada de um desejo reprimido". Possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente. Temos investigar o que esta te causando essa angústia, que faz com que tenha esse tipo de reação noturna (gemidos e gritos). Pesquisas apontam que os sonhos lúcidos acontecem quase exclusivamente na fase REM do sono, a mais profunda e difícil de alcançar. Por isso, cuidar da saúde do sono é fundamental para que você tenha uma experiência boa na hora de dormir, e saúde mental para bons sonhos, conheça-te, fico à sua disposição, tudo caminha para o melhor, forte abraço.
Olá! O sono é um momento importante para nosso corpo, tanto física quanto psiquicamente, seria legal saber sobre a frequência dessa situação e qual o contexto da vida diurna durante o(s) episódio(s), por exemplo. Aconselho buscar uma profissional psicóloga para iniciar uma psicoterapia, onde conseguirá investigar essa situação e elaborar as questões que existem em torno desse sintoma. Espero ter ajudado, se cuide!
Olá, Joaquim.
Precisamos fazer uma investigação mais profunda a respeito desse sintoma.
O sono tem uma função restauradora para o corpo/organismo e psiquê, teoricamente é com ele que relaxamos para regular e restaurar questões que passamos no dia. Quando o sono está desregulado/afetado, seja qual for o motivo, é necessária uma avaliação médica para verificarmos se há alguma questão orgânica e/ou caso não haja, precisamos entender quais questões da sua rotina, ou até mesmo questões que durante sua vida não foram cuidadas , podem estar te 'perturbando".
Imagine o seguinte, nascemos com um potinho "vazio", e vamos crescendo, amadurecendo, vivendo experiências boas e ruins, e tudo isso vai formando quem somos. A partir disto, imagine que passamos nossa vida sem dar atenção ao que "guardamos", chega uma hora que esse potinho transborda. Isso pode afetar várias áreas da nossa vida, inclusive o relaxamento quando vamos dormir, impedindo que a gente tenha um sono reparador.

Oi Joaquim, tudo bem?
O sonho é um material rico para a compreensão dos conflitos inconscientes, é no sonho que nossos maiores medos e desejos são manifestados com todo o disfarce do simbolismo. Com a ajuda de um psicanalista você poderá (em análise) buscar uma elaboração disso tudo, sejam gemidos de prazer ou terror, sem dúvida há material aí clamando por compreensão.
Te convido para uma primeira sessão caso tenhas interesse. Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá Joaquim, muitas coisas podem acontecer enquanto dormimos, principalmente a manifestação do inconsciente, que é o que nos rege o tempo todo, porém apenas não o conhecemos.
Seria interessante você pensar num Processo Psicoterápico Psicanalítico para que você possa trazer para o consciente (para àquilo que você pode ter acesso), o seu inconsciente, e assim, poder descobrir o que está te levando a ter esse tipo de comportamento quando está dormindo.
Lembrando que todos possuem inconsciente e o processo de sonhar é extremamente necessário para a saúde mental.
Mais saudável ainda, é querer averiguar o que seu inconsciente guarda.
Estou disponível para agendamento de sessões e a primeira conversa não costumo cobrar, para que você possa me conhecer e ver se quer dar seguimento comigo, enquanto profissional.
O sonho é a via régia para o inconsciente (Freud). Muitas questões poderão ser exploradas a partir do conteúdo de seus sonhos. Busque um psicanalista que ele certamente ajudara você a encontrar respostas para o que lhe aflige.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Boa tarde, Joaquim, como os colegas relataram a importância do sonho e do sono, concordo com eles, mas um fato importante ninguém comentou: você não lembra dos sonhos, o que torna impossível trabalhar sobre eles. Minha opinião é que sim, você procure ajuda de um psicólogo, psicanalista ou psiquiatra para assim a partir da terapia poder trazer à tona o que está preso no inconsciente. No decorrer do autoconhecimento proporcionado pela a terapia, você começa a lembrar dos sonhos e o que o inconsciente tem a dizer, mas por enquanto está guardado a sete chaves. Espero ter ajudado. ;)
Olá! A terapia irá auxilia bastante. O importante é busca um terapeuta capacitado e especialista no assunto! Entre em contato, vamos conversar!
Olá José, a psicanálise trabalha com os sonhos, enquadrando-os na sua história de vida e no processo que a pessoa vive no momento. Essa interpretação é feita pela própria pessoa e só assim tem o seu valor. Para entender melhor sugiro que procure um psicanalista. Boa sorte.
Olá Joaquim, como vai? O momento sono é importante para nosso corpo físico e psíquico. os sonhos são vistos pela psicanálise "como uma conversa do inconsciente com a pessoa que sonha. Seria interessante buscar uma psicanalista para ela te ajude a investigar e elaborar as questões que vem se mostrando nessas imagens. Se cuida, abraços.
Bom dia, possivelmente algo que você estava sonhando, isso começou agora?
Para entender é importante uma escuta melhor e aprofundar sobre o que ocorre com você.
Att.Eduardo
Os gritos e gemidos durante o sono podem ter várias causas, incluindo distúrbios do sono, estresse, ansiedade, entre outros. Alguns distúrbios do sono, como a apneia do sono, podem causar interrupções no sono, fazendo com que a pessoa grite ou gema. Em outros casos, esses sintomas podem estar relacionados a sonhos vividos ou pesadelos. É importante procurar um médico para avaliar sua situação e determinar a causa subjacente. Eles poderão recomendar tratamentos ou terapias para ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e aliviar os sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Olá, Joaquim! Quando estamos dormindo, nossa consciência fica rebaixada e, por isso, conteúdos importantes do nosso inconsciente aparecem nos sonhos. Muitas vezes, quando o sonho é bem angustiante, não nos lembramos do que estávamos sonhando - mesmo que seja logo ao acordar. Isso ocorre porque nossa consciência barra o acesso a conteúdos angustiantes demais, como uma defesa mesmo. De qualquer forma, pela sua fala dá para perceber que essa situação tem lhe causado angústia. Sugiro que busque um psicanalista/psicólogo para falar melhor sobre esse sintoma. Me coloco à disposição para te ajudar.
O motivo dos gritos pode ser algo relacionado ao estresse, ansiedade ou outras emoções que você está sentindo. A psicanálise pode ajudar a identificar e compreender as emoções que estão causando esses gritos. Ela também pode ajudar a encontrar maneiras de lidar com essas emoções e ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.
Os gritos durante o sono são um distúrbio do sono que ocorre durante a fase de sono profundo. Eles são mais comuns em crianças, mas também podem afetar adultos. As causas exatas dos gritos durante o sono não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que fatores como estresse, privação de sono, cansaço extremo, ansiedade e certos medicamentos possam desempenhar um papel.

A falta de sono adequado também pode contribuir para a ocorrência de pesadelos intensos ou sonhos vívidos, que podem fazer com que você se mova, grite ou fale durante o sono. É possível que você esteja tendo esses sonhos vívidos ou pesadelos, mas não se lembra deles quando acorda.

No entanto, é importante ressaltar que existem outras condições médicas que podem causar gritos durante o sono, como apneia do sono, síndrome das pernas inquietas ou distúrbios do sono relacionados ao estresse. Portanto, é recomendável que você consulte um médico ou um especialista em distúrbios do sono para uma avaliação adequada.

Um psicanalista poderá realizar uma avaliação completa, fazer perguntas detalhadas sobre seus hábitos de sono.
Lembre-se de que obter uma quantidade adequada de sono de qualidade é essencial para a saúde e o bem-estar geral. Tente estabelecer uma rotina de sono consistente, criar um ambiente propício para o sono, evitar estimulantes antes de dormir e praticar técnicas de relaxamento. Essas medidas podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.
Olá, Joaquim. Agradeço por compartilhar essa preocupação conosco. Gritos ou gemidos durante o sono podem ser um sintoma de um distúrbio do sono, como pesadelos, terrores noturnos ou até apneia do sono. É importante lembrar que não é incomum que as pessoas não se lembrem dos pesadelos ou episódios durante a noite, especialmente se estão em um estado de sono profundo para entender melhor o motivo desses gritos, pode ser útil manter um registro do sono por alguns dias, onde você anota detalhes sobre seus hábitos de sono, como horários de dormir e acordar, e quaisquer eventos relacionados ao sono. Isso pode ajudar a identificar padrões e entender o que está ocorrendo durante a noite. Além disso, é altamente recomendável que você consulte um médico ou um especialista em sono, como um especialista em medicina do sono. Eles podem realizar uma avaliação clínica e, se necessário, encaminhar para um estudo do sono (polissonografia) para determinar a causa dos episódios de gritos durante o sono. A falta de sono adequado também pode contribuir para problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão. Portanto, é importante abordar essas preocupações para garantir seu bem-estar global. Lembre-se de que a busca por ajuda profissional é a melhor maneira de resolver essa questão e encontrar uma solução adequada para seus episódios noturnos. Se tiver mais perguntas ou precisar de mais orientações, estou aqui para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230