Minha mãe está tomando Losartana com nifepitina a pressão dela alta está boa a baixa está muito baix

7 respostas
Minha mãe está tomando Losartana com nifepitina a pressão dela alta está boa a baixa está muito baixa pode ser a nifepitina? Olhei a bula e fiquei desconfiada
Dra. Alessandra S. Lima Gazola
Cardiologista
São Paulo
Olá, o que relata aqui é um quadro de pressão divergente mais para lhe orientar melhor a respeito teríamos que saber os sintomas, a Idade da sua mãe assim como se tem alguma doença da aorta ou mesmo se já foi ou é tabagista e sedentária.
Então lembre-se sempre que pode entrar em contato com o médico da sua mãe para melhor ajuste de medicações e nunca modique a dosagem sem orientação médica. Espero ter lhe ajudado e espero que faça o retorno o quanto antes da sua mãe com o especialista da cardiologia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Bruno Paolino
Cardiologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Atualmente, as recomendações são que a pressão seja controlada mas não fique em valores altos e também muito baixos. Não há benefício - e, pelo contrário, há risco - de manter pressões muito baixas. Uma consulta com o cardiologista é muito importante para adequar a carga de medicações para a pressão e ver se há alguma doença levando à pressão muito baixa. Marque uma consulta para essa avaliação! Um abraço.
Dra. Bruna Fialho
Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
Rio de Janeiro
Se eu pudesse responder objetivamente a sua pergunta, eu diria que sim - a nifedipina pode ser a responsável pela queda da pressão. Porém, não podemos fazer essa avaliação apenas pelo seu relato. Isso porque os valores ideais de pressão arterial variam de acordo com a idade do paciente, suas doenças e também de diversos fatores externos. Por exemplo: em pacientes muito idosos, não devemos deixar a pressão muito baixa, pois isso aumenta o risco de quedas. Dito isso, cada caso deve ser individualizado. Se sua mãe está apresentando sintomas de tonteira, fraqueza e sensação de desmaio por conta dessa pressão mais baixa, seria ideal marcar uma consulta o quanto antes para o ajuste da prescrição. Espero ter ajudado! Fico a disposição.
Dr. Beny Binensztok
Cardiologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Boa noite. Marque uma consulta para ajuste das medicações da sua mãe. Ela pode estar tomando excesso de medicamentos.
Dr. Guilherme Condé
Médico clínico geral, Generalista
Barueri
Olá, espero que esteja tudo bem por aí.

É possível que a Nifedipina, que é um bloqueador de canais de cálcio, esteja influenciando na pressão arterial da sua mãe. Esse medicamento é utilizado para tratar hipertensão e pode causar uma queda na pressão arterial, especialmente na pressão diastólica (a pressão mais baixa). Quando combinada com a Losartana, que também atua na regulação da pressão, pode haver uma redução excessiva da pressão arterial, especialmente em algumas pessoas.

O mais indicado é que você converse com o médico dela sobre essa situação, para que ele possa ajustar a medicação ou avaliar a melhor forma de controlar a pressão arterial dela, considerando tanto a pressão alta quanto a baixa.

Se precisar, fique à vontade para marcar uma teleconsulta aqui no Doctoralia para cuidar do seu caso.

Atenciosamente!
Olá! A Nifedipina pode sim reduzir mais a pressão arterial, inclusive a mínima (pressão diastólica). É fundamental não ajustar sozinha a medicação e retornar ao médico para reavaliar a dose ou associação dos remédios. Esse acompanhamento é essencial para manter a pressão equilibrada e segura. Recomendo registrar os valores da pressão dela nas últimas semanas pela manhã, tarde e/ou noite, e levar tudo anotado para o médico na próxima consulta.
 Bruna Ribeiro Coutinho Calino
Geriatra, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá! A combinação de Losartana com Nifedipina pode realmente baixar mais a “pressão mínima” (diastólica) em algumas pessoas, causando tontura, fraqueza e mal-estar. Isso costuma ser mais comum em idosos ou quando a dose está alta. O ideal é não ajustar por conta própria e agendar uma avaliação médica para ajuste da dose ou trocar a medicação, caso seja necessária. Enquanto isso, observe sintomas e mantenha boa hidratação. Estou à disposição para orientar!

Especialistas

Renata Araújo

Renata Araújo

Nutricionista

Curitiba

Camila Dias

Camila Dias

Médico de família

Brasília

Suzane Siqueira

Suzane Siqueira

Nutricionista

Parauapebas

Maria Cláudia Barbosa Oliveira

Maria Cláudia Barbosa Oliveira

Nutricionista

Lago da Pedra

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1399 perguntas sobre Hipertensão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.