Minha mãe sofre de reumatoide ou fibromealgia. Que devemos fazer ? Que especialista devemos procurar

4 respostas
Minha mãe sofre de reumatoide ou fibromealgia. Que devemos fazer ? Que especialista devemos procurar ?
Dr. Luciano Junqueira Guimarães
Reumatologista, Reumatologista pediátrico, Internista
Brasília
Se sua mãe sente dores pelo corpo e nas articulações o primeiro passo é procurar um Reumatologista para que possa receber um diagnóstico correto. O diagnóstico de uma doença é complexo, um grande número de pacientes, ao encontrar um especialista, descobrem que o diagnóstico prévio não estava correto. Desta maneira a primeira medida é procurar um Reumatologista que tenha registro da especialidade no conselho regional de medicina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Vinicius Teixeira
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Sugiro que se adote 3 medidas . A primeira é ser acompanhada por médico especialista . A segunda que se faça acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra para avaliar o fundo emocional já que a fibromialgia está muito associada ao quadro psicológico do paciente e a terceiramente coisa a ser feita é buscar a fisioterapia para melhorar a qualidade de vida da mesma . Me coloco à disposição para sanarmos dúvida
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Bem, eu sugiro procurar de início um reumatologista. Ele fará exames de sangue, fator reumatoide e clínico. Com isso poderá dizer se é artrose, artrite, ou fibromialgia, já que todas provocam dor. A fibromialgia não se detecta por exame de sangue. O diagnóstico se dará com tudo em mãos mais exame clínico, pontos de dor, movimentos. Uma vez constatado isso sugiro seguir o tratamento indicado, e fazer um pouco de fisioterapia e acupuntura e sempre continuamente um esporte adequado. Hidro é Ótima. Um psicólogo poderá ajudar com psicoterapia já que que a fibromialgia é de fundo emocional.
Dra. Mariana Palladini
Especialista em dor
São Paulo
Ola a fibromialgia ou dça reumatologica deve ser investigada por um especialista em dor que tem conhecimento no assunto. Ela deve ter uma consulta detalhada com história clinica e exame físico e alguns exames de sangue serão solicitados. Já te explico que nenhum exame de sangue detecta fibromialgia. Ela é um diagnóstico clínico mas a doença reumatologia é diagnosticada por algumas alterações de exames de sangue. Atenciosamente

Especialistas

Tarcísio Souza

Tarcísio Souza

Fisioterapeuta

Salvador

Fabrício Alberti

Fabrício Alberti

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Alan Dantas Amaral

Alan Dantas Amaral

Fisioterapeuta, Quiropraxista

Salvador

Fabíola Barreto

Fabíola Barreto

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Paulo Ricardo Uruguai

Paulo Ricardo Uruguai

Geriatra, Internista

Fortaleza

José Ribamar Moreno

José Ribamar Moreno

Especialista em dor, Anestesiologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 266 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.