Minha mãe esta com uma ferida na perna, ela e diabética. Esta ferida esta escura e dura, faço curativo

2 respostas
Minha mãe esta com uma ferida na perna, ela e diabética. Esta ferida esta escura e dura, faço curativo todos os dias limpo passo óleo (Dersani) e uma tomada de higro gel. Mas não estou vendo melhora, e hoje o ferimento apresentou pus. O que fazer? Pois levo a UBS e diz que a crosta tem que cair.
Uma ferida escura e dura como você descreveu provavelmente está com necrose. A primeira avaliação que deve ser feita é de como está a circulação da perna da sua mãe, pois se ela estiver insuficiente a ferida não irá cicatrizar. Também é necessário avaliar se há infecção e tratá-la com antibióticos. E uma ferida muito profunda pode necessitar de desbridamento cirúrgico. Procure um angiologista ou cirurgião vascular.

Olá.
O fato de não estar melhorando com os curativos, a saída de pus (provável infecção) e a área endurecida e escura (provavelmente necrose) dificultam o processo de cicatrização.
Muitas vezes além dos curativos são necessários antibióticos e desabridamente do leito da ferida para haver cicatrização, também em alguns casos existem outras doenças associadas como aterosclerose em membros inferiores sendo necessária a avaliação com um especialista (cirurgião vascular) uma vez que possa ser necessário procedimentos para reestabelecer o fluxo de sangue.