Minha filha adotiva não consegue gostar de mim como mãe. Que posso fazer?

7 respostas
Minha filha adotiva não consegue gostar de mim como mãe. Que posso fazer?
Casos de adoção são complexos afinal a mãe deve desenvolver preocupações instintivas com esse filho adotivo sem ter tido o preparo da gestação. Indico que busque um psicanalista para atendimento seu ou talvez familiar.

Olá! A adoção é um gesto de amor que envolve uma grande mudança não apenas para a criança, mas também para a família que a recebe. Essas duas partes devem passar por uma adaptação. Um acompanhamento terapêutico familiar seria indicado, mas é importante também considerar um cuidado individual tanto para a criança quanto para os pais. Essa atenção será importante para que vocês compreendam a realidade um do outro e possibilite uma aproximação saudável e tranquila.
Olá, acredito que essa situação não é incomum, ou seja, acredito que muitas pessoas que passem pelo processo de adoção tenham experiencias semelhantes. É importante entender o que acontece para que ela tenha essas reações emocionais frente a vc ou sobre vc. Eu sugiro que vc busque psicoterapia familiar para receber a ajuda que vcs precisam.
A situação descrita é muito comum nos processos de adoção, principalmemte quando as crianças já são anos velhas. As crianças em acolhimento aprendem a manter um distanciamento afetivo dos adultos cuidadores pois devido ao caráter profissional da relação alguns vem e vão por diversos motivos, deixando mais uma lacuna emocional. Sua filha precisará aprender a confiar em você, e nesse processo você será testada de diversas formas para que ela tenha a certeza que você não é apenas amais um adulto que apenas passará por sua vida. Pesquise um pouco sobre Transtorno de Apego Reativo
É comum nos casos de adoação. O medo do abandono e o sentimento de que não é capaz de despertar o amor em alguém, possibilita distanciamento.
Na verdade a criança se defende de um novo sofrimento e distância.
Isto não significa falta de amor, é um processo de desconfiança.
É importante uma psicoterapia para a criança.

Gratidão!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
Acontece que sempre existe o vínculo entre a mãe biológica, um interesse em a criança saber ou conhecer a mãe, mas isso tem que saber o contexto dessa adoção. Pode ter vàrias causas para isso. Primeiro é necessário ter alguns dados, a idade da sua filha por exemplo, porque pode não ter nada com falta de amor e sim uma "rivalidade" em relação ao pai, isso é uma fase. Enfim o correto é obter maiores informações sobre o que você senti como falta de amor. Mas a adoção é um ato de amor, está precisando ver o que causa esse sentimento. Muita luz.
Olá! Dependendo da idade da pessoa a abordagem deve ser um pouco diferente, mas acredito que você deva procurar um Psicólogo com experiência em família e solicitar uma opinião profissional de perto para o seu caso. Não perca tempo lendo na internet qualquer sugestão generalista, vai na fonte para respostas consistentes.
Um abraço