Minha filha foi diagnosticada com escoliose com angulo de 50 graus ? o que é indicado nesta situação?

3 respostas
Minha filha foi diagnosticada com escoliose com angulo de 50 graus ? o que é indicado nesta situação? só cirurgia?
Dr. Breno Frota Siqueira
Ortopedista - traumatologista
Brasília
O tratamento da escoliose vai depender de uma série de fatores, dentre eles, idade, segmento da coluna em que a Escolise se manifestou, grau de rotação vertebral, se ela ainda está na fase de crescimento,etc
Mas com 50 graus medidos corretamente em radiografia específica e ainda com fator de crescimento presente, o tratamento cirúrgico tem sua indicação. Uma avaliação com especulais em cirurgia de coluna é fundamental para uma avaliação, discussão e dúvidas sobre o caso! Abs

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Alexandre Meluzzi
Neurocirurgião
São Paulo
Em crianças com escoliose precoce ou congênita a órtese-moldagem é a modalidade de tratamento inicial preferencial, e quando falham ou são contra indicadas o tratamento cirúrgico deve ser considerado. Em casos de escoliose juvenil ou do adolescente o uso de colete é muito controverso, sendo hoje considerado pouco eficiente e eficaz, e o tratamento cirúrgico deve ser considerado em casos onde haja descompensação da curva (o ângulo de Cobb que o cirurgião de coluna sempre mede) ou em ângulos superiores a 45 graus, ou com a rápida progressão da curva ou em casos de dor ou com indicação cosmética. Ainda o fortalecimento muscular e tratamento fisiátrico e fisioterapêutico é um tratamento adjuvante muito indicado. Ainda como muito bem citado pelo Dr. Breno F. Siqueira o fato de haver possibilidade de crescimento deve ser considerada para determinar o "time" da cirurgia. O especialista em cirurgia de coluna (Ortopedista ou Neurocirurgião) deve ser o direcionador desta conduta.
Bom dia,

Com essa magnitude, o tratamento é sem dúvidas cirúrgico. A questão fica sobre qual técnica e qual a extensão da cirurgia. Qualquer outra medida não cirurgia vai levar a prejuízos irreparáveis, pois curvas maiores do que 40 graus apresentam risco enorme de progressão como tratamento não cirúrgico!

Especialistas

Tarcísio Souza

Tarcísio Souza

Fisioterapeuta

Salvador

Germano Guedes

Germano Guedes

Neurocirurgião

Redenção

Alan Dantas Amaral

Alan Dantas Amaral

Fisioterapeuta, Quiropraxista

Salvador

Fabíola Barreto

Fabíola Barreto

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Andreza T. Antunes

Andreza T. Antunes

Fisioterapeuta

Campo Novo Do Parecis

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 618 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.