Minha mãe faz uso contínuo de Moduretic 25 e Anlodipino 5 mg. Nunca tivemos caso de diabetes na família,

3 respostas
Minha mãe faz uso contínuo de Moduretic 25 e Anlodipino 5 mg. Nunca tivemos caso de diabetes na família, na última consulta o médico disse que ela está na fase pré diabetes, pode ter algum relação com o uso do Moduretic? Li que pode ter relação com o uso do diurético? Estou correta?
Dra. Lia Lima
Médico clínico geral
São Paulo
Acredito que se a medicação para hipertensão controlou a pressão da sua mãe, não haveria necessidade de trocar a medicação. Isso porque mesmo que esses diuréticos sejam facilitadores do aumento da glicemia eles não são os únicos culpados para a causa da diabetes. A melhor medida, antes mesmo de trocar de medicações anti-hipertensiva é mudar os hábitos da sua mãe como alimentação balanceada e exercícios regulares, que podem fazer inclusive a diminuição da necessidade de medicações para a pressão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. João Antônio Martins de Araújo
Cardiologista, Médico clínico geral
Uberlândia
Os diuréticos da classe dos Tiazídicos, como Hidroclorotiazida - presente no Moduretic - podem apresentar como efeito colateral o aumento da glicose, porém nas doses utilizadas este efeito é pequeno e na maioria das vezes não importante. O desenvolvimento do diabetes mellitus tipo II é geralmente uma somatória de fatores: predisposição genética associado à hábitos de vida inadequado como obesidade, sedentarismo e dieta inadequada. Geralmente estes últimas são os principais causados do aumento da Glicose. Converse com o Cardiologista à respeito disso, casos não exista outra justificativa para aumento da glicose, uma opção seria a troca da medicação, casos existam, geralmente mantemos as medicações e orientamos a mudança do estilo de vida, que terá muito mais impacto na redução da glicemia do que a retirada da medicação.
Dr. Francisco Blotta
Endocrinologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
é uma relação de causa e efeito muito rara e portanto é mais comum os pacientes desenvolverem diabetes por fatores como habito de vida, dieta e sedentarismo

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Mylena Teixeira

Mylena Teixeira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Renata Araújo

Renata Araújo

Nutricionista

Curitiba

Suzane Siqueira

Suzane Siqueira

Nutricionista

Parauapebas

Flávia Nunes do Rozário

Flávia Nunes do Rozário

Nutricionista

Vitória

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1362 perguntas sobre obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.