Minha filha tem 08 anos e não consegue escrever,não sabe associar o som a letra,já falei com a profe

3 respostas
Minha filha tem 08 anos e não consegue escrever,não sabe associar o som a letra,já falei com a professora que ela tem dificuldade ,mas não sei a quem recorrer!
É importante lidar com essa situação com calma e buscar ajuda especializada para apoiar sua filha. Aqui estão algumas sugestões de como você pode proceder:

1. Avaliação profissional: Considere procurar um psicopedagogo para avaliar e entender melhor as necessidades da sua filha.

2. Estimulação em casa: Além do apoio profissional, você pode ajudar sua filha em casa com atividades simples para estimular a associação de sons e letras, como jogos educativos, leitura em voz alta, rimas e músicas.

3. Paciência e incentivo: É importante manter a paciência e incentivar sua filha durante esse processo. Reforce que é normal ter dificuldades em certas áreas e que com apoio e prática ela pode melhorar.

4. Grupos de apoio: Considere procurar grupos de apoio para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem.

5. Rotina de leitura: Estabeleça uma rotina diária de leitura com sua filha, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Isso pode ajudar a desenvolver o interesse dela pela linguagem escrita.

Lembre-se de que cada criança é única e pode progredir em seu próprio ritmo. Com o apoio adequado e a abordagem correta, é possível ajudar sua filha a superar essas dificuldades e desenvolver suas habilidades de escrita e leitura.

O ideal é procurar um especialista como psicopedagogo e/ou fonoaudiólogo. A avaliação é importante para entender a origem desta dificuldade e intervir adequadamente. Estímulos em casa, com hábito de leitura para ela e com ela, brincadeiras com rimas e cantigas, ajudarão a ter uma boa relação com a linguagem escrita e falada.
Boa noite.
É de suma importância que procure os especialistas adequados.
Realizar exames de testagem e até mesmo de descarte.
Um PAC( seria bem relevante), audiometria. Buscar ajuda com uma Neuropediatra informando suas queixas e buscar um Psicopedagogo.
Já seria o primeiro passo para pesquisa de um possível diagnóstico.
Espero ter ajudado!